CASO GENIVALDO

Opinião: selvageria que assusta

Ninguém duvida que o trabalho dos policiais é de grande importância para a segurança da sociedade. Mas isso não lhes dá o direito de agir à margem da lei como se fossem bandidos

Correio Braziliense
postado em 30/05/2022 06:00
 (crédito: Reprodução/Vídeo/Rede Sociais)
(crédito: Reprodução/Vídeo/Rede Sociais)

Não seria demais dizer que a violência policial já pode ser enquadrada como uma tragédia brasileira, assim como é a violência dos bandidos, o feminicídio, a corrupção, a fome e a miséria, refletida nas milhares de pessoas abandonadas nas ruas. 

O que aconteceu na última quarta-feira (25/5), em Umbaúba, interior de Sergipe, quando policiais rodoviários federais imobilizaram um homem portador de esquizofrenia e o jogaram no porta-malas de uma viatura cheia de fumaça branca, é de uma crueldade assustadora, típica de torturadores. 

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi morto por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda, segundo atestou o Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe. A PRF divulgou nota alegando que o homem resistiu à prisão e que, devido à sua agressividade, "foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo"

O "menor potencial ofensivo" da PRF foi suficiente para sufocar e matar Genivaldo na frente de muitas testemunhas. Imaginem só se os policiais usassem os instrumentos de maior potencial ofensivo! 

Ninguém duvida que o trabalho dos policiais é de grande importância para a segurança da sociedade e que eles enfrentam diariamente situações em que colocam a própria vida em risco. Mas isso não lhes dá o direito de agir à margem da lei como se fossem bandidos. 

O caso envolvendo Genivaldo de Jesus chama a atenção pela forma como ele foi torturado e morto, mas o fato é que os episódios envolvendo violência policial têm ocorrido com uma frequência assustadora. Basta abrir os jornais, assistir à TV ou entrar em algum site de notícias que veremos situações em que policiais estão envolvidos ou são suspeitos da prática de crimes. 

É preciso que seja feito um grande debate nacional sobre a ação das polícias no Brasil, envolvendo especialistas em segurança, representantes da sociedade civil e das próprias corporações. Deixar que casos como o de Genivaldo passe em branco é jogar a toalha e se render à barbárie. 

Reforça essa necessidade outro episódio ocorrido na última semana, no Rio de Janeiro, que foi a Operação da Polícia Militar fluminense e da PRF na Vila Cruzeiro. Foram prender chefes de facções criminosas e saíram de lá com 23 corpos — supostamente de bandidos — nos camburões. 

O combate à criminalidade não pode ser sinônimo de execução. E é isso que o procurador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Rodrigo Mondego, quer apurar se aconteceu. "Existem indícios de execuções em algumas regiões. Indícios de que pelo menos uma pessoa foi torturada antes de ser morta. E existem indícios de mortos a facadas. Então, a gente está aguardando o desenrolar da perícia do IML para ver em que condições essas pessoas foram mortas", disse o procurador. 

É preciso apurar e, quando for o caso, punir os policiais que ultrapassam a fronteira da lei. O Brasil não pode virar o país da barbárie, dos justiceiros.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.