OPINIÃO

O desafio do analfabetismo

Correio Braziliense
postado em 07/10/2021 06:00
 (crédito: Gomez)
(crédito: Gomez)

MOZART NEVES RAMOS - Professor emérito da UFPE e catedrático da USP de Ribeirão Preto

No último 19 de setembro o Brasil comemorou os 100 anos de Paulo Freire, o nosso mais importante educador. Sua obra no campo da alfabetização de jovens e adultos é reconhecida mundialmente. Não tive o privilégio de ser seu aluno, mas, enquanto reitor da Universidade Federal de Pernambuco, tive a honra de lhe conceder o título de Professor Emérito. Lembro-me de que, depois da solenidade, fomos almoçar, e aproveitei esse momento único para conhecer esse homem extremamente gentil e de grande sensibilidade humana.

O melhor presente que poderíamos ter dado ao nosso maior educador seria o de comemorar um Brasil livre do analfabetismo. Mas ainda estamos longe disso. Em pleno século 21, o Brasil ainda se debate com a questão do analfabetismo. No último 8 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, criado, em 1967, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de discutir assuntos e questões ligados à alfabetização em todo o mundo, promovendo um amplo debate sobre a importância desse tema, principalmente em países que ainda têm taxas de analfabetismo elevadas, como é o caso do Brasil.

A alfabetização é a base de todo o processo educacional. No Brasil, ainda temos 11 milhões de pessoas de idade superior a 15 anos que não sabem ler nem escrever uma simples frase ou fazer uma simples operação matemática. Isso corresponde a 6,6% dessa faixa populacional. No Nordeste, esse percentual salta para 13,9%. A maioria tem mais de 60 anos de idade e vive na zona rural. Isso é muito triste, porque eventualmente essas pessoas podem morrer sem ter exercido plenamente sua condição cidadã. A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) era chegar em 2015 à taxa de 6,5%; talvez consigamos chegar a isso agora em 2021; o principal objetivo é erradicar o analfabetismo até 2024. Mas, pelo andar da carruagem, não vamos conseguir atingi-lo.

Alfabetizar jovens e adultos não é uma tarefa simples, mas ela precisa ser feita. A educação, como prevê a nossa Constituição, é um direito de todos. É um dever do estado e da família oferecer, em colaboração com a sociedade, uma educação que faça as pessoas se desenvolverem plenamente ao longo da vida. E esses 11 milhões de brasileiros nem sequer conseguiram dar a largada nesse processo. Para ter êxito, é preciso um grande esforço de mobilização nacional, e quem fez isso pela última vez foi o ministro Cristovam Buarque. Pena que o pouco tempo na função não lhe tenha permitido o êxito esperado em erradicar o analfabetismo em nosso país.

Mas, além desses 11 milhões, há também aqueles brasileiros chamados de analfabetos funcionais — que não são capazes de compreender e interpretar um simples texto. Nesse caso, são 38 milhões — ou seja, 3 em cada 10 brasileiros na faixa etária de 15 a 64 anos encontram-se nessa condição. O país precisa olhar de modo mais atento para essa situação, pois coloca em risco o seu próprio futuro em um ambiente planetário no qual os países desenvolvidos conseguiram fazer isso há mais de um século, e agora se debruçam em questões de fronteira no campo da educação.

Para fechar a torneira do analfabetismo, o primeiro passo é alfabetizar a criança na idade certa, como faz o estado do Ceará — o que traz impactos importantes à redução da desigualdade social. Por exemplo, enquanto a chance de um filho de pai analfabeto também ser analfabeto é de 32%. Essa probabilidade cai para 0,2% se o pai tiver cursado o ensino superior; alguém cujo pai é analfabeto tem apenas 0,6% de chance de completar o ensino superior, contra uma probabilidade de 60% caso o pai o tenha completado.

Contudo, é importante ressaltar que, como dizia Paulo Freire, a alfabetização é mais, muito mais do que ler e escrever; é a habilidade de ler o mundo. É preciso estudar ao longo da vida, ter acesso a uma educação que prepare para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

É preciso cada vez mais criar a paixão (e não apenas o hábito) pela leitura, como dizia o nosso também saudoso Ariano Suassuna. O Brasil só será verdadeiramente independente quando for capaz de oferecer uma educação plena para todos os brasileiros. Mas estamos muito longe disso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação