A maldição do ouro negro

Correio Braziliense
postado em 22/06/2022 00:01

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, repetia o filósofo de Mondubim ecoando o bardo quinhentista Camões. Tal observação atemporal, cabe muito bem no atual manequim da estatal dos combustíveis, a Petrobras. Criada para dar autonomia e independência ao país em relação aos derivados de petróleo, a companhia tem tido muitos papeis ao longo das décadas. Alguns de importância estratégica, outros, de interesse meramente político.

Hoje, a estatal parece ter se transformado numa autêntica dor de cabeça para o governo e para os brasileiros. O que a empresa entrega com uma mão, por meio de impostos e dividendos, arranca com a outra, na forma de uma paridade injusta de preços dos seus produtos. Felizes com o desempenho econômico dessa empresa estão apenas os acionistas e os diretores que gerenciam os negócios bilionários do ouro negro.

Com o último reajuste, vindo na crista de inúmeros outros, elevando a gasolina em mais de 5% e o diesel, em 14,26%, a política de preços da Petrobras conseguiu uma unanimidade contra si, ao se colocar entre o principal fator do crescimento da inflação. A gritaria tem sido geral, com todos acusando a empresa de praticar preços abusivos de olho apenas nos lucros e na rentabilidade dos acionistas e da cúpula dirigente. As discussões sobre a conduta da gananciosa da Petrobras extrapolaram as salas de sua sede, no Rio de Janeiro, e passaram a ecoar por todo o país, principalmente em Brasília, onde, às vésperas das eleições gerais, o tema atingiu alta temperatura política.

As ameaças vêm de todos os lados. O presidente da República, que até hoje parece não ter acertado um nome para a direção da estatal, depois de várias mudanças e de inúmeros apelos para que a empresa encontrasse uma fórmula de preços razoáveis, dentro da realidade nacional, perdeu a timidez e agora acusa a petroleira de traição.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, promete não se opor a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mesmo que a comissão venha a se transformar num palanque privilegiado para as campanhas políticas. No meio dessa confusão, que vem se estendendo por anos, a oposição, parece ter encontrado um gancho para pendurar seus argumentos contra o governo, esquecendo-se do que fez com a estatal, e que resultou na Operação Lava Jato e no chamado Petrolão.

Há ainda ameaças, vindas de diversas partes para que a taxação dos lucros da empresa seja revista para cima. Outras ameaças também são verbalizadas, como aquela que pretende entregar ao alvitre da Agência Nacional do Petróleo (ANP), toda a política de preços referente à Petrobras. A crise dos preços dos derivados do petróleo, transformado em commodities e cotado, no mercado internacional, pela variação do preço do barril em dólar, encontrou internamente um país em séria crise, com o aumento da inflação e do número de famílias vivendo na pobreza.

Há uma disparidade enorme entre os preços praticados internamente e o preço contado no exterior. Para um país continental e que tem, desde os anos cinquenta, calcado seu modelo de transporte por rodovias, o aumento do diesel é um tiro de morte na movimentação de cargas. Os caminhoneiros já estão acertando os ponteiros para deflagrar uma paralisação monstro, levando um complicador a mais em todo esse processo.

A verdade é que o governo não tem todos os instrumentos legais para modificar a política de preços da empresa, mesmo sendo grande acionista. O pior é que qualquer intervenção mais brusca nessa empresa, pode ocasionar, além de mais inflação, um risco de desabastecimento generalizado, elevando o termômetro da crise.

A proximidade das eleições é ainda fator de risco para toda essa crise de paridade de preços da Petrobras, uma vez que induz aos candidatos à formulação de programas demagógicos e populistas, que podem agravar ainda mais a relação dessa empresa com o mercado interno. Internamente, sem concorrentes diretos e dominando mais de 80% do mercado brasileiro, a Petrobras continua fazendo ouvidos moucos à crise, indiferente ao que ocorre hoje no Brasil.

Amparada por seus estatutos e movimentando-se ao sabor dos elevados preços desse produto no mercado internacional, a Petrobras enxerga ainda mais lucros com a aquisição de novas plataformas que virão, com as perspectivas do prolongamento da guerra no leste europeu e outros fatores, todos eles distantes da realidade cotidiana do país.

Trata-se aqui de uma empresa que cresceu, graças aos brasileiros, mas que hoje se mostra indiferente e até hostil àqueles que lhe deram vida. Como principal fornecedora de combustível ao país, a Petrobras não se movimenta com base em conceitos como patriotismo, cidadania ou outros apelos do tipo sentimental. Seu objetivo é o lucro, não importando como obtê-lo. A maldição do ouro negro, que atingiu muitos países mundo afora, parece ter encontrado, agora, um novo país para pôr de fora suas garras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags