OPINIÃO

O assédio sexual precisa ser considerado um ato de improbidade

Correio Braziliense
postado em 28/10/2021 06:00

FERNANDA MENDONÇA DOS SANTOS FIGUEIREDO — Advogada, mestre em direito constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP)

Durante a tramitação do Projeto de Lei nº 2.505/2021, que promoveu sensíveis e importantes mudanças na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), sancionado pelo presidente da República no dia 26 de outubro, o Senado Federal acabou por rejeitar a Emenda nº 18, apresentada pelo senador Jorge Kajuru, que pretendia incluir o assédio sexual no rol taxativo dos atos de improbidade, atentatórios contra os princípios da administração pública, relacionado no artigo 11 da lei.

Ao assim proceder, o Senado entendeu que o assédio sexual, compreendido como quaisquer condutas de natureza sexual manifestadas no exercício do cargo, externada por atos, palavras, mensagens, gestos ou outros meios, impostas a pessoa, independentemente de seu gênero, que causem constrangimento e violem sua liberdade sexual, muito embora seja criminalmente condenável, não pode ser considerado um ato ímprobo.

No Brasil, o combate ao assédio sexual no ambiente do trabalho iniciou-se em 1994 com a ratificação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher — Convenção de Belém do Pará, editada pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Posteriormente, em 2001, o assédio sexual foi tipificado como crime, definido no artigo 216-A do Código Penal, com previsão de pena de um a dois anos. Nos termos do que está definido pelo Código Penal, o crime de assédio sexual pressupõe a existência de uma relação laboral entre o agente e a vítima, em que o agente usa a hierarquia ou ascendência de seu cargo, emprego ou função com a finalidade de obter a vantagem sexual.

Mais recentemente, com a reforma trabalhista de 2017, o assédio sexual foi introduzido na Consolidação das Leis Trabalhistas incluindo a intimidade, a liberdade, a autoestima e a sexualidade como bens jurídicos protegidos nas relações de trabalho.

Na Justiça do Trabalho, diferentemente do que ocorre no Direito Penal, em que a relação hierárquica está presente, o assédio sexual pode ser configurado ainda que não haja subordinação da vítima, o chamado assédio horizontal. Uma vez configurado o assédio sexual, a vítima terá direito inclusive à indenização civil para reparação do dano, que pode ser ajuizada em face da própria empresa, que, posteriormente, poderá ingressar com ação de regresso contra o assediador.

Como se observa, nossa legislação tem refletido a evolução do comportamento mundial no sentido de reprimir o assédio sexual. No ambiente do serviço público, também é possível notar a preocupação com a prevenção ao assédio sexual, por meio da edição de inúmeras cartilhas e orientações que buscam incentivar a denúncia pela vítima e a repreensão ao assediador.

Aliás, nem poderia ser diferente, uma vez que, nesse caso, o assédio é praticado por agente público, cuja atuação vale-se da veste formal da ambiência pública, sendo o Estado diretamente responsável perante as vítimas, assim como acontece com as empresas, que respondem solidariamente por atos desse tipo praticados por seus colaboradores.

Segundo pesquisa do LinkedIn e da consultoria de inovação social Think Eva, que ouviu 414 profissionais em todo o Brasil, quase metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio sexual no trabalho, o que igualmente pode se estender no serviço público.

Nesse sentido, sendo o assédio sexual um ato criminoso, cuja prática nas relações de trabalho é especialmente condenável, o Senado Federal, ao rejeitar a sua inclusão no rol taxativo dos atos de improbidade, acaba por contribuir com o enfraquecimento da luta pela preservação da dignidade da pessoa e da sua liberdade sexual, direitos constitucionalmente assegurados.

Algumas justificativas para a sua não inclusão no texto da lei surgiram timidamente durante o processo de votação das emendas, tais como a de que a reprimenda ao assédio sexual já estaria resguardada em nossa legislação. Mas, por que não ir além e considerá-lo também como um típico ato de improbidade, até mesmo para a proteção do próprio Estado?

Afinal, entre os princípios da administração pública está a moralidade, de modo que a conduta proba deve ser aquela moralmente aceita, estando o assédio sexual inquestionavelmente na contramão disso tudo. Pelo que se percebe, o Congresso Nacional perdeu uma grande oportunidade para trazer mais luz ao movimento mundial de combate ao assédio sexual.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação