educação

Artigo — Professores em foco: estratégia de impacto

Correio Braziliense
postado em 23/09/2022 06:00
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

HELOISA MOREL - Diretora executiva do Instituto Península

Algumas vezes, perguntaram-me o que faria se ganhasse na loteria, encontrasse a lâmpada do gênio ou assumisse o maior cargo de liderança do país. Por vezes, eu me pego pensando sobre esse último cenário que, por sua natureza, leva imediatamente a desejos mais coletivos. Para mim, não há outra resposta: educação, sem dúvida. Assim como quando você implementa em sua vida um hábito angular (que provoca mudanças em outras áreas da vida que, em princípio, não estavam necessariamente relacionadas), o investimento em educação possui um efeito dominó positivo, e são, cada vez mais, numerosos os estudos que buscam tecer essas relações.

Investir em educação, no entanto, ainda é uma decisão macro. São muitas as questões a serem endereçadas neste momento, todas igualmente relevantes. Não há como promover uma mudança sem dar pequenos e consistentes passos na direção da qualidade da governança, gestão dos sistemas educacionais, financiamento, professores, gestão escolar, gestão pedagógica, primeira infância, alfabetização, anos finais e ensino médio. Existe, no entanto, um desses aspectos que, assim como os hábitos angulares mencionados no início do texto, é um investimento que produz um efeito potencializador de todas as ações necessárias: os professores.

Valorizar e desenvolver os professores é tarefa central para promover a melhoria da qualidade da educação pública e o desenvolvimento do país. Existem caminhos para isso. Ainda que não seja uma tarefa simples, o investimento que precisa ser feito em professores, em nosso país, está mapeado, apoiado em evidências e, de forma crescente e consistente, modelizado em grandes redes de ensino. Trata-se da criação de políticas docentes coerentes e sistêmicas que passem pela formação inicial, pela carreira docente, pelo desenvolvimento profissional e por melhorias das condições de trabalho dos professores.

Quero destacar a carreira dos professores como mais um ponto de acupuntura, uma estratégia angular, capaz de gerar mudanças em cascata. Um professor imerso em uma carreira vibrante e atrativa, amparado por condições de trabalho adequadas, com salário inicial competitivo e regras claras e transparentes que o desafiem a crescer e desenvolver-se profissionalmente, certamente será um professor diferente. Essa diferença terá efeitos múltiplos: jovens acharão a carreira mais atraente; as universidades precisarão repensar seus currículos elevando a qualidade dos futuros professores; os resultados de aprendizagem começarão a crescer nas escolas; jovens bem formados ingressarão no mercado de trabalho criando oportunidades para si e para os outros.

O primeiro passo, no entanto, é reconhecer o problema e colocá-lo na agenda pública para que ações concretas sejam implementadas pelos governos federal, estaduais e municipais. A prioridade que será dada a essa agenda depende, também, do poder da mobilização social.

Em busca de jogar luz sobre esse desafio e construir consensos para ação, o Instituto Península e o Profissão Docente lançaram o livro Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil. Trata-se de um compilado de 80 artigos de opinião que agrega perspectivas de diferentes matizes. São jornalistas, pesquisadores, estudantes e professores que compartilham suas vivências, análises, experiências e pesquisas acerca do amplo universo que cerca a atuação dos professores. Oitenta olhares sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil.

Algumas premissas gerais dessa construção: tinha que ter diversidade de pessoas, oriundas dos mais diversos segmentos sociais; os convidados poderiam se recusar a escrever, mas nenhuma contribuição seria recusada; solicitamos a visão individual dos autores e apartidária, não a visão da instituição a que, porventura, estivessem vinculados. Assim, assumimos o compromisso de publicar os textos tal qual foram escritos, sem sugestões em relação à abordagem. O resultado é um painel extremamente potente de opiniões diversas, relevantes e bastante contundentes.

Este texto é, sobretudo, um convite à leitura dessa obra que estará disponível gratuitamente para download. Que possamos abraçar essa missão coletivamente, compreendendo o tema, construindo argumentos que alimentem o debate qualificado e exigindo, como cidadãos brasileiros, que seja dada aos professores brasileiros prioridade absoluta. Esse é, sem dúvida, o caminho mais curto para darmos o próximo passo rumo à educação de qualidade que o Brasil merece.

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