ELEIÇÕES

Artigo: Uma luz no fim do túnel

Correio Braziliense
postado em 08/07/2022 06:00
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

ORLANDO THOMÉ CORDEIRO - Consultor em estratégia

As pesquisas de opinião têm revelado que cerca de 60% do eleitorado se definiu por uma das duas candidaturas que aparecem nos dois primeiros lugares. Esse percentual é resultado das respostas espontâneas em que não são apresentados os nomes dos concorrentes. Segundo os analistas de todos os institutos, nunca tivemos uma eleição do Brasil com tanto voto decidido a menos de 90 dias para o pleito.

Esse quadro tem dificultado a vida de candidatos que tentam furar a polarização. Nos últimos meses diversos postulantes foram ficando pelo caminho e, hoje, a aposta é Simone Tebet, até porque Ciro Gomes, em campanha há mais de um ano, não consegue crescer nas intenções de voto e ainda tem visto ampliar sua rejeição para um patamar equivalente ao do presidente.

Outro dado relevante é a identificação das questões ligadas, direta e indiretamente, à economia como as que preocupam a maioria dos eleitores, especialmente a inflação em alta desenfreada, com reflexo imediato no custo de vida de toda a população, particularmente da parcela mais pobre.

Tal constatação fez com que todas as candidaturas passassem a incorporar essa demanda em seus discursos e posicionamentos, a começar pelo próprio presidente. Desgastado por sucessivos escândalos em sua administração, não teve dúvida em criar programas emergenciais, cujo único objetivo é tentar reverter a desvantagem na corrida eleitoral.

Primeiro construiu a narrativa de que o aumento do preço dos combustíveis tinha dois grandes culpados: a Petrobras e os governadores. Em seguida, promoveu a quarta troca no comando da petroleira. E concluiu essa etapa do processo estimulando a criação e posterior votação pelo Congresso de uma PEC impondo um teto para a alíquota de ICMS sobre combustível, energia elétrica e telecomunicações.

E qual foi o comportamento da oposição? Para surpresa de muita gente, a maioria esmagadora dos parlamentares apoiou todas essas medidas. Até mesmo aqueles que pretendem disputar as eleições para governador em seus estados não se envergonharam de votar a favor, criando uma situação extremamente difícil para gestão financeira das unidades federativas em 2022 e 2023. A justificativa foi que não poderiam deixar apenas o governo federal ficar com os louros.

Cabe ressaltar que, no caso dos ataques sistemáticos à Petrobras, o governo conseguiu a adesão imediata de boa parte da oposição, com ex-presidente Lula e Ciro Gomes fazendo coro à ideia de se promover uma intervenção na estatal que passou a ser chamada de antipatriótica.

Não satisfeito com suas vitórias iniciais e diante do até então baixo impacto das medidas junto à população, o governo avançou ainda mais ao propor outra PEC, apelidada de "kamikaze", em que obteve um salvo conduto do Senado para fazer gastos extraordinários em ano eleitoral, violando completamente a legislação. E mais uma vez a oposição resolveu aderir com base na mesma justificativa, à exceção do senador José Serra que se manteve fiel as suas convicções. No momento em que escrevo essa coluna, a Câmara dos Deputados ainda não tinha votado, mas tudo indica que teremos resultado e comportamentos muito semelhantes ao apresentado pelos senadores na semana anterior.

Ora, são em momentos como esses em que a oposição deveria procurar se diferenciar do governo, mesmo correndo o risco de sofrer acusação de "votar contra o povo". Por outro lado, é forçoso reconhecer que muitos desses parlamentares e candidatos defendem posicionamentos ancorados na visão de que o Estado precisa assumir ainda mais funções como provedor na economia, para além das necessárias ações emergenciais.

Some-se a isso o oportunismo manifestado pelo governo e por parte da oposição que tentam acabar com a Lei das Estatais. Para quem não sabe, essa legislação foi criada para criar mecanismos de proteção das empresas contra a interferência política, com condições mais rígidas para o preenchimento de seus cargos de direção. Um exemplo de como era antes e que entrou para o folclore político foi a afirmação feita pelo então presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti, pressionando o governo Lula para nomear seu afilhado político na Petrobras. Era o ano de 2005 e ele fez a seguinte declaração pública: "O que o presidente me ofereceu foi aquela diretoria que fura poço e acha petróleo. É essa que eu quero".

Enfim, mantido o cenário atual e se confirmadas as tendências apontadas nas pesquisas, crescem as chances de termos uma grave crise contratada para 2023. Está difícil enxergar uma luz no fim do túnel.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.