Tecnologia
Finalmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o edital para o leilão da tecnologia 5G. O Brasil, sem nenhuma explicação concreta, atrasou demais esse processo. Não é possível que uma das maiores economias do planeta perca oportunidades por causa de interesses não republicanos ou por picuinhas do governante de plantão. A aposta é de que somente o leilão movimente R$ 50 bilhões. Imagine o efeito multiplicador disso num país em que o desemprego é recorde e a pobreza cresce sem parar. O Brasil precisa voltar a crescer com força, e isso passa por uma economia mais moderna, mais tecnológica. Tomara que consigamos correr para tirar o atraso.
>> Sebastião Lacerda, da Asa Sul
Consignados
Não é possível que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não esteja vendo a bandalheira que está ocorrendo com dinheiro de aposentados e pensionistas do órgão. Bancos estão fazendo empréstimos consignados sem autorização dos segurados e cobrando juros superiores a 30% ao ano. Muitos idosos estão sendo surpreendidos com valores altíssimos depositados em suas contas sem que tenham pedido. São operações com prestações de quase R$ 1 mil por mês, que serão pagas ao longo de cinco anos. O pior é que muitos contactam os bancos pedindo a suspensão dos empréstimos e tudo continua como está. Nem os órgãos de defesa do consumidor estão agindo a contento. A pergunta que fica: como os bancos têm acesso a todos os dados de segurados do INSS?
>>Vera Lúcia, do Lago Norte
CPI da Covid
São cada vez mais estarrecedoras as descobertas feitas pela CPI da Covid. Não bastassem as revelações de que o governo poderia ter gastado bilhões de reais com uma vacina que sequer tinha sido aprovada pelas autoridades sanitárias, agora, sabe-se que a tal Prevent Senior fazia experimentos com seus pacientes, impondo-lhes tratamentos não reconhecidos contra a covid e mudando as causas das mortes nos atestados de óbitos para agradar ao governo. Pode-se reclamar, em alguns momentos, da espetacularização criadas de senadores, mas a CPI da Covid está sendo fundamental para mostrar como o governo se deixou envolver com organizações criminosas, fraudes e lavagem de dinheiro e ainda contribuiu para a morte de quase 600 mil pessoas.
>> Célia Souto, Sobradinho
Inflação
Onde está o governo brasileiro? Será que o presidente Jair Bolsonaro não está se dando conta do sofrimento da população com a disparada dos preços? O IBGE apontou que o custo de vida já está em 10% em 12 meses. Isso mesmo, em dois dígitos. A inflação de setembro, de 1,14%, foi a maior em 27 anos. As famílias estão desesperadas. Já tiraram tudo o que podiam do carrinho de supermercado, inclusive itens básicos. Em muitos lares, estão escolhendo se almoçam ou jantam. Estamos diante de um total desgoverno, em que a população mais pobre não tem vez. É tanta mentira vinda do governo, que, a qualquer momento, vão dizer que as donas de casa estão mentido sobre a carestia. No Brasil de hoje, tudo é possível.
>> Sara Coelho, Asa Norte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.