HIPERCONECTIVIDADE

Jovens em tempos digitais

''Os profissionais de saúde mental têm se deparado com esses diversos efeitos alarmantes entre os jovens: o aumento de casos de automutilação e ideias suicidas, aumento de diagnósticos de TDAH, além de insônia, crises de angústia, irritabilidade e outros fenômenos, cada vez mais frequentemente observados''

Correio Braziliense
postado em 09/11/2020 06:00
 (crédito:  Christian Hume/ unsplash )
(crédito: Christian Hume/ unsplash )

» SANDRA NISKIER FLANZER - Psicanalista, pós-doutora em teoria psicanalítica pela UFRJ, escritora, professora da Casa do Saber, palestrante e TEDxTalker 

 

Temos assistido ultimamente às mudanças substanciais no comportamento dos jovens, como consequência, entre outros fatores, do uso excessivo das ferramentas tecnológicas. Os dispositivos móveis transformaram o sujeito moderno em uma espécie de refém de uma enxurrada ininterrupta de informações, transmitidas maciçamente e sem intervalos.

Além de facilmente atingir níveis de adição, o uso sem limites das plataformas virtuais tem provocado uma inversão de valores: aquilo que surgiu como chance de inclusão recentemente enveredou para um mecanismo ainda mais potente de exclusão: o isolamento do próprio sujeito, ou de sua relação com a cultura onde vive, de seus laços sociais, desencadeando uma série de consequências psíquicas.

Os profissionais de saúde mental têm se deparado com esses diversos efeitos alarmantes entre os jovens: o aumento de casos de automutilação e ideias suicidas, aumento de diagnósticos de TDAH, além de insônia, crises de angústia, irritabilidade e outros fenômenos, cada vez mais frequentemente observados.

Com a pandemia, tudo isso se intensificou. A hiperconectividade, que já preponderava na cultura nas últimas décadas, tornou-se condição sine qua non do confinamento em domicílio. Por outro lado, a vilania dos dispositivos móveis teve necessariamente que ceder lugar à sua inegável utilidade, e os recursos tecnológicos passaram a ser o grande aliado para o enfrentamento da solidão e da reclusão compulsórias causadas pelo distanciamento social. Sobretudo entre os jovens, essas ferramentas passaram a ter uma importância fundamental.

Portanto, não se trata de criticar os evidentes benefícios que a tecnologia nos oferece, principalmente agora, em plena pandemia. Apenas é preciso registrar os sintomas psíquicos claramente observados por quem está lidando diretamente com essas dificuldades, advindas de uma nova realidade que se impôs, na qual o real tem sido amplamente substituído pelo virtual.

É imprescindível que possamos nos debruçar sobre as novas relações sociais que se dão através dessa profusão de telas, baseadas num jogo de espelhos predominantemente imaginário que tende a transformar os jovens, muitas vezes, em sujeitos narcísicos e supostamente autossuficientes.

Freud nos ensina que a transitoriedade da vida contém também a sua maior graça: o deleite que extraímos de uma flor se deve justamente à sua efemeridade. Mas, neste novo modo de se posicionar, frente aos excessos do isolamento ditado pelo uso das ferramentas digitais, o sujeito moderno acaba por substituir o passageiro (necessário, e capaz de dar algum sabor à vida) por esse estado de inquietude permanente, por uma hiperatividade que o faz pular de um lugar a outro, sem encontrar pouso. Fato complicado, sobretudo para um adolescente em tempo de se perguntar justamente sobre o seu lugar no mundo. Nesse sentido, a premissa inevitável de que a vida é transitória constitui algo muito diferente daquilo que vemos o sujeito fazer atualmente com seus laços sociais, sintomaticamente transformando-os num terreno escapadiço e sem durabilidade. Pois são os laços com o outro que definem o lugar de um sujeito na cultura em que vive. Somos feitos, e efeitos, de nossa relação com o outro.

Teremos aproveitado o tempo da pandemia para desejar, mais do que antes, os encontros físicos que sempre caracterizaram esses laços, o olho a olho? Teremos aproveitado o susto para valorizar a convivência com os outros, incluindo a tolerância que isso requer?O futuro reservado aos jovens depende do que fazemos hoje. Está em nossas mãos. Embora não seja algo que possamos decidir ''num clique''.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação