Brasília, a capital de poucos

» RICARDO NOGUEIRA VIANA Delegado de Polícia do DF e professor de educação física
postado em 03/01/2021 21:46

No ano pretérito, Brasília tornou-se sexagenária, sem festas e tampouco aplausos em face da pandemia da covid 19 que assolou o mundo. Prevista desde a primeira constituição da República e inaugurada sob o manto de JK, a capital traçada por Lúcio Costa e moldada por Niemeyer traz uma sombra não vista aos olhos probos, mas sentida no coração pela maioria dos que ajudaram a edificá-la e os que hoje a habitam — o preconceito racial. Pela forma que foi erguida, a cidade assimilou hábitos e imperfeições adquiridas simetricamente à história brasileira. Apesar de possuir um índice de desenvolvimento humano considerado muito alto, é explícita a má distribuição de renda e a fixação do negro nas camadas menos abastadas.
Minha genitora, pioneira e apaixonada pelo quadradinho, dizia: “Era tudo mato!” A cidade precisava crescer e parte dos candangos que aqui labutaram eram afrodescendentes, os quais migraram às terras até então não povoadas em busca de melhores condições de vida. Muitos dos que sangraram suas mãos, alavancaram suas vidas em outras profissões e fizeram desta capital um distrito até então sem identidade, símbolo do ecletismo de diferentes regiões deste país. Entretanto, a estratificação social vivida no planalto central não destoou dos demais cantões brasileiros.
Negro, filho de maranhenses, semianalfabetos, aqui cheguei em 1970 e, segundo os meus irmãos, uma cegonha me arremessou. Naquele dia, eu me assustava sob o colo da minha mãe, pois Rivelino marcava pela Seleção canarinho e fogos eclodiam pelo céu. Filho de um servidor público, passei a ser singular até mesmo em escolas públicas que frequentei e, para conviver, experimentei um espectro de alcunhas os quais me constrangiam e me inferiorizavam: negrinho, fumê, feijão, adjetivos que tive que assumir para uma aceitação social, mas não me quedei – sobrevivi. Brinquei de pique esconde, malhei o Judas, assisti Legião, Plebe Rude e Alma Djam. Lutei com Ezequiel, joguei com Amoroso, estudei na UnB e escolhi cargos públicos. Mas sempre me foi exigido mais. Recentemente, já aos 50, grisalho e calvo, tornei-me macaco diante de um alucinado, o qual se sentiu ameaçado diante da minha aproximação. Lamentável e reprovável.
Nossa cidade aproxima-se dos três milhões de habitantes, dos quais 57,6% são negros. Dos jovens, entre 20 e 29 anos, 61,8% declararam-se afrodescendentes. As regiões administrativas com menor concentração de renda são constituídas em sua maioria por negros, 63,9%. Não vivemos bem. A cidade rascunhada por Oscar divide-se em castas e o racismo se permeia em todas as classes sociais. A diminuta ascensão social faz com que os afrodescendentes sejam aceitáveis em delimitados nichos. E só. Quando se compara, o negro é afrontado e subjugado, não por suas idéias e valores, mas pelo tom de sua pele.
Sou descendente de escravizados e não de escravos. Meus antepassados tinham suas profissões no continente até então não explorado. Reis, artesãos, vaqueiros e muitos outros ofícios, os quais lhes davam dignidade e nenhum destes se conformava com essa situação de submissão. Esses foram retirados de suas terras, subtraídos de suas vidas e submetidos às masmorras em face de uma dominação cultural covarde e mesquinha em que foram arremessados às margens de nossa sociedade.
O desafio é a igualdade, não a que está escrita, mas a material, merecida, em que se respeitem principalmente os desiguais. Comparar negros e brancos é iniciar uma partida com um time que sempre jogou com outro que acabou de entrar em campo, sem técnico, uniforme ou esquema tático, mas que tem que marcar gols. Após mais de um século pós- escravidão, ainda reivindicamos direitos básicos, como uma educação de qualidade, saúde, saneamento básico e reconhecimento que nos conduzam a melhores condições de vida social e profissional. O racismo em voga é estrutural, o qual está enraizado e estabelecido para se manter o “status quo” vigente e a imobilidade social. Se Brasília curvou-se diante das milhares de mortes causadas pelo Sars-Cov 2, também se poderia ressignificar os óbitos e as condições vexatórias que parte da população afrodescendente assimila em solo candango. Se rogamos por uma imunização contra o vírus, também imploramos por extirpar qualquer forma de preconceito. Viver em sociedade requer tolerância, resiliência, empatia e transformação, o que permitirá com que povos de diferentes raças, religiões e gêneros possam conviver pacificamente, na medida que se desigualam. Parafraseando Daniela Mercury, o canto desta cidade também é nosso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação