VISÃO DO CORREIO

Dupla missão

''São as eleições presidenciais e parlamentares de 2022, quando serão postas à prova, em definitivo, as ações do governo brasileiro''

Correio Braziliense
postado em 20/01/2021 06:00 / atualizado em 20/01/2021 08:36

A eleição das novas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, nos dias 1º e 2 de fevereiro, respectivamente, é a mais importante do Legislativo desde a última redemocratização do país, há 35 anos. Dois momentos históricos cruciais dão essa relevância à disputa pela Presidência das duas Casas e exigirão visão de longo prazo e ampla capacidade de conciliação de Baleia Rossi (MDB-SP) ou Arthur Lira (PP-AL), na Câmara, e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ou Simone Tebet (MDB-MS), no Senado — os favoritos na disputa —, porque os desafios são gigantescos.

O primeiro momento é o enfrentamento da mais grave crise de saúde pública dos últimos 100 anos, que contaminou 8,5 milhões de brasileiros e tirou a vida de mais de 210 mil. Longe de baixar a guarda diante da chegada das vacinas e diante da fragilidade e da insensatez do Executivo em conscientizar a população e combater o coronavírus, o Legislativo, certamente, terá que assumir um protagonismo nessa luta.

Antes de mais nada, caberá às novas mesas diretoras agir com rigor para combater a politização das ações contra a pandemia, dentro ou fora do Congresso, e a persistente onda de negacionismo que emerge de camadas obscuras das redes sociais e se alastra como praga igual ou pior do que o próprio vírus. Continuar negando a doença e a eficácia das vacinas só vai agravar a crise sanitária.

Como tem o poder de criar leis para coibir tais aberrações, o Congresso Nacional precisará deixar de lado a política partidária pura e simples para pensar grande, pensar na população brasileira, no bem-estar coletivo, e não no de indivíduos egoístas e oportunistas, que ora se apresentam por aí, que tentam, por exemplo, coibir determinadas vacinas sem apresentar argumentos científicos.

O segundo momento histórico que dá relevância à troca de poder no Legislativo está umbilicalmente ligado ao primeiro, porque dele dependerá o controle do vírus e a continuidade da democracia tão duramente vilipendiada ao longo da história do país e, principalmente, nos últimos anos, com a ameaça do neofascismo global, que também emerge das redes sociais.

São as eleições presidenciais e parlamentares de 2022, quando serão postas à prova, em definitivo, as ações do governo brasileiro. A começar pelo enfrentamento de um fantasma chamado voto impresso. As urnas eletrônicas utilizadas no Brasil são um exemplo para o mundo. Não há fraudes, nem indícios delas, como já afirmou várias vezes o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Barroso. Negar a tecnologia é estupidez, o que é preciso é desenvolver mecanismos que garantam o seu uso eficaz pelo bem da democracia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação