acordo de paz

Artigo: Dois anos desde os Acordos de Abraão

Correio Braziliense
postado em 15/09/2022 06:00
 (crédito: ASHRAF SHAZLY / AFP)
(crédito: ASHRAF SHAZLY / AFP)

DANIEL ZOHAR ZONSHINE - Embaixador de Israel no Brasil

No dia de hoje marcamos dois anos desde que os Acordos de Abraão foram assinados. Em 15 de setembro de 2020, nos gramados da Casa Branca em Washington, Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein assinaram um acordo de paz histórico que foi um avanço significativo e abriu uma nova era de paz no Oriente Médio. Em seguida, o Reino do Marrocos se juntou a esse grupo de paz e renovou suas relações com Israel, assim como, mais tarde, o Sudão, que anunciou a normalização das relações com Israel. Ao fazê-lo, esses países se juntaram ao Egito e à Jordânia, os primeiros a assinar acordos de paz com Israel em 1979 e 1994, respectivamente.

Dois anos após a assinatura dos acordos, as relações de paz e normalização de Israel com esses países estão se expandindo e aproximando, servindo à construção da nova arquitetura no Oriente Médio, que permite a prosperidade dos países desse grupo. Altos funcionários de Israel, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Reino do Marrocos e Egito estão reunidos em um fórum especial para continuar fortalecendo a cooperação regional prática nos campos político, civil e de segurança e para traduzir o potencial dos Acordos de Abraão em realidade em nossa região.

Essa paz pode ser sentida hoje em uma variedade de campos: político, econômico, comercial, segurança e investimentos. As relações diplomáticas estão constantemente sendo estreitadas e delegações de alto nível de chefes de Estado e ministros estão viajando entre os vários países. Israel montou um pavilhão na Expo em Dubai e deve enviar uma delegação oficial para a COP27 no Egito, além de construir um pavilhão especial por lá. O volume de comércio entre Israel e os países árabes aumentou no último ano em cerca de 100% e importantes acordos foram assinados entre as partes. Os volumes comerciais entre Israel e os Emirados Árabes Unidos no primeiro semestre de 2022 atingiram US$ 560 milhões, 117% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os acordos de paz criam empregos para a nova geração no Oriente Médio e abrem uma janela para um futuro melhor.

Estamos testemunhando um verdadeiro estado de paz entre nossos países e povos. Os canais de comunicação entre Israel e os países árabes estão abertos e quase todos os dias delegações políticas, econômicas, científicas e acadêmicas chegam de Israel aos países árabes e vice-versa, para discutir e assinar acordos sobre questões como energia, tecnologias avançadas de saúde, água, segurança alimentar e luta contra o terrorismo. Isso também se reflete no turismo: voos diretos foram estabelecidos entre Israel e Reino do Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, e centenas de milhares de israelenses já visitaram esses países desde a assinatura dos acordos. Como é maravilhoso ver turistas israelenses postando fotos do Burj Khalifa em Dubai em suas redes sociais e turistas dos Emirados Árabes Unidos andando pelo mercado em Jerusalém e tirando selfies com o povo de Israel.

Os acordos quebraram barreiras psicológicas de longa data, construíram redes de confiança e trouxeram uma atmosfera mais estável ao Oriente Médio. A cultura da paz se espalhou pela região e termos como guerra e inimigos, que dominaram o discurso por décadas, foram substituídos por paz e cooperação. Israel não é mais considerado um forasteiro na região, mas um parceiro e um jogador central.

Esperamos que o grupo de paz regional continue a se expandir e ficamos felizes em ver que os ventos de paz estão soprando por toda a região. As semelhanças entre Israel e seus vizinhos superam em muito suas diferenças. Eu também posso sentir isso aqui, no Brasil, quando eu me encontro com meus amigos das embaixadas do Oriente Médio e norte da África: as amizades, a comida, as piadas e a visão de mundo compartilhada. Em cada reunião nos sentimos em casa.

A semelhança entre os países da região também pode ser vista em sua história. A história da região é uma de povos determinados que fizeram o deserto prosperar. Nosso povo transformou as dunas do deserto em escolas, hospitais, campos agrícolas avançados, centros de arte inspiradores e complexos tecnológicos inovadores. Hoje, mais do que nunca, provamos que juntos podemos formar uma frente unida contra as forças extremistas e compartilhar um futuro comum de progresso e sucesso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.