Opinião

Meio ambiente sem qualidade é desumano

Correio Braziliense
postado em 16/01/2022 06:00

DIOCLÉCIO CAMPOS JÚNIOR - Médico, professor emérito da UnB, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, membro titular da Academia Brasileira de Pediatria, ex-presidente do Global Pediatric Education Consortium (Gpec) Email: dicamposjr@gmail.com

Viver num meio ambiente de qualidade é direito que deve ser assegurado a todos os seres humanos habitantes do planeta. Trata-se de condição que não pode ser privilégio de poucos, mas padrão existencial de todos e de cada um.

Com efeito, o meio ambiente saudável é o requisito para uma existência solidamente baseada no bem-estar físico, mental e social que o organismo humano requer para funcionar com harmonia e assegurar um perfil comprometido com os valores mentais diferenciados em favor da humanidade.

A personalidade de um indivíduo resulta, essencialmente, da interação com os fatores do meio ambiente que, se bem qualificados, estimulam o padrão do crescimento e desenvolvimento do organismo nas etapas de maior vulnerabilidade da espécie, quais sejam a infância e a adolescência. Trata-se de contexto ecológico que tem sido plenamente desprezado quanto ao efeito gerador da inteligência das pessoas.

Na verdade, a era da industrialização passou a promover grandes estragos ambientais que não cessam de aumentar. De fato, como decorrência das características dessa era, a maior parte da população mundial foi improvisadamente urbanizada por meio de moradias aglomeradas que entulham os espaços urbanos. Ademais, o trânsito de veículos automotores ocupa atualmente a maior parte das cidades. O número de automóveis no mundo de hoje é de cerca de 2 bilhões. Como consequência, boa parte da superfície do planeta está asfaltada, o que altera radicalmente as condições ambientais. Por seu lado, o comércio tomou conta da maioria dos bairros impondo suas propagandas aos consumidores, cujo comportamento aquisitivo é condicionado.

Esse cenário do chamado progresso tecnológico é incompatível com um meio ambiente saudável. Inviabiliza-se assim o bem-estar físico, mental e social dos habitantes das cidades, que é a síntese do conceito de saúde.

Na verdade, os espaços urbanos não foram jamais tão poluídos como atualmente. Além da poluição atmosférica causada pela fumaça que os veículos produzem, avança a poluição sonora por ruídos de alto volume que vêm das frotas de carros e motocicletas nos espaços em que circulam.

Assim, o ar da cidade vai se tornando irrespirável e os sons inaudíveis pela perda auditiva que produzem. Dessa maneira, a saúde das populações é exposta a várias modalidades de agravos cuja dimensão se torna preocupante e requer medidas que recuperem as qualidades do meio ambiente.

A avaliação do impacto da poluição atmosférica na saúde das pessoas, sobretudo pelo uso de combustíveis fósseis, tais como carvão e petróleo, revela gravidade potencial que precisa ser prevenida. Outro exemplo de poluição do ar que se respira é o tabagismo que tomou conta do mundo.

Com sólidas evidências científicas, esses poluentes atmosféricos são causas de doenças potencialmente graves, tais como câncer do pulmão; doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc); asma e acidente vascular cerebral. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atualmente 90% das pessoas no mundo estão expostas à poluição atmosférica, que tem causado cerca de 7 milhões de mortes por ano. Assim sendo, esse é o preço que a humanidade está pagando passivamente pelo ilusório progresso tecnológico que contamina o planeta.

No que concerne à poluição sonora urbana, os principais impactos sobre a saúde das pessoas, particularmente das crianças, são cada vez mais evidentes. Um deles é a perda progressiva da audição, que atinge trabalhadores de indústrias nas quais o barulho é ensurdecedor. Já as crianças pagam caro por viverem em ambiente no qual a poluição sonora é elevada e constante, desde a vida intrauterina. Além de serem mais atingidas pela obesidade, ao longo da infância, podem também ter audição reduzida. Seu desempenho escolar será assim prejudicado, principalmente porque a escola que frequentam funciona num ambiente de poluição sonora.

Estudo feito no Canadá mostrou que, naquele país, 16% das escolas públicas estão instaladas a menos de 75 metros de alguma via de pesada e ruidosa circulação de veículos. O impacto sobre os estudantes afeta assim sua capacidade de aprendizagem.

Outra morbidade produzida pela poluição sonora é o estresse crônico que, no adulto, pode causar hipertensão arterial e na criança a síndrome de deficit de atenção e hiperatividade. Em síntese, sem um meio ambiente de qualidade, não há como reverter ambas as pandemias da poluição, atmosférica ou sonora, que ameaçam a vida da espécie no planeta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.