» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 28/03/2022 00:01

Parabéns, Ceilândia!

Domingo (27), foi comemorado o aniversário da mais nordestina das cidades do Distrito Federal: Ceilândia. Parabéns, Ceilândia! São 51 anos de muitas histórias. Cidade tão forte quanto o povo que a construiu. Ceilândia de cantadores e campeões. Berço de gente corajosa e trabalhadora que ajudou a construir Brasília, cidade com fortes contribuições tanto para a cultura quanto para o esporte do Distrito Federal. Um quarto (25%) da arrecadação do DF vem de Ceilândia. Gigante chamada Ceilândia, a maior região administrativa do DF, que comemora mais um ano de existência.

José R. Pinheiro Filho,

Asa Norte

Guerra x Paz

Não queremos guerra, queremos é plantar flores, bom agronegócio e estilos culturais no planeta Terra! Não queremos guerra; ao ódio e poderio bélico empurramos rumo ao abismo do fator enterra. Nada de guerra, muito melhor são a fé, orações e paz na Terra. De repente, quase assim do nada, tudo, lá, se armou: a criança solitária alto chorou... Não queremos a satânica guerra; queremos, sim, o bom diálogo, crescimento e união entre as nações; queremos boas estratégias e ricas ações. Guerra x Paz, que desoladora dicotomia! As mortes dos inocentes são cenas de um cenário em cinzas. São cidades destruídas e os gritos alarmantes e, às vezes, até silenciosos nos corredores humanitários; cenários estranhos a serem escritos por esses livros, filmes ou documentários. Mas até quando essa arrogância, ódio e poderio bélico vão se alastrar pelo mundo? As urtigas e os cansanções vão se infiltrando nas redes dos magnatas via fortes sanções! A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) precisa ser mais ainda fortalecida, deverá ter a passarela merecida! Não queremos guerra, queremos é plantar flores, bom agronegócio e estilos culturais no planeta Terra! Que Deus ilumine os refugiados e leve o conforto espiritual às famílias das vítimas fatais da tal de guerra; que esta seja finalizada e jogada no vácuo fundo do enterra.

Antônio Carlos Sampaio Machado,

Águas Claras

Águas minerais

Circuito das Águas, Minas Gerais: Caxambu, São Lourenço, Cambuquira, Lambari, entre outras. Uma dádiva preciosa da natureza, diversidade e qualidade como poucas no mundo, desprezada pelas atuais gerações e pelos governos, que não reconhecem o seu valor e importância. Acesso complicado, demorado, rodovias antigas e em péssimo estado, ferrovias desativadas, abandono, a viagem é enfadonha e cansativa pelas poucas opções de horários e empresas de ônibus. Estação de águas virou programa somente para velhos. Lamentável, em outras plagas, seria algo de fama internacional. Mas vale a pena. Conheçam, antes que não possam mais.

Humberto Pellizzaro,

Asa Norte

Saúde caótica

Minha mãe já fez cateterismo e angioplastia. Agora, o médico disse que ela vai precisar fazer os dois procedimentos novamente, porque o coração está parando de bombear o sangue e precisa colocar mais stents. Não tem médico no Sistema Único de Saúde (SUS). O encaminhamento que o profissional passou eu não consigo nem colocar no sistema, porque quem tem de fazer isso é o médico e não tem médicos nos postos de saúde. Fui ao pronto-socorro quatro vezes, o médico que havia atendido minha mãe não estava, e os outros médicos que lá estavam não colocaram o pedido no sistema. Minha mãe tem 90 anos! As crises de dor no peito são tão violentas que é preciso morfina para ela aguentar. Resta pedir misericórdia a Deus. É essa a situação da saúde em Brasília, e como vivemos em Planaltina, pior ainda.

Jacqueline Silva,

Planaltina

Racismo

Repugnante o comportamento dos seguranças de shopping, supermercados, docerias e outros pontos comerciais, supostamente instaladas para "gente fina" (leia-se brancos). Uma criança foi enxotada de uma doceria em Perdizes (SP). Por ser negra, foi considerada "pedinte" e, portanto, não poderia ter acesso a um estabelecimento criado para gente branca. Alegar que a atitude do segurança não foi um ato de racismo seria muita hipocrisia, como a falsa democracia racial neste país, onde a abolição não acabou, como bem destacou a deputada Benedita da Silva no seu artigo, publicado neste sábado. O ato da princesa Isabel não passou de uma farsa do império, por motivos econômicos. Um trabalhador é morto com três tiros no peito, um oficial da Marinha, e nunca mais se leu ou ouvir notícias sobre o crime racial cometido pelo militar. A família dele foi ameaçada e obrigada a abandonar a casa que a vítima havia comprado, com dinheiro obtido honestamente, e não como alguns filhinhos do poder que compram imóveis com dinheiro vivo para que a origem não seja rastreada... As políticas de direitos humanos e de igualdade racial têm como meta a eliminação dos negros para que tudo fique branco (igualdade racial). Vivemos num falso Brasil, pleno de farsantes.

Joaquim Honório,

Asa Sul

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags