Por dentro do metaverso

SAMMUEL GARCIA Fundador e diretor executivo da Builders
postado em 20/12/2021 00:01

A futurista Amy Webb afirmou recentemente que os aparelhos de celular são uma tecnologia "em extinção" que pode desaparecer já na próxima década. Então vamos lá. Imagine o mundo daqui a cinco anos onde a internet finalmente será 5G (é, antes disso é só marketing mesmo, ok?). Lá em 2026 ainda deveremos carregar celulares para todo lado, mas chegando a 2030 a chance é quase zero. E é aí que você me pergunta: certo, mas o que vamos fazer para seguir conectados? E eu te respondo: já está tudo sendo preparado e, quando menos esperarmos, estaremos viciados na nova onda chamada metaverso. Não à toa, personalidades da mídia como Sabrina Sato saíram na frente e já criaram seus avatares. Sim, nesse mundo paralelo no ciberespaço seremos representados por meio desses corpos digitais.

Tá, tá bom. O Facebook virou Meta. Dezenas de empresas tech estão investindo milhões e desenvolvendo novas plataformas. Tudo isso a gente já sabe. Então, afinal, o que é esse tal de metaverso? A origem do termo é de 1992, tendo sido apresentada pela primeira vez por Neal Stephenson no livro Snow crash (Nevasca na edição brasileira). No entanto, as criações de mundos virtuais já existem há bastante tempo e já surgiram em diversas formas e diferentes propostas, sendo representadas até mesmo no cinema. Para ilustrar, jogos como Fortnite e Second Life já usam ferramentas como as realidades aumentada e virtual, simulando um pouco do que será executado nos metaversos. Opa, é plural? Sim, provavelmente teremos diversas estruturas de realidade virtual, não só a criada pelo antigo Facebook. Por exemplo, 70 mil pessoas já estão testando a versão beta do Omniverse, uma ação da empresa Nvidia para lançar o seu mundo virtual.

Vamos tentar materializar mais um pouco. Vocês lembram da febre do Pokemon Go e das pessoas correndo nas ruas para capturar as imagens que viam em seus celulares? Pois bem, mantenha isso em mente. Agora imagine que com uma internet bem mais veloz e estável e o fim dos celulares, teremos também a chegada em massa de óculos inteligentes e outros dispositivos, com funcionalidades novas que conectarão nossos dados biométricos com comportamentos individuais no mundo real. É, dá medo. Já pensou o mundo inteiro "se trombando" num jogo virtual como a caça dos Pokemons? Alguns especialistas, como o cientista da computação Louis Rosenberg, têm receio também de que a sobreposição de informações com o mundo real, mas que apenas existem virtualmente, poderia crescer a tal ponto que impacte todas as facetas da vida, impedindo que as pessoas se desliguem do sistema.

Fato é que essa experiência imersiva, como comentei, já está sendo construída. A nós será necessário entender seu conceito, limites e, claro, preparar para oportunidades de negócio. Grifes de luxo e marcas de varejo internacionais já estão desenvolvendo novas jornadas de compra e modelos de loja a fim de poder realizar transações no multiverso e receber produtos em casa (ou simplesmente artigos que tenham finalidade meramente no ambiente digital, como as obras com certificado NFT, que, a propósito, acaba de ser escolhida a palavra do ano de 2021 pelo dicionário inglês Collins).

Precisamos estar preparados para ver a transformação digital e cultural começar do zero novamente. Num passado recente, a chegada das APIs, dos marketplaces e do phygital proporcionou diversas mudanças e aprimorou a maneira como nos relacionamos com o digital. Com o metaverso em funcionamento, digamos, um novo caminho será aberto, tanto para a criação de novas experiências, quanto para o estabelecimento de processos digitais mais seguros, rastreáveis e que, com o suporte da blockchain, trará ainda mais segurança para esse novo movimento.

Ainda há muito a ser desenvolvido, principalmente aqui no Brasil no que diz respeito a capacidade de processamento de dados (afinal, para um objeto "rodar" nesse ambiente, o processamento deve ser rápido, a fim de permitir uma experiência em tempo real e sem ruídos). Além disso, temas como privacidade precisarão ser amplamente discutidos, sem falar de inclusão e de saúde pública - uma vez que tal transformação pode afetar as pessoas física e psicologicamente.

Acredito que estamos nos aproximando cada vez mais do modelo híbrido de homem-máquina, algo como o que nos foi apresentado em 2014 por Miguel Nicolelis. Seu marco permitiu que uma pessoa com um protótipo pudesse chutar (e sentir) a bola na Copa do Mundo sediada em solo brasileiro. Portanto, não deveríamos nos espantar, por exemplo, com a possibilidade de que, a partir do desenvolvimento de tecnologias como essa, seja possível realizar a troca de informações e conhecimentos por meio de conexões neurais entre uma ou mais pessoas, via nanobots inseridos no corpo humano.

Para concluir, deixo a dica de um filme que consegue passar uma visão muito interessante e lúdica do que poderá ser esse novo mundo. Disponível via streaming, Jogador nº 1 (Ready player one, título original), de Steven Spielberg e inspirado no livro de Ernest Cline, retrata o ano de 2045 quando a humanidade prefere a realidade virtual a um do mundo real. Parece difícil, complexo e blá-blá-blá de ficção científica. Com certeza a primeira pessoa que recebeu uma mensagem de voz no celular (ou um fax!) também achou que isso fosse impossível.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags