ARTIGO

2020: um ano de desafios, solidariedade e novos amigos

Em nome de toda a Embaixada de Israel, somos gratos pelo apoio e amizade, nossas conquistas são também de todos! Desejamos que, em 2021, a saúde no mundo se restabeleça e que a paz prospere ainda mais. Unidos somos mais fortes!

Yossi Shelley*
postado em 02/01/2021 06:00

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, permeado por muitas perdas e grandes desafios, foi um ano de parcerias, um ano em que a mão amiga do povo brasileiro foi essencial para o nosso trabalho acontecer, mesmo diante das incertezas.

Em meio à pandemia, a Embaixada de Israel, a Federação Israelita do Estado de SP e a Farma Conde uniram forças para a doação de equipamentos de desinfecção para todas as entidades da comunidade judaica do estado de São Paulo, contribuindo para a reabertura e o restabelecimento de suas atividades. Esta doação também se estendeu para prefeituras de outros estados.

Em uma honrosa parceria com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, realizamos na embaixada o Encontro pelo Desenvolvimento do Sertão para discussões no combate à fome, promoção da saúde e o desenvolvimento de ações ligadas ao tema.

Ainda em parceria com a primeira-dama, promovemos o evento em prol da campanha do Outubro Rosa sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Em solidariedade, a Embaixada de Israel manteve seu prédio iluminado de rosa durante o mês de outubro.

Foi neste ano que realizei minha primeira visita oficial ao estado do Acre, onde fui recepcionado com respeito e amizade pela população e pelo governo. Durante minha estadia, discutimos sobre projetos que estão sendo desenvolvidos em diversas áreas, como agricultura, piscicultura, segurança pública, saúde e tecnologia. Mapeamos possibilidades de levar tecnologia e investimento israelense para o povo do estado.

Visitamos, também, o estado de Rondônia para avaliar de perto as oportunidades de relações comerciais, como a compra de carne de produtores do estado. Quase 70% da carne consumida em Israel é fresca e não congelada. Já compramos carne congelada produzida no Brasil e, agora, mantemos o interesse em fazer negócios na importação de carne resfriada para o nosso país.

Trazendo um pouco de leveza, não deixamos de lado a promoção de ações culturais. Este ano, realizamos, de forma bastante criativa, a comemoração dos 72 anos de fundação do Estado de Israel. O evento Drive-in Cultural trouxe música e cultura seguindo todos os protocolos de segurança.

Lançamos, em parceria com o Consulado de Israel em São Paulo e o Museu Judaico de São Paulo, a exposição virtual Quadrinhos em Tempos de Corona. Tendo como tema principal a pandemia, a exposição trouxe o olhar de 10 artistas israelenses sobre suas vidas durante este período tão impactante.
Estas são apenas algumas das diversas ações que promovemos com muito apoio de todos neste ano tão difícil. Além disso, Israel conseguiu grandes avanços diplomáticos em 2020 e foram plantadas sementes para futuros novos acordos.

Neste ano, foram assinados acordos históricos de normalização das relações diplomáticas com Emirados Árabes Unidos, Sudão, Bahrein e Marrocos. Desde a década de 1990, o Estado de Israel não reata tantos laços.

Durante o ano, tivemos o prazer de receber, na embaixada, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, sr. Saleh Al Suwaidi, e o embaixador do Bahrein, sr. Bader Al-Hulaiabi. Para selar este momento tão importante para a diplomacia, promovemos uma noite histórica de celebração de Chanucá com a delegação do King Hamad Global Centre for Peaceful Coexistence, liderada pelo honorável xeque Dr. Khalid Khalifa Duaij Alkhalifa, da família real do Bahrein.

No que diz respeito ao Brasil, nossas relações diplomáticas se fortaleceram ainda mais. Firmamos parcerias em diferentes áreas, entre elas, o acordo histórico de cooperação mútua entre a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento de Israel. O acordo prevê a troca de informações sobre práticas do processo legislativo e o intercâmbio de delegações entre ambos países.

Também tivemos a oportunidade de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na qual discutimos sobre os avanços significativos de nossas relações e o agradecemos pela posição favorável do Brasil na ONU referente a Israel. Além disso, seguimos em ótima sintonia com o sr. presidente Jair Messias Bolsonaro, um grande líder e verdadeiro amigo de Israel!

Em nome de toda a Embaixada de Israel, somos gratos pelo apoio e amizade, nossas conquistas são também de todos! Desejamos que, em 2021, a saúde no mundo se restabeleça e que a paz prospere ainda mais. Unidos somos mais fortes!

*Embaixador de Israel no Brasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação