NULL
IBGE

Artigo: Novos desafios

Se queremos nos transformar em uma nação desenvolvida e forte nesse mundo global, precisamos atuar de forma decisiva

Sesc-DF promove programação especial para o fim de semana. -  (crédito:  Felipe Menezes)
Sesc-DF promove programação especial para o fim de semana. - (crédito: Felipe Menezes)
postado em 21/09/2023 06:00

JOSÉ CARLOS CIRILO

Passado um período de muitas incertezas e desafios, vemos novamente nosso país voltar a crescer. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) superou as expectativas do mercado e registrou um crescimento de 0,9% entre abril e junho, representando aumento de 3,7% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2022. Atualmente, existem mais de 20 milhões de empresas ativas no país, o que contribui para o surgimento de novas perspectivas e oportunidades. Caminhamos para fazer parte do grupo das 10 maiores economias do mundo.

Para esse cenário evoluir ainda mais é preciso um olhar sobre nossa força de trabalho. O desenvolvimento de um país está intimamente ligado à situação de seu povo, as suas condições de vida e a qualificação de seus profissionais. A realidade, porém, se mostra distante do satisfatório. No Brasil, um em cada cinco jovens entre 15 e 28 anos não estuda nem trabalha. Um em cada dez brasileiros sofreu com a insegurança alimentar entre 2020 e 2022. A falta de mão de obra qualificada no país atingiu a marca de 81% ano passado.

Se queremos nos transformar em uma nação desenvolvida e forte nesse mundo global, precisamos atuar de forma decisiva nessas questões. Trabalhar na melhoria da educação, no combate à fome, na promoção da saúde, na diminuição das desigualdades, no enriquecimento cultural. Tais fatores propiciam a autonomia do cidadão e lhe dão condições de ser protagonista de sua trajetória, contribuindo para uma sociedade mais produtiva.

Desde sua criação, em 13 de setembro de 1946, o Sesc atua de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. Desta forma, ajuda no esforço coletivo de assegurar melhores condições para a população e para o desenvolvimento econômico e social. Nossas diretrizes gerais se alinham às demandas da sociedade e nossa presença nacional nos permite vivenciar o dia a dia das mais diversas localidades, entendendo seus problemas e atuando de forma assertiva. Também fomos precursores em questões de grande relevância, como o turismo social e o trabalho social com pessoas idosas. Na década de 1990, já atuávamos de forma sistemática no combate à fome com o Sesc Mesa Brasil e na conservação do meio ambiente, com a Estância Ecológica Sesc Pantanal.

Agora, em vias de completar 77 anos de criação, o Sesc se prepara para novos desafios. Nos próximos três anos, serão mais de 50 unidades inauguradas em todo o país, nos centros urbanos e no interior. Novos hotéis, restaurantes e preservação de patrimônios arquitetônicos fazem parte deste projeto de expansão. A educação também ganha força nos próximos anos. O Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro, vem ampliando sua capacidade de atendimento e até 2025 estará oferecendo educação de excelência gratuita a 1020 alunos no Ensino Médio, com aulas em horário integral e foco em estudantes de famílias de baixa renda.

Sabemos que as mudanças desse mundo globalizado são cada vez maiores e ocorrem em um ritmo acelerado. Para acompanhar essas transformações e possibilitar aos nossos alunos uma educação que lhes permita formação integral, com desenvolvimento de habilidades e competências necessárias nessa nova sociedade, estamos construindo a Rede Sesc de Educação, um modelo de gestão com diretrizes estratégicas, que fortalecerá a atuação da Instituição no campo educacional e certamente será inspiração para outras iniciativas.

A celebração do aniversário de 77 anos do Sesc traz em 2023 um novo componente. Se no ano passado celebramos a data imbuídos de esperança de um futuro mais promissor, este ano nossa comemoração se dará com a convicção de um país mais forte e preparado para os desafios que virão. E é com muito orgulho que o Sesc estará nessa jornada, contribuindo para o bem-estar de nossa população.

JOSÉ CARLOS CIRILO, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->