» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 02/01/2022 00:01

Ensino médio

O novo ensino médio começou a valer em 1º no país, mas as velhas práticas do governo para com os professores continuam as mesmas. O salário pago aos mestres brasileiros é um dos piores do mundo e não vai mudar com a implementação desse programa governamental. Se querem mudar o ensino no país, deviam começar pela parte mais importante, que é a valorização do professor!

Washington Luiz Souza Costa,

Samambaia

Escuridão

Nos últimos três anos, a nossa cidade vem sofrendo um total colapso administrativo. Faltam remédios, hospitais, servidores, merenda escolar, transporte público que ninguém consegue solucionar o caos, asfalto de péssima qualidade, violência, e, por último, a escuridão em diversas áreas do DF. Eu dirijo à noite com farol alto, porque ninguém vê quem está à frente. Mas, por que acontece esse breu? Porque há muitas lâmpadas queimadas e muitos postes dentro das árvores que sombreiam as vias. Tem solução? Sim. Basta a CEB colocar equipes à noite para verificar a falha; basta a Novacap podar as árvores que fazem sombra ao longo dos Eixinhos, do Eixão e de diversas vias da nossa capital. Governador Ibaneis, ponha o bloco na rua, pelo menos no último ano do seu mandato, que espero ser o derradeiro.

Sebastião Machado Aragão,

Asa Sul

Estereótipos

Que cultura é essa que inventa dietas da moda, enriquece seus criadores e, a longo prazo, engorda ainda mais quem as segue. Que cultura é responsável por destruir vidas, de levar pessoas à morte porque pararam de comer? Qual mentalidade reprime o apetite e, ainda por cima, cria oportunidade para a indústria farmacêutica faturar bilhões de dólares vendendo inibidores de apetite? A indústria do fitness nasceu com a missão de cuidar da saúde, mas, devido a interesses comerciais e mercadológicos, perdeu o rumo. Devido ao fenômeno das academias, grande parte do treino feito no mundo é o que podemos chamar de "treinamento estético" ou "treinamento cosmético". Quanto mais pressa na busca do corpo perfeito, mais rápido é o consumo das articulações e das cartilagens. Saúde e performance são os dois extremos do treinamento físico. Na realidade, quanto mais nos aproximamos do espectro da performance, menos saudável é o treinamento. Uma amiga, aos 39 anos, já passou por duas cirurgias ortopédicas. Vemos nas academias, rotineiramente, milhares de jovens entre 14 e 35 anos levantando cargas pesadas, seguindo fórmulas radicais de treinamento, tomando anabolizantes e destruindo de forma precoce a própria coluna e articulações. Tudo isso para estar em conformidade com o padrão de beleza vendido pela indústria do fitness. Pouco se fala a respeito do impacto que o treinamento de alta intensidade provoca em nosso organismo. O melhor exercício não é aquele que queima mais calorias, mas aquele que você gosta de fazer. Se tal prática for prazerosa, lúdica e equilibrada, será muito mais acessível e convidativa. Em suma, essa cultura misteriosa, tão danosa, é a cultura do corpo em forma? Ou seria em fôrma?

Renato Mendes Prestes,

Águas Claras

Eleições

Partidos políticos de oposição, já com dificuldades de coligações, querem faturar a Presidência da República e governos estaduais. Se errarem nos cálculos eleitorais, não levarão nada.

Marcos Gomes Figueira,

Águas Claras

Dias melhores

Com o coração alegre e esperançoso em dias melhores, li, emocionado, o cativante texto da competente Dad Squarisi, "Rito de passagem", destacado na coluna 360 Graus, da jornalista Jane Godoy (Correio — 1/1). Recomendo. Imperdível. Merece ser compartilhado e alçado às estrelas. Dad é um anjo que vive entre os deuses do afeto e do amor ao próximo. Dad recomenda desapegar de tudo que soa ou representa amarguras e tolices. Dad é enfática: "Perdoar. Ódios rancores e ressentimentos são cadáveres que clamam por sepultura". É preciso levar os corações para perto da paz. A solidariedade precisa manter lugar cativo na vida das pessoas. Para Dad, "perdoar faz bem a quem perdoa. Deus dá o exemplo. Perdoar é o vício do Senhor". Precisamos filtrar hábitos. Respeitar as pessoas. Espíritos serenos e pacificados atraem bons fluídos. Rejuvenesce o sorriso. Uma das missões do ano novo é reinventar o ser humano. Lutar para expulsar de dentro de si os sintomas do medo, do egoísmo, da vaidade, da exploração do pânico e do pessimismo. O texto da experiente Dad Squarisi tem a energia dos sonhos. Ensina que ninguém merece viver atormentado e preso à tristeza. É necessário vestir a alma de branco. Com flores e carinhos. Recheados de amor e sol.

Vicente Limongi Netto,

Lago Norte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags