opinião

Visão do Correio: O emprego volta a crescer

Correio Braziliense
postado em 07/06/2022 06:00
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Uma semana depois de a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrar queda na fila de desemprego no primeiro trimestre deste ano — o número de pessoas ocupadas chegou a 96,5 milhões, o maior desde o início da série histórica, em 2012 —, o Ministério de Trabalho e Previdência anunciou ontem outra boa notícia nessa seara: o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou que o país fez 196.966 contratações com carteira assinada em abril. Os salários ainda não reagiram à altura como todos gostariam. Mas os novos postos de trabalho, na atual conjuntura, já são um avanço e tanto.

Assim como a Pnad-Contínua surpreendeu analistas de mercado, o Caged também trouxe dados bem melhores do que os previstos por esses especialistas. O Brasil abriu 196.966 empregos formais em abril, ficando acima tanto na comparação com março (88.145) quanto em relação a abril do ano passado (89.538). No total, houve 1,85 milhão de contratações e 1,66 milhão de desligamentos. O resultado é que o saldo positivo do ano subiu para 770.593 — apesar de ter ficado abaixo do mesmo período de 2021, quando o superávit foi de 894.664 vagas criadas.

Como havia ocorrido com a Pnad-Contínua, a abertura de postos de trabalho identificada pelo Caged em abril foi impulsionada pelo setor de serviços ( 117.007 vagas), com destaque para as áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas ( 39.610) e administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais ( 30.415). Além disso, houve mais contratações do que demissões no Comércio ( 29.261), na construção ( 26.378) e na indústria (25.341). O dado negativo ficou com o grupo Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que encerrou o mês com 1.021 empregos a menos.

Num olhar abrangente, do cenário nacional, vemos que o Caged aponta saldo positivo de contratações em todas as cinco regiões brasileiras: Sul, com 25.598 novo postos de trabalho (alta de 0,32% na comparação com o mês anterior); Sudeste, com 101.279 (0,48%); Centro Oeste, 25.598 (0,72%); Norte, 12.023 (0,62%); e Nordeste, 29.813 (0,45%). Em relação às unidades federativas, São Paulo abriu 53.818 novos postos (0,42% a mais, na comparação com março); seguido do Rio de Janeiro, com 22.403 postos (0,69%); e de Minas Gerais, com 20.059 postos (0,46%).

À primeira vista, quando se olha para os dados do Caged de abril, a impressão é de que sinalizam para um início de um segundo trimestre promissor a ser confirmado pela próxima Pnad. Vale destacar, contudo, que as duas pesquisas têm metodologias distintas. As informações do Caged são obtidas de empresas e dizem respeito a contratações e demissões de pessoas com carteira assinada feitas pelo setor privado, enquanto as da Pnad-Contínua são coletadas pelo IBGE por meio de pesquisa domiciliar e abrange também o mercado informal de trabalho.

Por essa razão, apesar de alguns pontos em comum, os dois levantamentos não podem ser comparados. O fato é que ambos — Caged e Pnad — parecem desconcertar analistas de mercado, que têm errado sistematicamente as previsões. A favor deles, ressalve-se, a quantidade de eventos adversos a desafiar prognósticos otimistas. Afinal, não deve ser fácil apostar na criação de empregos em meio a ao vaivém de uma crise sanitária sem precedentes, uma guerra que mexe com a economia mundial, juros em alta e inflação que não dá sinais de trégua. Ainda bem que eles têm errado feio nas contas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.