» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 02/07/2022 00:01

Pecados

Esse governo que se diz religioso e vive invocando o nome de Jesus, atenta, constantemente, contra os pecados capitais. O ex-presidente da Caixa — gente fina — assediava as funcionárias e ameaçava não promovê-las, caso não cedessem a suas investidas. Pecador contumaz por luxúria e soberba. Um certo capitão é notável pela preguiça ou procrastinação, pela ira e pela vaidade. A maioria de seus apaniguados é acometida pela soberba, que significa orgulho desenfreado. Todos, sem exceção, são tomados pela vaidade ou ostentação, e pela cobiça ou ganância. Mentira é comum à maioria. O caso do ex-presidente da Caixa é tão absurdo que clama aos céus.

Thelma B. Oliveira,

Asa Norte

PEC dos combustíveis

Urge de fato que seja aprovada essa PEC. Há estados da Federação acostumados a ficar como jacaré acomodado na lagoa ou na queda da cachoeira: abrindo a boca para esperar que os peixes caiam dentro da armadilha, sugando neurônios de vidas alheias. E, até então, há casos de ICMS cobrados até acima de 30% sobre aquele produto vindo do fornecedor, incidindo, no ato da venda, quando da fatura entregue ao consumidor. E esse jogo de fornecedor, do intermediário governo estadual e o consumidor é como uma ciranda financeira demonstrada nos jogos de roletas — só quem sai ganhando são os donos das bancas. Há anos que o atual governo federal vem fazendo sua parte: diminuindo ou reduzindo, a zero, alíquotas de impostos federais. De outro lado, as contribuições de governos estaduais têm deixado a desejar. E, nessa roda gigante, o frio na barriga sempre vem caindo para o sofrido consumidor. Imaginemos, agora, quem precisa de combustíveis diariamente para ir prestar contas ao seu expediente (público ou privado) e em inúmeros casos de fretes de cargas, ou mesmo no transporte de passageiros. Ressalta-se que é de fundamental importância, na atual conjuntura, o papel do Congresso Nacional no remar das águas de boas intenções, já demonstradas, pelo Executivo Federal. Aqui, não entra interesses de A, B ou C. O que está em bom jogo é o benefício maior e melhor, na economia, que virá para o bolso do consumidor a curtíssimo prazo. Que tenhamos essa tão esperada redução nos preços dos combustíveis o quanto antes!

Antônio Carlos ampaio Machado,

Águas Claras

Responsabilidade

O artigo "Responsabilidade comum" (1/6, pág. 10) é exemplar, quando expõe o peso que recai sobre a mulher que deseja interromper a gravidez e os preconceitos recorrentes sobre o assunto, em especial a ausência da parcela de responsabilidade do homem coautor. A mulher é vítima do machismo, da violência doméstica, da falta de amparo à sua integridade e alvo dos que desejam legislar sobre seu corpo. Abortos continuarão existindo, infelizmente, com ou sem proibição. Proibido, continua a acarretar todas as mazelas advindas da insegurança e precariedade.

Fátima Bueno,

Lago Norte

José Sarney

Eu sempre gostei do presidente Sarney. Foi o presidente do povo sofrido. Enfrentou com dignidade e altruísmo o peso da maior inflação já vista no Brasil, após o fim dos governos militares. O general Figueiredo saiu pela porta dos fundos do Palácio do Planalto para não passar a faixa presidencial ao presidente eleito. Mas Sua Excelência Sarney, cônscio da liturgia do cargo, nada reclamou nem fez acusações ao antecessor. Ele pensou como um excelente católico que é: "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra". E Sarney soube com grande maestria, vencer todas as turbulências e entregou o país com uma Constituição, que Ulisses Guimarães a denominou de Constituição Cidadã. E, ainda, pacificou o Brasil. Parabéns a esse grande estadista.

José Lineu de Freitas,

Asa Sul

Agradecimento

A pleno vapor e celeridade está a obra do Manhattan Shopping, em Águas Claras, mais especificamente na avenida Araucárias. Trata-se de uma edificação de grande porte, constituída de três torres, duas residenciais e uma comercial, bem como, um conjunto de lojas. O canteiro de obra tem hoje, algo em torno de 160 colaboradores ou mais, nas mais diferentes profissões. Um dos pontos de destaque e louvável da obra, são as ações de prevenção com a segurança dos colaboradores, assim como, a limpeza interna e externa do canteiro de obra. A previsão da obra é levar quatro anos e meio para a sua conclusão. Como residente nas imediações, percebe-se de imediato uma valorização dos imóveis na região. O pioneiro e político Paulo Octávio, mais uma vez mostra como empreendedor, seu vigor e pujança neste seu mais recente empreendimento. Convém salientar, suas outras empresas do grupo, geram milhares de empregos e melhoria na qualidade de vida do cidadão. As Organizações PauloOctavio vêm, há 47 anos, investindo e consolidando-se no ritmo do crescimento do Distrito Federal, com mais de 4 milhões de m² construídos, 52 mil imóveis entregues e mais de 21mil empregos diretos, terceirizados e indiretos. A meta das Organizações PauloOctavio, não é só construir Brasília, mas contribuir com a construção de uma sociedade melhor também, com responsabilidade ambiental, adoção de novas técnicas, além do emprego de materiais ecologicamente corretos. A comunidade de Águas Claras, agradece!

Renato Mendes Prestes

Águas Claras

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags