» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 01/01/2022 00:01

Escolhas

O Brasil precisa escolher entre autonomia e dependência, soberania ou submissão. Como o viajante, diante da esfinge, a grande pergunta que temos que responder ao século 21 é: que país queremos ser e que futuro queremos ter como nação. Todos nós precisamos de verdades qualificadas e confiáveis que possam zelar pela preservação da vida em sua maior plenitude. A qualidade dos nossos afetos prima pela preservação da nossa consciência em estado de plural juízo. Prazer é autoaceitação com alteridade. Como bem cantou Caetano Veloso: "Podermos ver o mundo juntos/Sermos dois e sermos muitos/Nos sabermos sós sem estarmos sós/E abrirmos a cabeça/Para que afinal floresça/O mais que humano em nós" (Tá combinado, 1986). Muito de nossa loucura social atende pelo nome de Complexo da Autossuficiência Convicta. Em resumo, trata-se do perigoso capacitismo que nos inibe de dar e receber cuidados, impondo o sucesso do desempenho individual como medida comportamental absoluta. Quem inventou a gaiola não foi o passarinho. Não há senso crítico quando sucesso e fracasso estão em jogo. Eficientes são deficientes que só sabem usar escudos e espadas. O mundo precisa de colo. Muniz Sodré, um dos grandes pensadores da comunicação, destaca, a nosso ver, como funcionam a euforia e a depressão a serviço da Nação dos Extremos: "quantidade como princípio regente significa prevalência métrica de dígitos ou números; portanto, uma equalização tendencial dos lugares de fala, em que os agentes se orientam pelo igual, em rejeição sistemática à qualidade expressiva das diferenças" (A sociedade incivil, 2021).

Marcos Fabrício Lopes da Silva

Asa Norte

Revitalização

Foi concluída a obra de revitalização da W3 Sul. Embora seja louvável a atitude do governador, visto que era promessa dos administradores anteriores há mais de 15 anos. Só quebrar e refazer calçadas não vai revitalizar a via. É preciso recuperar o asfalto, colocar sinalização e semáforos mais atuais, com temporizador. Também é necessário passar a fazer a varrição e a limpeza da via e, em especial, colocar policiamento ao longo da via para garantir a segurança de comerciantes e moradores das quadras 700, assutados com o aumento da violência. Onde há a presença da polícia, o crime fica inibido. Tentaram fazer uma W3 do lazer, mas só fechar a via não resolve. É necessário que sejam implementadas atividades, melhor iluminação!

Elio Silva Campos,

Asa Sul

Livros

Minha vida é cercada de livros comprados ou emprestados. Acho mágica a relação ao abrir a primeira página e mergulhar em personagens, dramas, mundos novos. Aos poucos, os dois, eu leitor e o escritor, constroem uma intimidade rara, silenciosa e secreta. Não é à toa que costumam dizer que o livro é melhor do que o filme. Afinal, ler um livro pressupõe cumplicidade, o leitor cria junto, imagina o rosto da personagem, a entonação da fala, o calor do beijo. Livros nos preparam para a vida, nos levam a lugares desconhecidos, nos oferecem bagagem emocional para lidar com uma gama de situações que se apresentam no nosso dia a dia. Graças a eles, conhecemos o perigo corrosivo da dúvida em um investimento, visitamos dores inéditas, conquistamos batalhas que não são nossas, arrebatamentos amorosos e desejos inconfessáveis. Brincam até que livro deveria ser adjetivo. Você é tão livro, a gente diria a quem nos abre horizontes, nos aconchega, provoca e faz pensar. Em suma, livros criam pontes!

Renato Mendes Prestes,

Águas Claras

Perda

Desolação completa. Tristeza absoluta. Deus levou o valoroso ser humano Said Dib para perto de si. Natal doloroso. Alma moída. Prantos inconsoláveis pela abrupta partida. Resta-nos a resignação pela partida de quem sempre amou a vida e seus semelhantes. Said foi um bravo a vida inteira. Trabalhador, leal, competente profissional. Servidor feliz, do Sebrae, dedicado e voltado para o bem comum. Respirava sonhos. Tive orgulho e prazer de ser amigo dele. Compartilhando emoções, lições e gestos de amor e solidariedade que jorravam da sua alma abençoada. Professor, historiador, analista político, Said foi cidadão precioso. Deixa um buraco nos nossos corações. Saudades eternas. O acadêmico e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Vilaça tem razão, "um morto amado nunca para de morrer".

Vicente Limongi Netto,

Lago Norte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags