Opinião

Artigo: Shalom e até logo

Em março de 2017, dei início as minhas funções junto à Embaixada de Israel em Brasília. Durante todo esse período, trabalhei incansavelmente para o fortalecimento e aprofundamento das relações bilaterais em diversas áreas

Yossi Shelley*
postado em 01/03/2021 06:04
 (crédito:  ArquivoPessoal)
(crédito: ArquivoPessoal)

Após quatro anos de serviços prestados como chefe de missão diplomática do Estado de Israel, estou deixando este apaixonante e importante país chamado Brasil. Após quatro anos de trabalho intenso, posso dizer que me sinto, de coração, parte deste imenso e lindo país. Em março de 2017, dei início as minhas funções junto à Embaixada de Israel em Brasília. Durante todo esse período, trabalhei incansavelmente para o fortalecimento e aprofundamento das relações bilaterais em diversas áreas. É difícil traduzir em palavras tudo o que vi, senti e aprendi percorrendo praticamente todo o país.

Durante minha trajetória, tive a grande honra de acompanhar a primeira visita ao Brasil do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e também acompanhar o presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, em sua primeira visita oficial a Israel, onde assinamos seis acordos nas áreas de defesa, serviços aéreos, prevenção e combate ao crime organizado, ciência e tecnologia. Também tivemos a abertura de um escritório de assuntos econômicos brasileiro na capital de Israel, Jerusalém. Esta mudança está contribuindo para aprimorar o comércio bilateral entre os países.

Com a reabertura do voo direto Brasil–Israel, facilitamos ainda mais o fluxo empresarial e a possibilidade de expandir parcerias. O voo também impulsionou o turismo de brasileiros para a Terra Santa. Recentemente, acompanhamos com entusiasmo os acordos históricos de paz e restabelecimento das relações diplomáticas com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão e o Marrocos, esta é uma prova de que com respeito e diálogo podemos escrever juntos um promissor capítulo da nossa história.

Foram quatros anos na realização de esforços para estreitar as relações entre Israel e o Brasil, principalmente por meio de importantes acordos de cooperação econômica e tecnológica, o último sendo o memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil e o Parque de Ciências Carasso, localizado em Be’er Sheva. Uma parceria entre o governo brasileiro e a direção do parque para um projeto educativo de ciência e tecnologia que será implementado no estado do Ceará e que beneficiará muitas crianças e adolescentes da região.

Israel se orgulha de ter ajudado o Brasil em missões humanitárias, como no desastre de Brumadinho e no combate de incêndios na Amazônia. Durante esses quatro anos, enfrentamos também tempos de dificuldades com uma pandemia global que matou milhares de pessoas. Diante das graves necessidades que o povo do estado do Amazonas enfrentou, realizamos uma força-tarefa em parceria com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e conseguimos reunir amigos das embaixadas do Reino do Bahrein e dos Emirados Árabes Unidos para a entrega de mais de 30 toneladas de alimentos para o povo amazonense.

A comunidade judaica brasileira tem um papel muito importante de apoio à Embaixada de Israel. Uma comunidade forte e muito atuante, que sempre se dispõe a participar e colaborar com nossas ações. Seria difícil nomear os muitos que nos ajudaram ao longo desses quatro anos. No campo diplomático, gostaria de fazer um agradecimento especial ao nosso cônsul geral de São Paulo Alon Lavi, que com dinamismo e entusiasmo atua como um grande parceiro do meu trabalho.

Há poucos dias, tive a honra de ser agraciado pelas mãos do chanceler Ernesto Araújo com a comenda da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de Grã-Cruz, em razão do trabalho que fielmente me dediquei como embaixador de Israel no país. Estar à frente da Embaixada de Israel no Brasil foi certamente o meu maior desafio, mas também a maior satisfação da minha trajetória profissional.

Se eu pudesse definir em um único sentimento esses quatro anos seria gratidão! Gratidão pela oportunidade e confiança em mim depositada pelo meu país, a minha família pelo apoio e compreensão e, especialmente, gratidão por ter sido tão bem recebido pelo povo brasileiro e pela amizade e parceria com o presidente Jair Messias Bolsonaro, sua família e a todos que estiveram ao meu lado durante esta incrível jornada.

Juntos, Israel e Brasil construíram nos últimos anos uma relação sólida de amizade e que vem rendendo frutos. Agradeço ao Eterno, nosso Deus, por ter guiado e iluminado meu caminho durante toda a minha jornada.
Com amor e paz, shalom!

*Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.