Circe Cunha (interina) // circecunha.df@dabr.com.br
De todas as inúmeras tarefas que cabem a um governo administrar, nenhuma é tão importante para a integridade de uma nação quanto a capacidade de se antecipar aos acontecimentos e aos fatos. Somente por meio de estudos e análises sérias, feitas previamente, contendo todas as variáveis possíveis, é que se prepara o país para a iminência de adventos extraordinários.
Esse é, pelo menos dentro da concepção militar, uma das maiores estratégias a garantir e dar vantagens em caso de uma guerra. No livro básico de todos os estrategistas, num livro de bambu, por Sun Tzu, no século IV A.C, está escrito: “aquele que se empenha a resolver as dificuldades, resolve-as antes que elas surjam, vencendo antes que suas ameaças se concretizem.” Com isso, ensina Sun Tzu, é preciso ver o que não está visível.
Nas escolas superiores de guerra, os oficiais se dedicam, quase que integralmente, a estudar e a planejar estratégias e cenários futuros dentro do seu país e com relação às demais nações, para melhor antecipar medidas. Também no antigo Ministério do Planejamento, quando essa pasta era também ocupada por economistas de renome e de expertise comprovada, essa era a tarefa primordial a ser desempenhada no dia a dia.
Planejamento, estratégias e táticas de prevenção funcionam tanto em ambientes de conflito armado, quanto na paz, e são fundamentais para todos aqueles que se propõem governar sem maiores tropeços.
Tomando a pandemia da covid-19 como inimigo, que tomou de assalto o mundo inteiro, o que se pode comprovar depois de um ano de batalhas intensas contra essa doença, é que os países que vão se saindo melhor dessa guerra são justamente aqueles que adotaram estratégias corretas, tanto de defesa, quanto de ataque à propagação da virose.
O caso simbólico dessa pandemia pode ser conferido na obtenção, em tempo recorde, de uma vacina ou mais vacinas que apontam na direção certa de contenção dessa doença. Esse empenho diuturno dos cientistas e pesquisadores dos diversos laboratórios espalhados pelo mundo tornou possível antecipar o surgimento desse medicamento em, pelo menos, quatro anos, que é o tempo mínimo para o lançamento de uma vacina eficaz.
Esse é também um exemplo de estratégia e planejamento prévios que vão possibilitar salvar milhões de vidas.
Estamos, segundo a imprensa, neste momento, ostentando recordes mundiais em mortes diárias. A falta de liderança no trato com essa doença tem deixado a população perdida.
Para o Brasil, que já foi exemplo para o mundo em eficácia de vacinações em larga escala e em tempo recorde, essa crise mostra o tanto que recuamos no tempo. De fato, voltamos a ser o país que, por sua sequência catastrófica e infinita de governantes ineptos e sem planos de voo, permanece na rabeira do mundo como um exemplo a não ser seguido.
A frase que não foi pronunciada
“Democracia é imposição para todos os lados. Imposto de Renda e lockdown imposto.”
Dona Dita, pensando enquanto espera a banda que nunca mais vai passar pela janela
Descomplicar
» No sai não sai da CPI da covid-19, o senador
Eduardo Girão deixou claro que estados e municípios também serão investigados sobre os recursos que receberam e como foram aplicados. Em plena era digital, seria o mínimo de transparência divulgar todas essas informações para acesso dos contribuintes,
que são os que enchem o cofre. Recebeu quanto
da União e gastou como? Duas colunas numa tabela.
Espaço
» Leitor do Lago Norte sugere o aproveitamento das dependências do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, naquela região, para o atendimento emergencial aos pacientes que contraíram a covid-19.
Ideal vs Real
» Pela Amazon, gratuitamente, é possível baixar o livro do indígena Ailton Krenak. As palavras são de alguém conectado com a natureza. Trata do cuidado com o ecossistema, da vida, da coragem, dos valores humanos. Chega a ser uma utopia, até ingênuo, em um mundo dominado atualmente por um país tão distante e tão poderoso. O amanhã já está comprado.
Cuidado
» Telefones clonados geram aborrecimentos enormes. Jornalistas da cidade amargam a experiência.
Obesidade
» Ontem à noite, as mulheres da EBC organizaram
uma live no YouTube sobre gordofobia. O assunto, que parece interessante, é sério e preocupante.
Veja no Blog do Ari Cunha.
História de Brasília
Arreou o asfalto no caminho do Iate Clube. Há mais de um ano vimos chamando a atenção pelo fato de desembocar no Lago, diretamente, sem tratamento, o esgoto da Asa Norte.
(Publicado em 27/01/1962)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.