Entenda a diferença entre negociar e investir

Plataforma digital de negociações que não precisam de um grande capital atrai desde investidores iniciantes até traders experientes

Apresentado por  
postado em 27/09/2022 11:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

No mercado financeiro, saber negociar, poupar e investir pode garantir ao investidor o sucesso nas operações e maiores percentuais de retorno. Negociar e investir no mercado de ações envolvem buscar lucro, mas possuem diferenças e perseguem esse objetivo de maneiras diferentes. Um pode ser chamado de investidor, o outro de trader.

Dentro das diversas operações existentes no mercado de investimentos, embora o trader e o investidor trabalhem com aplicação financeira, investindo seu capital em algo, por exemplo, ações, o que os diferencia é justamente o objetivo, há diferenças significativas entre eles. No entanto, ambos conduzem suas atividades no mercado e operam quase com os mesmos termos e ferramentas.

“O investidor é aquele que costuma montar uma carteira de ativos (grupo de investimentos), diversificar seu capital e ter uma lucratividade programada e com menos riscos”, explica Maria Fernanda Sanchez, diretora da Binomo na América Latina.

Já o trader, segundo a profissional, trabalha com seu dinheiro movimentando o capital entre ativos em busca de oscilações e bons ganhos, muitas vezes em curtos períodos de tempo, por exemplo, dias, semanas ou um a dois meses.

“Baseiam-se principalmente na análise técnica, na volatilidade e nas notícias. A grande diferença entre os dois está no tempo de retorno e grau de segurança do investimento”, complementa.

A especialista também explica que, nessa área, possuir uma estratégia ao investir é fundamental. Escolher uma ferramenta ou plataforma confiável é necessário para todos os que entram nesse mercado. É preciso considerar os indicadores das empresas, por exemplo, o potencial de crescimento dos lucros e estatísticas sobre o volume de vendas.

É nesse cenário que a Binomo se destaca. Fundada em 2014 e trazida para o Brasil em 2017, a plataforma é uma tecnologia disruptiva que provoca transformações no ambiente de negócios, na sociedade e nos ecossistemas digitais. A ferramenta já reúne um milhão de usuários, e aparece como a grande oportunidade para lucrar com as negociações, independentemente do humor do mercado.

"A era digital traz desafios e oportunidades. Na Binomo, os traders podem usar muitos ativos e ações de grandes empresas e não precisam passar por outras plataformas ou sites. Nela, é possível se aproveitar da volatilidade de curto prazo e ter retorno financeiro" Maria Fernanda Sanchez, diretora da Binomo na América Latina

Além disso, a corretora, que está presente em mais de 130 países, vem atraindo investidores iniciantes por suas características de interface simples e muitos materiais educativos. Além disso, a Binomo disponibiliza dois tipos de conta, uma conta real, para investidores experientes, e uma conta demo, para praticar e testar todas as hipóteses, e com isso, melhorar as habilidades (sem nenhum risco).

Um dos diferenciais da plataforma é permitir que investidores possam operar sem a necessidade de passar por corretoras ou bolsa de valores. Ela ajuda a desenvolver habilidades de negociação que são baseadas em análises. A ferramenta mostra um gráfico de preços que se move em tempo real.

“A tarefa do trader é fazer uma previsão correta e saber para onde o gráfico irá (para cima ou para baixo). Se a previsão do trader estiver correta, a negociação é considerada bem-sucedida”, contextualiza a diretora

Adequada para traders iniciantes e experientes oferece um programa de onboarding na plataforma, página de estratégias, blog com informações e dicas, central de ajuda, e-mails com as instruções e canais de contato nas redes sociais. Tudo preparado tanto para pessoas com mais experiência quanto para os que estão começando a aprender como operar o negócio.

Regulamentada por um órgão internacional (Comissão Financeira Internacional), a Binomo garante os fundos dos clientes e a segurança das negociações. A plataforma de trading também possui diversos certificados internacionais de segurança financeira, com destaque para o IAIR Awards e o FE Awards.

(foto: Divulgação)

Dentro da plataforma é possível operar 24 horas por dia, sete dias por semana, com o suporte on-line o tempo inteiro. Além de oferecer diversas vantagens, como um tempo reduzido para realizar as negociações (de 60 segundos a 60 minutos). Trata-se, portanto, de um conjunto de operações com potencial de adquirir uma renda extra, mas também alto grau de risco.

“O sucesso nas negociações depende exclusivamente da performance dentro da plataforma, por isso deve-se analisar o mercado antes e depois das negociações, pois eventos econômicos podem afetar o valor do ativo”, indica.

Assim como todas as operações no mercado de investimentos, o uso deste tipo de ferramenta e serviços pode levar a perdas financeiras. Os usuários devem seguir as regras da plataforma para evitar que a conta seja bloqueada. Por isso é importante avaliar os riscos e até mesmo conversar com um consultor financeiro independente antes de fazer qualquer negociação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação