música

Irlam Rocha: No coração do Brasil

Irlam Rocha Lima
postado em 05/04/2022 06:00
 (crédito:  João Miguel Jr./Globo)
(crédito: João Miguel Jr./Globo)

Na época em que as gravadoras obtiam vendagens espetaculares com o lançamento de discos, havia uma grande disputa para emplacar músicas dos seus contratados em trilha de novela, tida, então, como uma das mídias mais influentes. Os grandes nomes da MPB também torciam por aquela exposição, pois sabiam que, de uma hora para outra, determinada canção poderia cair no gosto do público e se transformar em sucesso quase instantâneo.

Em tempo de novos mecanismos de divulgação, o que determina o surgimento de um hit é o lançamento de single nas chamadas plataformas digitais. Exemplo: a megastar Anitta acaba de chegar ao Top1 do Spotify global com Envolver, canção em espanhol, que compôs em parceria com Julio M. Gonzales, quarta faixa do álbum Versions of me.

Volto às trilhas sonoras de novela para ressaltar a beleza de Pantanal, composição de Marcus Viana, que ganhou interpretação comovente de Maria Bethânia, acompanhada na gravação pelo precioso violão do sul-mato-grossense Almir Sáter. O verso inicial diz: "São como veias, serpentes/ Os rios traçam o coração do Brasil/ Levando água da vida/ Do fundo da terra ao coração do Brasil".

Criação de Marcus Viana, gravada originalmente pelo grupo Sagrado Coração da Terra, do qual ele era o vocalista, era ouvida na abertura da versão original da novela homônima escrita por Benedito Ruy Barbosa. Exibida pela extinta TV Manchete, entre 27 de março e 11 de dezembro de 1990, chegou a abalar os alicerces da TV Globo, com audiência impressionante.

Trinta e dois anos depois, o remake do folhetim, com a assinatura de Bruno Lupere (neto de Benedito Ruy Barbosa), também encanta o espectador — especialmente pelo deslumbrante cenário. Como está ainda no início, o espectador aguarda o desenrolar da trama, para se ater às aventuras a serem vividas por personagens icônicos como José Leôncio, Juma Marruá, Juventino e Filó, entre outros, embaladas por canções que evocam a região pantaneira.

Segundo Patrícia Kogut, jornalista que mantém coluna em O Globo, voltada para assuntos ligados à televisão, em Pantanal, Lupere tratará da questão do preconceito racial. Ela adiantou que, antes da inserção no roteiro da novela, o assunto será debatido com atores negros do núcleo ao qual pertencem. Que assim seja, pois a luta contra o racismo é algo que deve ser sempre enfatizada, principalmente num veículo de massa como a televisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.