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Educação

Artigo: A vida começa com a alfabetização

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelam o aumento alarmante de 66% na quantidade de estudantes com idades entre 6 e 7 anos que enfrentam dificuldades na leitura e na escrita

opiniao 1509 -  (crédito: Caio Gomez)
opiniao 1509 - (crédito: Caio Gomez)
postado em 15/09/2023 06:00

RONALDO CAIADO

Acredito na força transformadora da educação. Costumo sempre dizer que é somente por meio dela que nos tornamos capazes de romper o ciclo da pobreza, convicção que também é, para mim, um chamado à ação, inspirando e guiando a busca pela alfabetização na idade apropriada. O filósofo e educador norte-americano John Dewey certa vez escreveu que “educação não é uma preparação para a vida, é a própria vida”. Nesse sentido, não seria exagero afirmarmos que a vida começa com a alfabetização.

O cenário é desafiador. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelam o aumento alarmante de 66% na quantidade de estudantes com idades entre 6 e 7 anos que enfrentam dificuldades na leitura e na escrita. O contingente de crianças nessa situação cresceu substancialmente durante a pandemia de Covid-19, passando de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021.

Para revertermos esse panorama, temos que, primeiro, compreender que a alfabetização é muito mais que uma simples etapa educacional. Trata-se do alicerce sobre o qual edificamos uma vida de permanente aprendizado e de participação ativa na sociedade. Aprender a ler e escrever é o ponto de partida para o nosso crescimento intelectual e o que vai estabelecer as bases do engajamento cívico. A alfabetização nos prepara não apenas para o ensino médio, a universidade e a carreira profissional, mas também para nos tornarmos cidadãos conscientes, atuantes e livres.

É imperativo, então, que redobremos esforços para assegurar que todas as crianças do país adquiram habilidades de leitura e escrita até o segundo ano do ensino fundamental. Em Goiás, entendemos que a sinergia entre governo estadual, municípios, educadores, famílias e comunidades é a chave para alcançar esse objetivo. Com assessoria técnica da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), estamos promovendo uma abordagem unificada e abrangente para criar um ambiente propício à aprendizagem.

O núcleo do nosso compromisso é o programa AlfaMais Goiás, presente nos 246 municípios goianos. A abordagem vai além da distribuição de recursos e materiais: estamos capacitando nossas crianças com as ferramentas necessárias para superar obstáculos e perseguir seus sonhos. Por meio de iniciativas de formação e reconhecimento, investimos em nossos professores e profissionais da educação para que possam conduzir os alunos de maneira eficiente e inspiradora rumo à alfabetização. Desde 2021, o Governo de Goiás já destinou R$ 58 milhões ao programa — e números recentes refletem seu impacto positivo. No último ano, aproximadamente 300 mil estudantes foram beneficiados, resultando em um aumento significativo no índice de proficiência avançada: de 49% para 56%.

Chegou a hora de a alfabetização se tornar parte essencial da narrativa educacional brasileira. A recente implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pelo Ministério da Educação reflete essa urgência. Além dela, iniciativas como o Seminário Nacional pela Alfabetização vêm fortalecendo a pauta, estimulando discussões e promovendo a troca de experiências. Realizado pelos 16 estados que possuem política de alfabetização em regime de colaboração, com apoio da Associação Bem Comum (ABC), do Instituto Natura, da Fundação Lemann, da B3 Social e da Fundação Vale, o encontro vai reunir em Brasília, entre os dias 19 e 20 de setembro, diversos atores envolvidos na educação para discutir temas relevantes relacionados à aprendizagem e à alfabetização das crianças brasileiras.

Enquanto governador de Goiás, olho para esse horizonte com esperança e determinação. Nossa jornada em direção à alfabetização na idade adequada está em andamento. O percurso é, sem dúvida, desafiador, mas o caminho não só vale a pena como precisa ser trilhado com urgência. Cada criança alfabetizada é uma vida despertada em todo o seu potencial e um pequeno passo rumo a um Brasil mais justo, inclusivo e próspero.

RONALDO CAIADO, governador do estado de Goiás

 

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