>> Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat.df@dabr.com.br

Correio Braziliense
postado em 16/02/2021 21:19 / atualizado em 17/02/2021 16:07

O fim da Lava Jato

É melancólico e triste o fim da operação Lava-Jato, a única operação policial e jurídica que quase conseguiu mudar a política brasileira.
Houve e há uma trama muito bem engendrada entre a elite empresarial do país e partidos de todas as matizes políticas — do PT ao DEM — para por fim os sete anos de trabalho que levaram centenas deles à cadeia, inclusive o ex-presidente Lula.
Mas como praticamente todos os partidos tiveram pessoas filiadas no banco de réus, perdeu-se a oportunidade de se criar novas opções de governos para manter a operação ativa.
A vitória do presidente Bolsonaro parecia indicar que o caminho era esse, ainda mais depois da escolha de Sergio Moro para o ministério da Justiça. Mas não foi o que aconteceu.
Preocupado em preservar seus filhos investigados, o presidente Bolsonaro optou por se aliar aos antigos adversários, demitiu Moro e se aliou ao Centrão para poder governar. E quem perdeu foi o Brasil, que assiste o fim da Lava- Jato sem qualquer reação da sociedade. Muito triste.
» Jorge Messias,
Taguatinga


Denúncia

O Correio publicou minha denúncia, sobre o lote imundo, na QL-13 cj 4 lote 7, mas o dono da imundície ainda não mandou limpar o terreno. É um escárnio. A sujeira do lote permanece. Em frente a uma casa recém reformada. O matagal já alcançou a calçada e ultrapassou a altura da cerca de arame farpado. Qual é a atribuição da Administração do Lago Norte em casos assim? Não exige providências do proprietário relapso? Nessa linha, existem dezenas de lotes sujos enfeiando o Lago Norte. A quem apelar? Ao Papa?
» Vicente Limongi Netto,
Lago Norte


Pesca comercial x amadora

É absurda a falta de seriedade do governo federal... Impôs um defeso para a pesca da garoupa (epinephelus marginatus) e apenas promove a fiscalização de pescadores amadores. O período do defeso — de primeiro de novembro a 28 de fevereiro — que visa à proteção da espécie não vem sendo respeitado e fiscalizado na pesca comercial. Os peixes continuam sendo vendidos em grande escala em mercados, ou seja, a atividade comercial não está respeitando o período de proibição de pesca. Esta, sim, deveria ser vedada, com severa punição em caso de descumprimento. Enquanto pescadores submarinos e de linha tiram do mar alguns poucos quilos, os grandes comerciantes levam toneladas. Quem prejudica mais o meio-ambiente? Segue em risco a natureza!
» Alexandre Reis,
Formosa


Cadê a Novacap

Por onde anda o pessoal da Novacap que executou o serviço de reforma dos viadutos das tesourinhas da Asa Norte? Não foi preciso muito para as primeiras chuvas inundarem completamente as passagens. Trabalho de péssima qualidade.
» Rosa Costa,
Asa Norte


Tragédia em Manaus

O governo federal não está dando a devida atenção à crise da pandemia na região norte do país, especialmente ao Amazonas e ao Pará.
A ida do ministro da Saúde a Manaus não resolveu os problemas crônicos do atendimento médico-hospitalar do estado. Faltam médicos e outros profissionais da saúde, o estoque de oxigênio está no limite e não há infraestrutura médica suficiente para atender a população.
As mortes em Manaus são o quíntuplo do que ocorre nas demais capitais brasileiras. É uma tragédia anunciada porque já se sabia da incapacidade local de atender a um novo surto da covid-19.
Mas a população também tem sua responsabilidade na disseminação da pandemia. Não guardou o isolamento social, saiu às ruas e comemorou o Natal e o ano-novo em aglomerações.
A conta apareceu agora para todos, infelizmente. Vamos aguardar que essa nova cepa seja a última.
» Eduardo Andrade,
Sudoeste.


A foliã solitária

Bela foto da capa da edição de ontem do Correio Braziliense. A sexagenária dançarina solitária, frequentadora do Pacotão, é símbolo dos dias de hoje. Isolada no meio da Esplanada dos Ministérios, mas, nem por isso, desanimada, a foto da foliã ficará registrada como a marca histórica desses tempos de pandemia em Brasília.
» João Carlos Soares,
Cruzeiro Novo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação