opinião

Artigo: Mudança é a gente que faz

A poucos dias das eleições, as sondagens de opinião pública revelam que a maioria dos brasileiros não sabe em quem votará no próximo 2 de outubro nem se lembra de quem ajudou a eleger em 2018

Rosane Garcia
postado em 19/09/2022 06:00
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Ficamos indignados com o comportamento dos políticos, principalmente dos parlamentares (deputados e senadores). A maioria das decisões passa longe dos interesses da sociedade, principalmente das camadas mais carentes. Condena-se a corrupção, atos que subtraem ou redirecionam os recursos públicos para interesses particulares ou de grupos. Sequer tangenciam às demandas da população.

É fato que o Centrão é um grupo de deputados e senadores, grande parte suspeita de atitudes nada republicanas. Eles foram guindados à condição de legisladores por nós, eleitores. Elegemos, inclusive, alguns denunciados por atos previstos e puníveis pela legislação penal.

Nos últimos dois anos, vimos o Centrão no comando do país, por meio de orçamentos secretos, emendas do relator. Volumes absurdos do Orçamento da União foram rateados entre os parlamentares sem que a sociedade saiba qual é a sua real destinação. Em média, nos últimos quatro anos, o patrimônio dos parlamentares cresceu R$ 600 mil, segundo levantamento do jornal O Globo, com base nas declarações de bens enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos candidatos à reeleição neste ano.

Mas o Orçamento, dividido entre secreto e público, não consegue atender às necessidades da população. Assim, são cortadas verbas para educação, para farmácia popular, o que compromete a oferta de medicamentos para os diabéticos, hipertensos, asmáticos e a quem tem outras doenças crônicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) é subfinanciado, como bem ressaltou a crise sanitária da covid-19, e explica as mortes que ocorrem nas filas dos hospitais, desprovidos de equipamentos, remédios, insumos e equipes de profissionais suficientes para o atendimento adequado à população.

Escolas não têm edificações nem equipamentos para elevar a qualidade do ensino — realidade inquestionável e também mostrada durante a pandemia do novo coronavírus. Professores, indispensáveis à formação da atual e das futuras gerações, compõem a categoria com uma remuneração vergonhosa. O piso salarial dos profissionais é de R$ 3.845, para uma jornada de 40 horas/semanais.

Embora o presidente da República, em discurso na Cúpula das Américas, em junho último, tenha garantido que o Brasil "garante a segurança alimentar do mundo", 33,1 milhões de brasileiros passam fome no país e cerca de 100 milhões, quando acordam, não sabem se terão o que comer ao longo do dia. Falta-nos política pública para mitigar essa tragédia humana.

A poucos dias das eleições, as sondagens de opinião pública revelam que a maioria dos brasileiros não sabe em quem votará no próximo 2 de outubro nem se lembra de quem ajudou a eleger em 2018. Quem se recorda do deputado ou do senador, ao longo de quatro anos, não se deu ao trabalho de avaliar a atuação do eleito. Ainda há os que "odeiam política e os políticos", mas reclamam que a vida não melhora e que os parlamentares nada fazem em benefício do povo.

Precisamos conhecer a história dos candidatos e votar com consciência. Se queremos mudança, ela começa pelo nosso comportamento ante o cenário político. Se achamos que as mazelas sociais e econômicas precisam ser corrigidas para que haja menos fome, mais saúde, educação e menos desigualdades e injustiças, eis o momento de refletir seriamente sobre quem merece o nosso voto. A mudança é a gente que faz. Pense nisso.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.