ARTIGO

Ana Dubeux: "Conexão Brasil-Europa no Correio Braziliense"

"Vicente é de uma força de trabalho impressionante e um jornalista muito querido por essas bandas. Mas, se vai deixar saudades aqui no dia a dia da Redação, certamente vai continuar nos premiando com seu talento nas páginas físicas e virtuais do jornal"

Ana Dubeux
postado em 05/06/2022 07:00 / atualizado em 11/06/2022 15:32
Na semana que passou, Vicente se despediu da Redação (física) do Correio Braziliense para encontrar a vontade de passar uma temporada fora do Brasil -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Na semana que passou, Vicente se despediu da Redação (física) do Correio Braziliense para encontrar a vontade de passar uma temporada fora do Brasil - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Só sei que ele estava em Nova York em 11 de setembro de 2001. E isso pode dizer muita coisa sobre Vicente Nunes. Em primeiro lugar, um bom repórter normalmente é predestinado à notícia. Tem sorte, mas também ímã, atraindo o que parece ser seu por direito. Vicente tem caso sério com a notícia. Dos Estados Unidos, fez uma cobertura ímpar, viva, humana e testemunhal do atentado às Torres Gêmeas e tudo o que se seguiu a ele.

Na semana que passou, Vicente se despediu da Redação (física) do Correio Braziliense para encontrar a vontade de passar uma temporada fora do Brasil. Vai para Lisboa. De lá, como repórter especial, fará a conexão Brasil-Europa para o leitor do Correio, com reportagens especiais e análises sobre o olhar do continente europeu sobre o Brasil.

Não tenho dúvidas de que também vai nos contar com detalhe e graça como vive um brasileiro por aquelas bandas. Assim como traduziu por 22 anos, durante sua permanência no Correio, para o leitor comum, os jargões econômicos e tantos assuntos áridos. Sempre falou e escreveu com desenvoltura, seja para Dona Fulana, seja para um alto executivo. Tanto no Correio quanto nas outras redações por onde passou, como Gazeta Mercantil, Globo, Jornal do Brasil e Estadão.

Repórter premiadíssimo, editor de economia, colunista, dono de um blog (leia neste link) que deu muitos furos e editor executivo do Correio desde 2016, Vicente liderou várias coberturas, coordenou equipes e projetos especiais, mediou debates, atuou na bancada do CB.Poder e CB.Agro.

Agora, vai enfrentar o desafio de olhar para o Brasil com a lupa do europeu, analisando a forma como se enxerga o país lá fora. Sei que não vai conter seu abraço aos assuntos mais frios, políticos ou econômicos, e vai descrever para nós o brasileiro imigrante, sonhador, nostálgico, saudoso ou plenamente realizado.

Uma cobertura internacional que vai fazer diferença nesse momento em que tantos pensam em mudar de vida, embarcar em terras distantes ou mesmo voltar para perto do Brasil. O mundo anda cheio de encontros e partidas. Vivemos nesse fluxo de idas e vindas e é bom ter quem nos dê norte e sul, orientação, por meio de informação.

Vicente é de uma força de trabalho impressionante e um jornalista muito querido por essas bandas. Mas, se vai deixar saudades aqui no dia a dia da Redação, certamente vai continuar nos premiando com seu talento nas páginas físicas e virtuais do jornal. E ainda vamos ouvir sua gargalhada nas lives da vida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.