Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 24/11/2020 22:41 / atualizado em 24/11/2020 22:43

Socialismo x capitalismo

O leitor Roberto Azambuja critica o fato de os jovens em todo o mundo estarem se inclinando para o socialismo, enquanto países que abraçaram o regime não seriam bons exemplos de liberdade. Eu diria que o sistema capitalista, eficiente, de liberdade de iniciativa e de consumo, provoca a desigualdade e é também fonte de infelicidade, pois estimula a ambição, o egoísmo, a rivalidade, quando não os conflitos e as guerras, compensando esses males com o consumo desenfreado e conspícuo, que está provocando a destruição progressiva dos recursos naturais. No capitalismo, as pessoas estão cada vez mais infelizes, e a depressão e o suicídio são também seus efeitos. Quanto à menção dos países que tentaram a adoção do regime socialista, diria também que não podem ser tão criticados, pois sabemos que sempre sofreram represálias, através de deposição, prisão e até assassinatos de seus líderes. Seria diferente se Cuba pudesse viver sem sofrer o bloqueio implacável que sofre há décadas, e a Coreia do Norte pudesse viver melhor sem a ameaça de ataques externos, exigindo que invista seus parcos recursos na defesa nuclear. Ora, se os países socialistas não fossem molestados certamente prosperariam mais e seriam motivo de bom exemplo, o que é certamente perigoso para as elites que dominam o capitalismo mundial.
» Hélio Socolik,
Lago Sul

Esperança

“Vacinas avançam e imunização deve começar em março”(Correio Braziliense, 24/11). Saúdo a manchete positiva. Transbordando esperanças. Ventos de dignidade, amor, alegria e respeito ao ser humano.
» Vicente Limongi Netto,
Lago Norte

Pólvora

Escrevi recentemente um texto relatando a atitude do tio Genaro ao ouvir do presidente Bolsonaro a declaração “Quando acabar a saliva, tem de ter pólvora”, numa alusão às relações com presidente eleito dos EUA, que falou sobre o fogo na Amazônia. Contei que o tio Genaro, com mais de 90 anos, está disposto a combater, caso haja um confronto entre o Brasil e os EUA. Para isso, limpou a sua obsoleta espingarda cartucheira, que há mais de 50 anos está dependurada, e que, acredito não fazer mais disparos. Contei do apuro que passei por ter dito que pela sua idade o seu sonho pudesse não ser concretizado. Contornei a situação e no outro dia viajei. Ao retornar, tive uma surpresa: encontrei o tio Genaro correndo no quintal e treinando rastejo, com o objetivo de não pagar vexame, caso seja convocado. Como o ancião está bem fisicamente! O único inconveniente é que neste tempo chuvoso a roupa fica toda enlameada e é melhor jogá-la fora. E do jeito que vão os preços das coisas, repor as roupas do tio Genaro não vai ser fácil. Ainda bem que o “velhinho” está um touro. A frase de Bolsonaro melhorou a vida do tio Genaro.
» Jeovah Ferreira,
Taquari

Biden

O nosso Correio traz informações sobre o “governo em formação” nos Estados Unidos. Pelas notícias, ficamos sabendo que o presidente eleito, Joe Biden, já indicou seis pessoas para alguns dos postos mais importantes do governo americano. Com apreensão vemos que dentre os seis há apenas uma mulher afrodescendente. Esperamos e desejamos que a participação das mulheres e dos afrodescendentes não pare por aí.
» Joares Antonio Caovilla,
Asa Norte

Conta de água

A Caesb informa na conta a data da leitura no próximo mês, mas não cumpre. Por outro lado, se por seguidas vezes não tiver ninguém em casa para permitir a entrada do funcionário que fará a leitura, o morador é que toma multa.
» Ricardo Santoro,
Lago Sul

Lula

Uma pergunta que eu e milhares de brasileiros gostaríamos de fazer ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva. Se ele tivesse a chance, em 2022, de concorrer à Presidência da República, o que faria para apagar a imagem de corrupto que deixou nos governos dele? Entendo que nessa vida todos têm uma chance para se redimir ou corrigir os erros do passado. Pensando assim, eu e milhares de brasileiros queremos ouvir o que Lula tem a dizer aos seus eleitores e a toda população do Brasil, que um dia sonhou ver um país respeitado mundialmente, como foi no primeiro mandato do petista
» Evanildo Sales Santos,
Gama

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação