Entre a primavera e o outono de 2019, as hard seltzers registraram US$ 1,5 bilhão em vendas nos Estados Unidos, atraindo quase 8 milhões de novos consumidores. Os dados, informados pela consultoria Nielsen CGA, indicam a tendência da bebida no exterior.
No Brasil, o mercado para esses produtos tem aumentado gradativamente. Sabe-se que o líquido é uma mistura de água com gás e álcool, incluindo também na sua composição aromas e sabores de frutas. Em Brasília, a Black & Bianco tem aberto as portas para a nova cultura no que diz respeito ao seu consumo.
Walter Oliveira, sócio da empresa em Brasília, avalia o mercado de hard seltzer com grande potencial. "É algo novo, mas que possui um enorme horizonte para o seu crescimento, pois o brasileiro ama experimentar tudo que é novidade, ainda mais algo que está bombando nos Estados Unidos e na Europa”, comenta.
A empresa, originária da Holanda há mais de oito anos, apresenta vinhos e coquetéis premium, priorizando a combinação equilibrada de aroma, cor e embalagem exclusiva. Dentro do seu portfólio, o Porto Tonic se destaca como um lançamento recente e de grande sucesso, pois tem sido considerado o melhor do hard seltzer europeu.
O drink é composto por vinho branco do Porto, água tônica e especiarias, com a mistura do aroma de ameixa com rum. Todos os ingredientes presentes em sua composição foram selecionados estrategicamente. "Um equilibra o outro e, assim, surge um vinho mais leve e uma tônica saborizada" informa Erasmo Rosa, representante e consultor de mercado de bebidas.
Inspirado nas características do mar, o coquetel remete ao estilo de vida do sul da Europa e inova o segmento, que tende a se expandir nos próximos anos em todo o território brasileiro, segundo Erasmo.
."O público jovem está em busca de produtos mais saudáveis, menos calóricos e que possam ser consumidos em qualquer ocasião. O hard seltzer vem para atender essa demanda crescente e sem possibilidade de retorno." Erasmo Rosa, representante e consultor de bebidas
Para o profissional, o Porto Tonic se tornará uma grande tendência no país. Ele explica que, como o brasileiro é um povo alto astral e festeiro, a bebida veio para acompanhar os momentos de alegria com a refrescância que o clima tropical pede.
Vinho sem complicações
Com o intuito de apresentar produtos diferenciados, a Black & Bianco apostou em drinks à base de vinho mais tomados na Europa, com uma composição refrescante, os e colocou numa garrafa de alumínio com tamanho e formato prático para tomar em qualquer ocasião. É o que explica o importador e sócio da empresa, Rinaldo Siqueira Campos.
"Queremos incentivar o consumo em praias, eventos e boates, além dos pontos tradicionais, como adegas, restaurantes, bares e distribuidoras de bebidas”, destaca.
A facilidade dos drinks, como o Porto Tonic, possibilitam que o consumidor tenha acesso à bebida de forma descomplicada, sem a necessidade dos aparatos necessários quando há o consumo do vinho tradicional, como abridores, decanter e taças.
"Nossa expectativa é conquistar o paladar brasileiro, mostrando que o vinho é para todos que gostam de uma boa bebida sem complicação e fácil de tomar." Rinaldo Siqueira Campos, importador e sócio da empresa
Rinaldo também destaca que foi possível perceber uma boa receptividade do público. Ele indica que o consumidor brasileiro já entendeu que o Porto Tonic é uma bebida diferente de todas que estão no mercado, se destacando por ser surpreende no sabor.
Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti