Editorial

Visão do Correio: Em alerta, mas sem pânico

Correio Braziliense
postado em 21/11/2022 03:50 / atualizado em 21/11/2022 06:33
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

Toda a cautela é necessária à sociedade brasileira, especialmente às autoridades sanitárias e representantes dos três Poderes, neste momento em que o Brasil vem registrando aumento no número de casos de covid-19. Não se trata de algo restrito ao nosso território — o mesmo fenômeno está sendo visto em outros países da América do Sul e América Central. Também no Japão, Itália e nos Estados Unidos.

No Brasil, dados divulgados na sexta-feira pelo Ministério da Saúde apontam 28.452 novos casos nas 24 horas anteriores.

De acordo com o órgão, foram confirmadas 72 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período, o que configura estabilidade no número de óbitos. Levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) concluiu que a taxa de exames positivos para a doença em laboratórios particulares passou de 3% para 17% em menos de um mês — uma elevação de 566%.

Essa alta é creditada à ação da variante Ômicron, cepa do SARS-CoV-2, coronavírus causador da doença, que tem alto poder de transmissibilidade, mas é menos letal que as versões anteriores do vírus. Uma de suas sublinhagens é a subvariante BQ.1, que já foi detectada em 49 países e é responsável por cerca de 15% das infecções pelo vírus em todo o mundo, segundo o banco de dados Gisaid. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmou dois casos diagnosticados com a nova subvariante em Belo Horizonte.

Enquanto isso, administrações municipais avaliam a necessidade de retornar o uso da máscara de proteção. Algumas universidades já o fizeram, como USP e Unicamp. O alerta não é em vão. Existe uma tendência de alta tanto no curto prazo (últimas três semanas) quanto no longo (últimas seis semanas), segundo dados divulgados pela Fiocruz. Essa tendência é registrada em 12 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

O início da vacinação do público de seis meses a dois anos de idade, com a dose pediátrica da Pfizer, foi uma boa novidade da última semana, mas a fase inicial destina-se somente a crianças com comorbidades, e nem todas as capitais foram contempladas integralmente. O Ministério da Saúde, portanto, precisa ser mais vigilante quanto à gestão dos imunizantes. A vacinação está patinando em diversas cidades, enquanto em outros municípios o calendário é mais ágil, algo injustificável. A cobertura vacinal não apresenta o mesmo vigor de campanhas anteriores, segmento que, como todos sabem, o Brasil já foi referência mundial.

De acordo com o Ministério da Saúde, 69 milhões de brasileiros ainda não buscaram a primeira dose de reforço. Outras 32 milhões de pessoas não tiveram a segunda dose adicional. É preciso mais investimento em ações e campanhas efetivas e agressivas de conscientização da população. A maioria dos pacientes internados por covid-19 está com atraso na imunização, segundo atestam os infectologistas. A vacina salva vidas, mas é preciso que ela chegue aos braços dos brasileiros. Estamos passando por um momento de alerta, mas não há motivos para pânico.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.