futebol

Análise: Quando o caro sai barato

Marcos Paulo Lima
postado em 04/06/2022 06:00 / atualizado em 04/06/2022 12:33
 (crédito:  Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A temporada de gala de Vinicius Junior vai muito além do protagonismo no título do Real Madrid na Champions League, há uma semana, no Stade de France, em Saint-Denis. A régua usada para medir o desempenho dele não pode se restringir aos 22 gols e 16 assistências na temporada 2021/2022 do futebol europeu. É preciso ressaltar quem o atacante de 21 anos deixou para trás no elenco para virar o dono do pedaço esquerdo do sistema tático merengue.

Em condições normais de temperatura e pressão, Vinicius Junior seria reserva do belga Eden Hazard e do galês Gareth Bale. Os dois ocupam as mesmas faixas de campo do brasileiro — as pontas. No entanto, ambos passaram pelo constrangimento de testemunhar, do banco, o menino de São Gonçalo (RJ) brindá-los com a conquista.

Hazard desembarcou no Real Madrid, em 2019, por 115 milhões de euros. Dos 56 jogos do time na temporada recém-encerrada, ele participou de 23. Fez um gol e deu duas assistências. Zinedine Zidane dava moral. Insistia bastante com Hazard e deixava Vinicius Junior como opção no banco. Carlo Ancelotti subverteu a ordem. Estabeleceu uma nova hierarquia. Contratado por 45 milhões de euros, menos da metade do valor pago pelo clube merengue ao Chelsea por Hazard, Vini passou a ter o concorrente como eventual substituto.

Bolado, o atacante belga sabe que está devendo. Fez promessas aos torcedores madridistas na comemoração da 14ª conquista da Champions League. "Cheguei há três anos, mas as lesões aconteceram. Na temporada que vem darei tudo pelos torcedores. Passei de um ano e meio a dois com muitas dores no tornozelo, mas me sinto melhor e sei que, se chegar ao nível que quero, posso dar muito ao clube", discursou.

Gareth Bale tem história no Real Madrid. Fez golaço em final de Liga dos Campeões. Entretanto, no sábado passado, foi, no mínimo, cara de pau. Exibiu mão cheia para ostentar a quinta conquista pessoal no torneio. Porém, pouco ou nada fez por isso. Passou a temporada inteirinha dando "migué" entre tapas e beijos com Carlo Ancelotti.

O galês disputou sete partidas na temporada. Teve sete minutos em campo na Champions League. Fez um gol numa partida válida pelo Campeonato Espanhol. Somou mais minutos em campo com a camisa do País de Gales (615) do que pelo Real (291).

A trama do gol do título contra o Liverpool poderia ter sido construída por Bale e Hazard. Ambos custaram juntos 216 milhões de euros. Coincidentemente, jogaram no Real Madrid nas funções em que o lance crucial é arquitetado.

No entanto, a jogada nasce na direita com assistência do uruguaio Valverde, de 23 anos, adquirido por 5 milhões de euros quando era da base do Peñarol, e termina na esquerda, com o gol de Vinicius Junior, de 21. Às vezes, o caro sai barato. O gol do título custou 50 milhões de euros. Quatro vezes menos do que Bale Hazard.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.