» Sr. Redator

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se tornou uma vergonha mundial. Tentou dar uma de estadista ao receber no Brasil o empresário Elon Musk, o homem mais rico do mundo. Somente os bolsonaristas raízes acreditaram que, daquele encontro, sairia algo realmente relevante para o país. Musk tem seus próprios interesses. E vai usar o provincianismo de Bolsonaro para se dar bem. Que fique claro: o presidente brasileiro é rejeitado em todos os países sérios do mundo.

Olga Santos,

Ceilândia

Doria

O mineiro Aécio Neves é um ser ardiloso. Desde que declarou João Doria como inimigo, trabalhou pesado para minar a candidatura do ex-governador de São Paulo ao Palácio do Planalto. Aécio é vingativo. E, bolsonarista de carteirinha, também vai fazer de tudo para destruir a candidatura da senadora Simone Tebet, alçada como possível representante da falida terceira via. Doria foi só mais um a ser abatido na empreitada de Aécio de levar o PSDB para o colo de Bolsonaro, que tenta a reeleição.

Francisco Júnior,

Sobradinho

Podemos

Os sofisticados adeptos do politicamente correto encontraram uma maneira de praticar com mais rapidez e insegurança suas encantadoras proezas. Agora, fazem parte do Podemos, novo partido político que veio disposto a botar para ferver nos hábitos dos brasilienses. Poderão continuar jogando lixo nas ruas, achando que calçadas e asfalto são lixeiras. Permanecerão indiferentes e longe do bom senso: não recolhendo a porcariada dos seus bichinhos de estimação; andando de bicicleta na calçada; passeando com cães imensos e agressivos sem a necessária e prudente focinheira; estacionando em locais proibidos; colando o carro na traseira do outro; desrespeitando vagas de idosos e deficientes; dirigindo com o braço para fora. O engraçadinho quer exibir o relógio novo ou perder o braço. Motoqueiros não correm, voam. Tolice dar a seta para mudar de faixa. Imaginam que a seta é para enfeitar o carro ou usar como brinco. A turma gente boa dos politicamente corretos também insiste em não usar com atenção e segurança a faixa dos pedestres. Justiça aos motoristas. Nem todos desrespeitam a faixa. São graciosos, imprudentes e irresponsáveis aqueles que estacionam nas curvas dos retornos, congestionando ainda mais quem deseja entrar na comercial. A sigla Podemos veio para ficar ainda mais perto dos sem noção. Os que agem certo e respeitam as leis e normas que se lixem.

Vicente Limongi Netto,

Lago Norte

Petrobras

Que confusão o presidente Jair Bolsonaro está fazendo com a Petrobras. Tudo pela reeleição. Desde que assumiu o governo, já nomeou o quarto presidente da estatal. Tudo marketing para agradar seus eleitores, pois o principal ele não fez, que foi encontrar uma solução para conter a forte alta dos preços dos combustíveis, como estão fazendo várias nações. Todo o desastre na gestão Bolsonaro só confirma o quanto ele é incompetente para o cargo que ocupa. E ainda diz que só sairá da cadeira mais importante do país pelas mãos de Deus. Sairá sim, mas pelos votos da maioria dos brasileiros.

João Martins,

Jardim Botânico

Correio

Parabenizo o Correio Braziliense, por dar voz ao sr. Qais Shqair, Embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, no artigo: Jerusalém, rastreando a relevância (23/05). E, claro, parabenizando também o articulista, pela sua ponderada, justa e sensata argumentação. Israel, certamente, tem também as suas razões, mas devem prevalecer, agora e sempre, o direito internacional, sobre as convicções religiosas, como propõe o Sr Qais. E a comunidade internacional tem uma grande responsabilidade, especialmente os Estados Unidos, pois o que estão fazendo é um jogo duplo: no caso da Ucrânia, parece uma questão justa e humanitária, mas por que, no caso da Palestina, não há uma intervenção também? Em ambos os casos, a solução pacífica é pela via diplomática, necessariamente. Vencer pelas armas e pela força bruta é uma vitória de Pirro e levará tanto a Rússia quanto Israel ao caos, como fazem com a Ucrânia e a Palestina, respectivamente.

Humberto Pellizzaro,

Asa Norte