OPINIÃO

Artigo: "Eduardo, Mônica e Brasília"

O filme, que retrata parte da história da cidade, promete emocionar os brasilienses

Ana Dubeux
postado em 30/01/2022 06:00
Cena do filme 'Eduardo e Mônica', de René Sampaio, com Alice Braga e Gabriel Leone -  (crédito:  Janine Moraes/Divulgação)
Cena do filme 'Eduardo e Mônica', de René Sampaio, com Alice Braga e Gabriel Leone - (crédito: Janine Moraes/Divulgação)

Qual é a Brasília que te visita nas memórias? Quando cheguei por aqui, de fato eu nada entendia sobre a capital, os pilotis (o "embaixo do bloco"), as áreas verdes, as superquadras abertas sem muros. Nada entendia sobre brincar nas obras, nos bueiros, escrever com giz no asfalto, desbravar canteiros cheios de lama, chamar bicicleta de camelo, não ter sotaque, estudar com o vizinho de porta na escola da quadra.

Cabia aos muitos amigos que fiz por aqui me contar sobre o que era viver numa cidade em construção — literalmente. E em construção também de sua cultura, jeito de ser, identidade.

Pelos muitos relatos que eu tenho recebido de amigos que se emocionaram ao assistir a Eduardo e Mônica, dirigido por René Sampaio, e estrelado por Alice Braga e Gabriel Leone, sinto que o filme vai trazer a dimensão audiovisual para a minha memória, formada pelos depoimentos de tantos amigos e também pela experiência única de entrar numa cidade e contar suas histórias por meio do jornalismo.  

René nasceu e cresceu aqui. Fez jornalismo e publicidade na UnB. Uma de suas primeiras produções cinematográficas foi o curta-metragem Sinistro, que ganhou sete Candangos do Festival do Cinema de Brasília. Por mais de vinte anos, morou na mesma casa na 704 Norte. O diretor de Eduardo e Mônica é Brasiliense de raiz.

Estou me programando para assistir ao filme neste fim de semana, e talvez já o tenha visto quando você ler este texto. Mas quis deixar registrado aqui o quanto os comentários, críticas e depoimentos a respeito do filme já elevaram minha ansiedade e expectativa, e, mais do que isso, me emocionaram.

Brasília na telona, Drive-in, filme inspirado numa música de Renato Russo, Legião Urbana. Eduardo e Mônica poderia ser apenas mais uma boa comédia romântica. Mas é tão mais... Escalar a fachada do Teatro Nacional, subir para as cúpulas do Congresso, violão na rua, acampamento, cachoeira, Parque da Cidade, piscina do Defer...

Meus filhos e minha neta, que aqui nasceram, certamente terão um registro de um tempo especial e cheio de referências de Brasília. Antes de ser trama e roteiro, Eduardo e Mônica é memória, saudade e referência para muitos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.