CAPITAL

Sobre escolhas, lugares, pessoas e pandemia

O dia passou, mas Brasília não passa nunca. Na última quarta-feira, esta cidade fez 61 anos. E posso dizer, sem sombra de dúvida, que já não moro aqui simplesmente

Ana Dubeux
postado em 25/04/2021 15:00 / atualizado em 25/04/2021 15:28

O dia passou, mas Brasília não passa nunca. Na última quarta-feira, esta cidade fez 61 anos. E posso dizer, sem sombra de dúvida, que já não moro aqui simplesmente. Brasília é que mora em mim. Pode parecer um joguete bobo de palavras, mas o fato é que tem grande diferença entre uma coisa e outra. Quando a gente entende que um lugar nos pertence, com tudo o que há de bom e ruim, passamos a ser abrigo em vez de apenas ter um abrigo.

Quando falo em ser uma morada, falo de abrir o coração e acolher. Escolhi Brasília para assentar meus sonhos de crescer, lá atrás, no jornalismo. Escolho todos os dias amar a cidade das minhas oportunidades, dos meus filhos, dos muitos amigos que fiz. Nas minhas longas caminhadas por aqui e por ali, acolho a capital com tudo o que ela representa, inclusive os defeitos de cidade grande que aparta pessoas e é profundamente desigual. Reconhecer e lutar diariamente para jogar luz sobre os problemas faz parte da minha convivência com Brasília.

Em meio à pandemia, ainda tenho a sorte de olhar para o verde da minha janela. Também tenho a sorte de estar à frente de um jornal que, desde o nascimento da capital, conta a história de brasilienses incríveis. Por essa razão, juntamos as duas coisas no caderno especial, editado pelo jornalista José Carlos Vieira, que publicamos no dia do aniversário e que permanece em nosso site.

Em meio à pandemia, esta cidade me apresenta e nós apresentamos ao leitor histórias de pessoas, que, mesmo diante da necessidade de confinamento, conseguem ver além. Enxergam o outro. Como dona Gracilda, de 77 anos, que acorda bem cedinho para fazer o café da manhã que será servido a pacientes da oncologia do Hospital de Base. Tantos mais...

Para esses brasilienses, solidariedade é atributo que independe de estarmos ou não no momento mais crítico deste século. Olhar para o exemplo deles deixa mais fácil responder à pergunta que tenho feito a amigos nos últimos tempos: o que a pandemia mudou em você? Eu confesso que a pandemia direcionou meu olhar. Para o outro, para as escolhas que tenho de fazer, para o que temos aqui e agora. Me levou a estreitar os laços com amigos queridos e que acrescentam demais à minha caminhada.

Esse vírus nos provou que o futuro chega rápido demais e pode ser assombroso. É uma terra sem lei nem ordem, que não podemos controlar. Precisamos cuidar do futuro olhando para o presente, para a cidade, para as pessoas em volta. Faça a coisa certa hoje, todo dia, por você, pelo próximo, por Brasília. Só assim temos chance de colher melhores frutos adiante.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação