» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 24/06/2022 00:01

Ameaças

A Justiça Federal anunciou que o juiz que decretou a prisão provisória do ex-ministro da Educação recebeu centenas de ameaças. Assessores do Palácio do Planalto insinuam que a decisão do juiz tem viés político. Pergunto: o patrulhamento ideológico faz parte da democracia bolsonarista?

Flávio Salles,

Park Way

Diferença

Ao vermos notícias que nos envergonham, como a prisão de um ex-ministro por suspeita de corrupção, e ainda a eleição e reeleição de figuras do calibre daquele Senador da República que foi flagrado com dinheiro na cueca, chegamos à conclusão que estas duas figuras públicas têm razão em suas assertivas: primeiro Pelé, ao declarar que o brasileiro não sabe votar, e segundo Winston Churchill, autor desta pérola: "A diferença entre os humanos e os animais é que os animais não aceitam estúpidos para liderar a manada".

Paulo Molina Prates,

Asa Norte

Muito pouco

Muita gente acredita que a prisão do ex-ministro da Educação e pastor Milton Ribeiro, suspeito de corrupção, em parceria com mais três pastores, influenciará o resultado das eleições de outubro. Duvido que esse episódio seja significativo no resultado do pleito. A inegável corrupção com o dinheiro da educação não será determinante para despejar o inquilino do Palácio do Planalto. Há vários outros episódios de corrupção, de afronta à Constituição, como incitamento a ataques às instalações do Supremo Tribunal Federal, ameaça de golpe militar e, o pior de todos, a negação da pandemia e o adiamento da compra de vacinas, a ponto de, hoje, haver cerca de 700 mil morte. Isso, sem contar com o esquema de propina que rolou no Ministério da Saúde, sob o comando de um general radicalmente incompetente, para a compra dos imunizantes. Desde 2019, não faltaram motivos para romper o contrato de locação e e forçá-lo a mudar de residência, cedida por cerca de 57 milhões de votos. De lá pra cá, a lista de atos e decisões contra a sociedade é quilométrica. O governo dele, indiscutivelmente, é mais danoso aos brasileiros desde da redemocratização. Mas os cidadãos não reagem. Lembro-me que o reajuste de R$ 0,20 na tarifa de transporte público desencadeou uma onda de protestos contra a então presidente Dilma Rousseff até que ocorre o impeachment. Não será uma negociata entre pastores, fazendo valer o padrão "pequenas igrejas, grandes negócios", que comprometerá a imagem cheia de nódoas de um capitão insensível e incompetente. Isso é muito pouco.

Gilberto Neves,

Lago Norte

Tiro no pé

A colunista Circe Cunha tem uma escrita impecável e, bem a propósito, à direita de quem vai — ou vem. Logo no dia de mais um tiro no pé do ex-ministro e ex-pastor, a afiada jornalista cita, piamente, o versículo vaidade das vaidades, é tudo vaidade. Nem tudo é mera vaidade. É, sim, expropriação, para evitar palavras mais incisivas. É uma direita que não age direito. Todo dia, toda hora, mais notícias de compadrio, desvio de verbas, orçamento secreto, cartões sob sigilo. Mortes e mais mortes, gente soterrada, mas não esquecida. Tudo isso causa aflição de espírito, mas apenas de um lado, que ela deseja clarear em outubro. Para a direita, é claro. Não é simples ódio, como alega; é mais, muito mais: é prevaricação, enquanto zé-povinho se arrasta na lama da fome e dos altos preços dos alimentos. A chamada direita, que vem-se endireitando desde os anos sombrios da ditadura, quer convencer a população de que tem boas intenções e que haverá boas ações. Deus está vendo: ministro-pastor preso [até que enfim!] reincidente no erro. Justiça cega no caso Damares contra a infância. E mais, muito mais. Como seria bom uma ampla distribuição de óculos para miopia!

Thelma B. Oliveira,

Asa Norte

Tragédia

O Hospital Universitário da UFSC comunicou que procedeu ao aborto em uma menina de 11 anos. Relembrando o triste caso, ela foi estuprada e estava com 29 semanas de gestação. Ou seja, o feto tinha sete meses e uma semana. Não houve aborto; houve assassinato. Conseguiram agravar uma tragédia por meio de outra tragédia. "Solucionaram" as consequências de um crime, por meio de um crime mais gravoso.

Milton Córdova Junior,

Vicente Pires

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags