» Sr. Redator

Correio Braziliense
postado em 16/07/2022 00:01

Chatô

Li, Chatô, rei do Brasil. Por isso, te conheci e aqui fica minha homenagem a ti. Tu és aquele que em parte engrandeceste e valorizaste nossa imensa cultura brasileira. Teu pai paraibano e tu um parisiense brasileiro. Não poderia deixar de te homenagear pequenino e grandioso Gilberto. Encontraste com teu Criador no mundo das artes, além da visão puramente física para uma vida eterna nos anais da nossa história pequenino Gilberto com sangue tupi-potiguar. Fostes um verdadeiro antropófago das obras de artes modernas brasileiras. Assim sendo, teu sangue é puramente Chateaubriand, Chatô do nosso universo puramente nordestino-paraibano brasileiro. Descanse em paz, envolto de tua paixão pelas artes modernas, em que encontraste, em teus 97 anos de existência, na Terra. Obrigado desde sempre.

Joildo da Silva Leite,

Goiânia (GO)

Impunidade

O senhor presidente vai continuar andando de moto pelo país todo infringindo as leis de trânsito, sem capacete, dando mal exemplo e sem receber nenhuma multa, é isso mesmo? Presidente cometendo infração e agente de trânsito prevaricando.

Iran Barros Nunes,

Jardins Mangueiral

Luto

O meu samba está de luto. Eu peço o silêncio de um minuto. Ops! O sigilo de 100 anos. Homenagem à história, que ficou cheia de glória, e pesa-me a rachadinha. Noel Rosa chorou ao ver o sigilo sobre R$ 6,1 milhões, que daria para comprar outra mansão. Ainda bem que a dona Justa é cega!

Thelma B. Oliveira,

Asa Norte

Império

As propostas de emendas à Constituição (PECs) são tão banais que, a qualquer hora ou mais ou menos dias, o presidente Bolsonaro poderá sugerir a PEC do Império. Como se sabe e é notório, o presidente conseguiu aprovar as mais esdrúxulas emendas: a dos precatórios contra o direito adquirido e a coisa julgada; a dos combustíveis, prejudicando os estados e municípios, beneficiando o candidato Bolsonaro e ofendendo flagrantemente a Lei Eleitoral; a do Auxílio Brasil, para beneficiar também o candidato Bolsonaro e ferir a lei eleitoral; e a PEC da bengala majorada para prejudicar o Supremo Tribunal Federal. É um tsunami de ofensas à Carta Magna. A PEC do Império seria para mudar o sistema de governo do Brasil e Bolsonaro ser nomeado Imperador vitalício deste país. Do jeito que as coisas estão ocorrendo, com Bolsonaro aliando-se à Rússia, inclusive comprando Petróleo daquele país e, ainda, teimando em aceitar as urnas eletrônicas, nada é difícil, diante dos absurdos que o Congresso vem aprovando. A nossa sorte é que Deus é brasileiro. Quem pensava que o Golpe de 1964 tinha como fundamento coibir a entrega do Brasil a um governo comunista?

José Lineu de Freitas,

Asa Sul

Decadência

Sou de direita, pelo simples fato de observar nessas quase oito décadas de existência, que as únicas notoriedades da esquerda, se encerram na incompetência e falta de hombridade, não obstante o trabalho da quase totalidade da mídia que perde a sua credibilidade, defendendo o indefensável. O maior exemplo, está na decadência da antes Vênus Platina. Alguns outros veículos, estão trilhando pelo mesmo caminho, medida essa, nada inteligente.

Jivanil Caetano de Farias,

Jardim Botânico

Vida eterna

Viver, viver cada vez mais e melhor, preferencialmente para sempre, é uma das buscas eternas do ser humano. É procura que, desde os primórdios do conhecimento traduzido em palavras, alimentou pensadores, escritores e poetas. E assim seguimos, numa ambição desenfreada, incansável, longuíssima, que Carlos Drummond de Andrade resumiu com bonita ironia: "E como ficou chato ser moderno. Agora serei eterno. Eterno! Eterno! O Padre Eterno, a vida eterna, o fogo eterno". Não existe movimento mais interessante na medicina, hoje, do que os avanços no campo da imortalidade, e não há nessa afirmação nenhum exagero (ainda que estejamos longe, muito longe, da vitória final). Apenas no ano passado, Apple, Amazon, Google, Microsoft e Facebook aplicaram grande parte de seu faturamento nos Estados Unidos, algo em torno de 150 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 600 bilhões, no chamado mercado da longevidade. O Google fundou a Calico, acrônico em inglês para California Life Company, cujo objetivo, atrelado a frondoso 1 bilhão de dólares de investimento. Não há dúvida de que a ciência vem possibilitando a extensão da vida humana. Mas, curiosamente, a fé também ajuda. Existem trabalhos que pesquisam minuciosamente, o peso da prática da religião e da espiritualidade na longevidade. Essa reviravolta, os investimentos dos gigantes do Vale do Silício, a fervura dos laboratórios e a saúde na palma da mão, além de uma boa dose de espiritualidade, compõem pílulas de renovada esperança em busca da vida eterna por aqui mesmo. Na Terra!

Renato Mendes Prestes,

Águas Claras

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags