opinião

Fernando Brito: Lembrem-se delas

Fernando Brito
postado em 10/01/2022 06:00

Como você passou o Natal? Em família, com ceia farta e alegria, apreciando as luzes decorativas? Que coisa boa! Deveria ser sempre assim para todos. Afinal, o espírito do cristianismo é generoso e valoriza a paz e a justiça. Infelizmente, para os familiares de Shirlene Silva, 38 anos, e a filha, Tauane Rebeca, 14, o último 25 de dezembro esteve marcado pela tristeza do luto. As duas foram sepultadas na data comemorativa, após buscas que duraram mais de uma semana e acabaram com a trágica notícia de triplo homicídio (Shirlene estava grávida). Qual será o significado do Natal para quem enterra pessoas amadas neste dia?

Em 9 de dezembro de 2021, mãe e filha pretendiam aproveitar uma tarde de sol para um descontraído banho de cachoeira, mas não voltaram para casa. Shirlene e Tauane foram brutalmente assassinadas com golpes de faca e tiveram os corpos escondidos em cova rasa, sob folhas secas, às margens de um córrego na região do Sol Nascente. Quem as matou? A polícia tem pela frente uma árdua investigação. A cena do crime propicia poucas pistas. Aparentemente, não há testemunhas nem suspeitos. Quem as matou?

Algum cruel assassino pode estar à solta neste momento, perambulando impune pelas ruas do DF. Novas vítimas estão em risco. Mas, para além da responsabilização pessoal sobre este trágico episódio, pesa, também, uma culpa social e coletiva. Brasília é internacionalmente conhecida e valorizada como uma cidade-parque. Nas áreas mais nobres da capital, não faltam opções de lazer para a população em ambientes naturais, sob a necessária vigilância de agentes de segurança. No Sol Nascente, no entanto, tal benefício não existe. É o preço que se paga por ser pobre neste Brasil de injustiças. Em um simples passeio de família, esconde-se a ameaça da morte mais violenta.

Enquanto uma certa classe política brasiliense, essa gente bem vestida e elegante que ostenta hipocrisia nos gabinetes palacianos, se banqueteava no Natal, Shirlene e Tauane eram sepultadas sob comoção e pedidos de justiça. Talvez, crimes assim seriam evitáveis se os gestores públicos se ocupassem devidamente com o planejamento territorial, estabelecendo espaços seguros para o lazer de todas comunidades, com especial proteção para os ambientes naturais. Em vez disso, no entanto, o que se vê historicamente é a especulação imobiliária dá as cartas do jogo, impulsionando um crescimento desordenado da urbanidade, com lucro vultosos para grileiros apadrinhados por personas ilustres, enquanto os mais pobres são empurrados para realidades degradantes.

As consequências deste modelo de "desenvolvimento" são conhecidas: violência e danos ambientais. O pagador de impostos fica com a conta dos esforços para remediar situações insustentáveis. No Eixo Monumental — do Palácio do Buriti ao Congresso Nacional —, milionárias luzes de Natal seguem encantando os cegos. Quem matou Shirlene e Tauane?

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.