» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 04/06/2022 00:01

Capital exuberância

Ciceroneei umas amigas visitantes que não conheciam Brasília. Devido ao tempo, me prendi apenas ao Plano Piloto. Expliquei a lógica urbana da cidade com suas quadras residenciais, comerciais, hoteleiras e demais segmentos que dão funcionalidade ao cotidiano da urbe. Há décadas que moro aqui, mas sempre me rendo à sua estética e praticidade. As visitas ficaram admiradas pela abundância espacial. Tanto das avenidas quanto a visualização desimpedida do céu por edifícios elevados, evitando a presença especulativa imobiliária de espigões. Pela exuberância do céu de Brasília, expliquei o gabarito de seis andares dos blocos residenciais, intencionais, de Lúcio Costa. As passarelas uniformes dos eixões acharam lógicas, em contraste com a ausência de viadutos corpulentos que metrópoles exibem como sinal de desenvolvimento. Diante do olhar de admiração pela estabilidade plástica da capital, com ausência de poluição ambiental, sonora e visual, declarada como patrimônio cultural pela Unesco, esclareci que o Plano Piloto é cercado por uma muralha de contrastes reinantes nas cidades satélites. Em meia hora de conversa, elas perceberam que a Brasília da Esplanada dos Ministérios, enquadrada nos noticiários televisivos, não é mais absoluta nas atividades econômicas e culturais. Em mais meia hora se inteiraram que as questões de trânsito, segurança, mendicância e demais questões que afligem os grandes centros, estão prescritas em nosso cotidiano às margens da desatenção do poder público. Como, de resto, da cidade que elas provieram e das que já visitaram pelo Brasil. Por fim, declarei meu amor por Brasília.

Eduardo Pereira,

Jardim Botânico

Desejo

Estamos no ano das eleições no Brasil e a briga para conquistar um lugar ao Sol é muito grande, principalmente pelos políticos que estão no poder. Há políticos que querem continuar nos cargos que estão ocupando, os que querem mudar de cargos, saindo do atual para outro bem melhor. E, se não bastasse, ainda temos que aceitar os novatos que sonham em fazer parte dessas mordomias que o Congresso garante para eles, tais como, carros com motoristas, passagens aéreas, auxílios moradias, planos de saúde familiares, além de vários outros tipos de gratificações e benefícios exacerbados que só eles têm e que nós, eleitores, por meio do voto, outorgamos aos eleitos. Enquanto isso, centenas de milhares de eleitores, assim como eu, pobres e necessitados, trabalhadores honestos que labutam 12 meses, sendo que um semestre é somente para pagar impostos. Nós queremos um Brasil melhor e não podemos perder a esperança de ver um dia todos os cidadãos unidos por um país justo para todos, respeitando os espaços e os direitos de cada um, independentemente de classe social, cor, etnia, raça ou sexualidade.

Evanildo Sales Santos,

Gama

Pobreza de espírito

Incansavelmente, a mídia tem dado guarida às ideias que expressam insatisfação com o governo do atual Presidente. Seja qual for o pretexto, as notícias levam os cidadãos a interpretarem-nas como sendo danosas ao país, por culpa do Bolsonaro. Vejo isso pelas cartas daqueles leitores que, inadvertidamente, sem se preocuparem com a origem das informações, juntam ações diferentes em um mesmo contexto para formar um quadro irreal de atividades estapafúrdias relacionadas a uma má condução da política governamental! No domingo (29/5) um leitor conseguiu relacionar com sendo culpa de um "reduto bolsonarista" — formado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) — o assassinato de um esquizofrênico em uma câmara de gás improvisada! Termina dizendo que: (sic) "...nada nesse governo é por acaso, nada é aleatório e tudo exala desumanidade e morte com as bênçãos ruminantes da maioria dos evangélicos". É muita pobreza de espírito!

José de Mattos Souza,

Lago Sul

Família

A família se constitui na célula da sociedade, o que acontece com a Sagrada Família, que se apresenta com a célula da humanidade. É no matrimônio — união estável — que se inicia a formação do núcleo que vai constituir uma comunidade que pode ter os filhos como objetivo maior. Na união, marido e mulher têm sua missão, que é a de preservar os laços de família e manter um relacionamento saudável. Ao saber que a relação a dois sofre desgastes, aí deve haver, mais do que nunca, a compreensão e a solidariedade, que move os corações.

Enedino Corrêa da Silva,

Asa Sul

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags