Frankstein

Correio Braziliense
postado em 03/06/2022 00:01

Nada como eventos imprevisíveis e incontroláveis pelos seres humanos, para mostrar a viabilidade de outros caminhos, renovando e empurrando velhos conceitos para fora da estrada. Foi assim com a pandemia. De repente, o home office, uma opção de trabalho puramente racional e adequada a um mundo congestionado e superpopuloso, e que parecia longe da realidade brasileira e mundial, ao menos na visão dos antigos modelos burocráticos impostos aos trabalhadores, se tornou o novo normal, com pessoas cumprindo suas tarefas diárias sem sair de casa, economizando recursos, para si e para o país.

Em certo sentido, essa mudança na direção dos ventos pode ser aplicada também, guardada as devidas proporções, à chamada Federação de Partidos. Instituída pelo Congresso Nacional em 2021, inserida na meia-sola da reforma política, em plena pandemia, permitiu que as legendas possam atuar, unificadamente, em todo o país, no que se pretende ser uma futura fusão de partidos.

Na verdade, a federação foi uma gambiarra improvisada, para impedir que as pequenas legendas naufragassem no quesito representatividade, atraindo-as para as legendas maiores e, com isso, aumentando o tempo de propaganda e de recursos oriundos dos fundos eleitorais e partidários.

Mesmo sendo obrigados a permanecerem coligadas depois das eleições, não há, evidentemente, afinidades programáticas entre os elementos que formam o conjunto de federações. De fato, ninguém, nem mesmo os eleitores, conhecem os novos estatutos dessas federações. O que importa é saber que elas, mesmo antes do pleito de outubro, demonstram, na prática, a possibilidade concreta de que se estabeleça novo modelo de representação, em que quatro ou cinco forças políticas, no máximo, tenham assento no Congresso, acabando coma a miríade de legendas, a grande maioria, siglas de aluguel e sem importância alguma.

A pandemia, a possibilidade de trabalho remoto dos congressistas, a polarização política, os atentados, como o sofrido pelo então candidato Bolsonaro em Juiz de Fora, e a insegurança geral vão empurrando as campanhas para fora das ruas, longe do contato direto com o público. No novo modelo, as redes sociais ganharam terreno e parecem ditar o jeito atual de fazer campanhas. Todas essas alterações radicais, seriam impensáveis até três anos atrás. É a política a reboque da ocasião.

Se, por um lado, a pandemia forçou o aparecimento de novos modelos políticos, no que pode ser chamado de reforma política pandêmica; por outro, a reclusão forçada e o medo da doença e mesmo a luta pela vida, forçaram os cidadãos a se distanciar do dia a dia da política. Foi justamente nessa ocasião de recolhimento geral, que ministros do Supremo encontraram nas filigranas jurídicas, o caminho que desejavam para empurrar, goela abaixo da sociedade, o ex-presidente Lula, embaralhando e conspurcando as eleições, criando um factoide surreal, que ameaça o próprio futuro democrático do país.

Lula é, de fato, o candidato que os ministros das altas Cortes querem de volta à Presidência. Não apenas eles, mas os banqueiros, os empresários, que sempre tiveram no Estado seu cliente mais rentável e outros que enxergam e anseiam pela volta do país ao período pré Operação Lava-Jato. Como candidato favorito nas pesquisas pouco detalhadas, Lula afirma que não participará de debates. Quando estava na prisão, fez o que pôde e o que não pôde para participar dos debates. Agora, diz que não vai se expor. Ao eleitor, que a lei obriga o comparecimento às urnas, não é dada a faculdade de se eximir. A legislação precisa obrigar os candidatos a participar dos debates. Afinal, essa é a maneira do eleitor conhecer o caráter e as propostas de cada um desses postulantes. Com altíssima intenção de votos, mas sem poder caminhar livremente pelas ruas e sem participar de debates com outros adversários, Lula se tornou o candidato de laboratório, que, à semelhança da criatura trazida ao mundo pelo cientista Victor Frankenstein, no romance de Mary Shelley, de 1818, sonha em reascender os tempos sombrios da era petista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags