» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 15/12/2021 00:01

Fim do ano

Os presépios são encantadores! As árvores de Natal acendem sorrisos! Presépios, árvores de Natal, canções, luzes criam um clima de esperança. Mas só o Menino Deus é a razão de uma esperança segura. Só seu amor fiel nos oferece uma rocha firme onde passos evitam lodaçais e desvios perigosos. Chega o fim do ano e o clima de Natal se espalha pela cidade de Brasília. Afora as árvores e os papais noéis que tomam conta do comércio, os presépios também podem ser vistos. A representação da família sagrada com José, Maria e Jesus aparece não só em igrejas, mas também em casas. O Natal cruza fronteiras e une corações com sua mensagem de amor e paz. Que alegria do nascimento de Jesus envolva-nos com harmonia, paz de espírito, novas aspirações e felizes realizações.

José R. Pinheiro Filho,

Asa Norte

Prezado Y

Prezado Y, eu queria desejar-lhe um feliz Natal e um próspero ano novo, mas, diante de tudo o que você está passando, não achei conveniente. A covid-19 ceifou a vida de alguns parentes seus e você vive a dor da perda. Há vários meses, você está desempregado. Você está endividado; não vai mais ao supermercado nem para comprar o básico. Eu soube que você está vivendo da solidariedade dos amigos e que já está pensando em vender a casa para pagar as dívidas e, vendendo, só lhe resta morar no quintal da sogra. Sabe, Y, a vida não está difícil só para você. Milhões de brasileiros estão comendo "o pão que o diabo amaçou". Lembro-me do 1º de janeiro de 2019, quando nos reunimos em sua casa, adultos e crianças, empunhando bandeirinhas do Brasil vibrávamos por saber que tínhamos ficado livres das bandeiras vermelhas. Todos nós apostávamos que teríamos dias melhores. Era a promessa e acreditávamos no homem. Ah! Não deu. A coisa desandou e estamos hoje nesta situação calamitosa e ainda correndo o risco de voltarmos a conviver com as bandeiras vermelhas. Por favor, Y, junte-se àqueles que estão optando pela terceira via. Eu acredito que será melhor para o Brasil. Espero que todos nós possamos voltar a desejar uns aos outros um feliz Natal e um próspero ano novo.

Jeovah Ferreira,

Taquari

Crueldade

Não basta queimar e desmatar. É preciso matar os seres das florestas, sejam animais, sejam humanos. É impossível calcular a dimensão de tamanha selvageria dos aliados do governo Bolsonaro, que querem aprovar um projeto de lei liberando a caça silvestre no país. Não é porque são incrédulos em relação aos fenômenos climáticos ou ao aquecimento global... Por trás dessa descabida proposta, o comércio de armas, o ridículo projeto que permite a publicidade de todos os tipos de artefatos bélicos e qualquer outra iniciativa que eleve o faturamento da indústria bélica é outra ideia dos facínoras. Estamos às vésperas do ano eleitoral. É hora de arrecadar dinheiro para as campanhas que enganam os incautos com falsas promessas de dias melhores. Eles são armamentistas. Comparsas da indústria da morte. A aprovação do sádico projeto será mais um retrocesso entre os milhares produzidos por um governo que odeia os brasileiros, glorifica a violência e se regozija com o morticínio dos cidadãos e de todos os seres. É preciso reagir contra tanta crueldade. Chega de matanças!

Leonora Lima,

Núcleo Bandeirante

Orçamento

Fantasiado de vestal grávida, o relator do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal, afirma que não há chances de reajuste salarial para servidores. Acrescentou ser preciso cortas gastos e excessos. O finório parlamentar não tem moral nem autoridade para ser contrário aos pleitos dos servidores. A classe está há seis anos sem reajuste. Nessa linha, se realmente encontra-se imbuído de bons propósitos, o deputado deveria começar cortando seus próprios gastos. Mordomias de gabinete, cotas de serviços gráficos, para divulgar baboseiras, moradia de graça, cotas de passagens e de correios; cartões de alimentação e combustível para carro oficial e particular e plano de saúde, para si e dependentes. Além dos inacreditáveis, monstruosos e escandalosos ressarcimentos.

Vicente Limongi Netto,

Lago Norte

Tragédias

Dezenas de mortes foram registradas em Minas Gerais em razão das fortes chuvas dos últimos dias. O interior do estado viveu momentos de um verdadeiro caos. As autoridades mapearam os pontos mais críticos e alertaram os moradores para que evitassem os lugares com maiores probabilidades de alagamentos e deslizamentos de terra. Interessante notar que nada foi feito nos últimos meses para evitar problemas dessa natureza. As cidades do interior têm crescido de forma desordenada e as obras de saneamento e infraestrutura não são executadas há anos. É mais barato prevenir ou remediar? Quanto custa uma vida?

José Carlos S.da Costa

Belo Horizonte (MG)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags