mineração

Análise: Quais adaptações da indústria de mineração finlandesa podem ser compartilhadas com o Brasil?

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 06:00
 (crédito: Brasilmining)
(crédito: Brasilmining)

ILONA LUNDSTRÖM - Diretora-geral de Inovação e Financiamento Empresarial do Ministério da Economia e Emprego da Finlândia

O Brasil é uma superpotência em vários setores e a mineração é uma de suas indústrias-chave. O país tem destaque no setor global de minério em termos de produtividade e reservas. O bom desempenho brasileiro na produção e exportação explica o porquê de empresas locais traçarem, cada vez mais, planos de investimentos que possibilitem o desenvolvimento e a adoção de processos sustentáveis. Com tecnologias digitais, podemos aumentar a produtividade e a segurança na mineração.

Além de contribuir para a arrecadação de impostos e geração de empregos, a mineração é responsável por um legado de desenvolvimento social e tecnológico que pode ser mais eficiente e sustentável. É uma exigência de nosso planeta: precisamos promover e incentivar inovações na mineração, bem como adotar melhores práticas no setor.

As oportunidades estão no horizonte, pois a mineração já está adotando processos e produtos compatíveis com os padrões internacionais de ESG (environmental, social and governance). Tecnologias novas e sustentáveis devem impulsionar projetos. De acordo com um relatório do Grupo Banco Mundial, a produção de grafite, lítio e cobalto pode aumentar em quase 500% até 2050 para atender às demandas por tecnologias de energia limpa.

Além de investimentos, é importante promover parcerias para o desenvolvimento técnico em prol da sustentabilidade. A mineração sustentável deve permear toda a cadeia produtiva para favorecer o desenvolvimento econômico e social, viabilizando mais segurança, preservação ambiental e melhorias para comunidades locais e originárias.

Acredito que Brasil e Finlândia podem se beneficiar do diálogo e colaboração, pois ambos têm longa história na mineração. A Finlândia saúda o Brasil pelo recente lançamento do Plano Nacional de Mineração (PNM 2050), cuja gestão de longo prazo visa orientar políticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do segmento no país. A construção colaborativa do plano assina o compromisso brasileiro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a transição para economia de baixo carbono.

A Finlândia está, neste momento, reformando a Lei de Mineração para elevar o nível de proteção ambiental e garantir as condições de operação das minas, melhorando a compreensão da sociedade e gerando oportunidades. Novas tecnologias contribuem para alcançarmos esses objetivos.

Por isso, consideramos fundamental investir em pesquisa e desenvolvimento para reduzir o impacto ambiental da mineração. Uma boa ideia é a eletrificação das máquinas, que melhora as condições de trabalho e reduz a pegada de carbono das operações.

Também apostamos na digitalização para refinar o monitoramento de procedimentos e instalações, como barragens e lagoas, no local da mina. O controle on-line melhora a eficiência dos processos e a recuperação dos ambientes, ao passo que minimiza o uso de matérias-primas, incluindo água e produtos químicos. Além dos aspectos ambientais, a digitalização, inteligência artificial e a eletrificação elevam o desempenho e a segurança do trabalho, expandindo eficiência e economizando custos. Essa nova forma de fazer e pensar a mineração requer diálogo aberto e cooperação entre a indústria e stakeholders.

A troca contínua permite que encontremos soluções para limitar distúrbios na comunidade. Por isso, as partes interessadas devem ser informadas sobre as operações e desenvolvimentos, inclusive de novas tecnologias e soluções voltadas para redução do impacto ambiental e melhoria da utilização de matéria-prima.

Sabemos que novos métodos possibilitam encontrar frações valiosas nos fluxos secundários das minas, nos resíduos de rochas e nos rejeitos. Investigá-los fornece conhecimento sobre como extrair mais matérias-primas valiosas e como reutilizá-los. É possível, por exemplo, reaproveitar os rejeitos da mineração na construção civil, substituindo areia e outros materiais não renováveis. Cumprimos, assim, princípios da economia circular.

Na Finlândia, o envolvimento dos stakeholders e as possibilidades de influência da comunidade local e dos municípios são reforçados na legislação. Apreciamos a cooperação. Eu gostaria de ver o Brasil e a Finlândia conectando o melhor das inovações de ambos os países para criarmos, juntos, um futuro mais sustentável.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.