VISTO, LIDO E OUVIDO

A ciência em tempos de obscurantismo

Circe Cunha (interina)
postado em 14/11/2021 06:00

Uma das vozes abalizadas que fala em nome da pesquisa científica no país, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) adiantou, em diversas ocasiões, que a ciência do país vive atualmente num ambiente de aridez semelhante ao encontrado no romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que mostra a dificuldade de sobrevivência em meio ao ambiente hostil e ao descaso do governo com investimentos.

Ao contrário do que pode acreditar o atual governo, é preciso que alguém firme na cabeça do chefe do Executivo a convicção de que sem ciência não há possibilidades de haver desenvolvimento sustentável e contínuo. Sem essas premissas, qualquer governo está fadado ao fracasso.

Ou ele encontra um meio de reconciliação com a ciência e os cientistas, fomentando pesquisas e apoiando o trabalho árduo desses profissionais especializadíssimos, ou o país permanecerá no limbo, exportador de matérias-primas, numa repetição do que foi o seu passado histórico, como colônia, à mercê dos humores das grandes metrópoles, dependente e à margem do mundo desenvolvido.

Alguém dentro do governo precisa convencer o mandatário de que a ciência e a pesquisa representam, hoje, o referencial de riqueza de uma nação. Já foi dito que nenhuma nação moderna logrou experimentar o pleno desenvolvimento abrindo mão da ciência e da pesquisa.

A pecha de que o atual governo se pauta pelo atraso e pelo negacionismo científico precisa ser posta de lado o mais rápido possível. Não em nome de ideais políticos e eleitorais, mas em nome da sociedade a quem todo e qualquer governo deve servir e se submeter. A fonte de recursos, tão necessária para as pesquisas que não podem sofrer interrupções, secou há tempos. Somente no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) teve, recentemente, um bloqueio de R$ 600 milhões.

A falta de verbas para a ciência, em nosso país, de tão grave foi repercutida em várias partes do mundo acadêmico, sendo classificada como um "golpe na ciência". Laboratórios, centros de pesquisa e outros ambientes, nos quais a ciência é buscada incessantemente para a melhoria de vida das pessoas, encontram-se hoje em visível processo de sucateamento, fechados e entregues ao tempo.

Também uma cadeia imensa de profissionais que torna possível o trabalho de cientistas, está sendo prejudicada. Reunir uma equipe de pessoas para fazer funcionar um laboratório de pesquisa, de acordo com as exigências atuais da ciência, não é uma tarefa que se constrói da noite para o dia.

Exige preparo, desde o pessoal que cuida da manutenção desses espaços até das equipes mais especializadas. O mais triste é constatar que, dentro do governo, há, ainda, indivíduos que sabem desses pormenores e estão impedidos de agir por causa de uma ala palaciana que encara a ciência e os cientistas como um mundo averso às ideologias políticas de direita e, portanto, inimigos a serem expelidos do Estado.

Não surpreende que diante de um estado lastimoso que se encontram a pesquisa e aqueles estudiosos ligados à preservação do meio ambiente, a imagem do governo perante o mundo seja a pior possível. O que parece para muitos é que estamos vivenciando um replay dos anos de chumbo, quando o governo passou a enxergar os professores universitários e pesquisadores de ponta como inimigos a serem combatidos e expulsos do país.

A penúria de recursos a que está submetida, hoje, a ciência de ponta, prejudica o país e seu futuro, condenando brasileiros ao subdesenvolvimento eterno. Numa situação dessas em que o governo parece ter declarado guerra à ciência e aos adeptos das pesquisas não surpreendem os protestos, seguidos de declarações públicas desses profissionais contra o descaso do Estado, que se multiplicam a todo momento. Cientes de que o atual governo não cederá espaço às ciências, professores e pesquisadores de todo o país e até do exterior estão numa espécie de mobilização permanente, protestando abertamente contra a atual gestão e a politização, pouco esclarecida, de um governo que tem declarado avesso a esses profissionais.

Em outras partes do mundo, nos países ricos, cientistas e pesquisadores gozam de grande prestígio e, não é por outra razão, são eles que dão os primeiros passos para preparar o futuro material de um país, garantindo instrumentos para os cidadãos enfrentarem os desafios que a todo momento surgem. Um caso exemplar que reforça essa afirmação pode ser conferido na questão do aparecimento, em tempo recorde, da vacina contra a covid-19, desenvolvida por países em que os governos apoiam a ciência.

Obviamente, a culpa desse descaso não cabe somente ao Executivo, mas pode ser compartilhada com o Legislativo, onde uma classe política indiferente não faz esforço algum para apoiar as ciências, preocupada, como está, em garantir vantagens apenas para si e para seus grupos no entorno .

Ao comprometer esse importante setor da vida nacional, o que esse governo faz com aqueles que o apoiam é empurrar no abismo uma parte do potencial humano do país, sufocando parte da nossa história em nome de algum propósito qualquer inominável.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.