» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 22/05/2022 00:01

Fogo amigo

A leitura da coluna "Visto, lido e ouvido", de quarta-feira (18/05), foi de lascar. Primeiro, no tópico central, uma crítica inoportuna e cruel ao ministro do TSE, que, com toda a propriedade, competência e sabedoria, sentenciou que a condução do processo eleitoral em pauta caberia, exclusivamente, às nossas "forças desarmadas". Em seguida, logo abaixo, loas e ênfase à negacionista, que em face dos controles sanitários impostos na tentativa de combate à pandemia, reclamou do cerceamento da sua "liberdade" e da "aceitação pacífica dessa dominação". Um estranho no ninho?

Lauro A. C. Pinheiro,

Asa Sul

Pai nosso

Messias nosso que estás no estande de tiros, enaltecida seja a vossa pontaria, venha a nós um farto carregamento de armas, seja feita a vossa vontade golpista, ditatorial e militarista, na terra, no mar e no céu. O ódio nosso de cada dia nos dai hoje, inspira-nos fake news e ofensas assim como nós inspiramos a quem se une ao nosso raivoso mugido, e não nos deixeis cair na tentação do amor cristão, mas livrai-nos de amar tal como Cristo amou. Amém.

Túllio Marco Soares Carvalho,

Belo Horizonte (MG)

Passarinho

"Passarinho cantou de dentro de uma gaiola/Cantaria melhor se fosse do lado de fora", já entoava Ivan Lins, em elogio à liberdade e à democracia, no fabuloso álbum Somos todos iguais nesta noite (1977). Onde reinam os poderes do domínio, não há lugar para os saberes da compreensão. Logo, o poderio armado e ditatorial do mundo bélico não pode intimidar o convívio internacional entre os povos. Os mimos da hipocrisia, sabemos, não confortam ninguém. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), ao tratar da sociedade, estabeleceu os fundamentos da filosofia da práxis (ou seja, da vida ativa) em três ideias: a ética, a política e a economia. Elas são, em sua evidência, os fundamentos do estado democrático. Mas, sem qualquer dúvida, a ética terá que ser o esteio em que as duas devam amparar-se. A ética é o exercício radical de solidariedade. Onde a ética não existe, a política não é: trata-se apenas de um simulacro, uma aparência. Ainda que a aparência intua a realidade, ela não é a realidade, embora possa expô-la. Como disse o escritor austríaco Hugo von Hofmannsthal (1874-1929), o profundo se esconde na superfície. A realização democrática é utópica. Como tudo na vida, a democracia é uma construção, um processo, com momentos mais felizes e momentos menos felizes.

Marcos Fabrício Lopes da Silva,

Asa Norte

Tucanos

A cúpula do PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira se reuniu para discutir a candidatura de João Doria à presidência da República. É cada vez maior o isolamento de Doria e sua candidatura tem se mostrado inviável. Teremos o resultado da pesquisa encomendada pela terceira via e saberemos um possível nome para concorrer na corrida ao Palácio do Planalto. Uma eventual coligação poderá ser decidida na convenção partidária do PSDB, com o objetivo de unir esforços com outro partido, para enfrentar Bolsonaro e Lula nas próximas eleições. Atualmente não se pode contar com Sergio Moro, que, em breve, deverá anunciar que está fora do páreo. A configuração final vai sendo mostrada aos poucos, mas 70% da fatia do bolo está com Lula e Bolsonaro.

José Carlos Saraiva da Costa,

Belo Horizonte (MG)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags