Educação em 2021: três coisas que a escola do seu filho precisa ter

Segurança, tradição e diversidade na hora de educar estão entre os diferenciais de um colégio. Com matrículas abertas, a Escola Canarinho tem isso e muito mais para alunos do Berçário e da Educação Infantil

Apresentado por  
postado em 26/01/2021 14:17 / atualizado em 19/02/2021 19:58
 (crédito: iStock | Iulia Nemchinova MF)
(crédito: iStock | Iulia Nemchinova MF)

Na hora de escolher a escola dos seus filhos, algumas coisas pesam mais do que outras. Proximidade geográfica e estrutura física certamente estão entre os itens avaliados. Há pais que também analisam se o projeto pedagógico e a metodologia de ensino estão de acordo com os valores familiares. E, claro, a personalidade e os interesses das crianças devem ser levados em conta.

Independentemente dos critérios, é fato que a educação mudou. A nova realidade imposta pela pandemia de covid-19 exige um novo olhar a respeito das instituições de ensino. E agora, que é momento de matricular os pequenos para o ano letivo de 2021, tudo isso vem à tona. Nesse sentido, há três coisas que toda escola precisa ter: segurança, tradição e diversidade na hora de educar.

Em Brasília, uma instituição se diferencia nesses e em outros importantes itens para o desenvolvimento dos seus filhos tanto no Berçário quanto na Educação Infantil: a Escola Canarinho. Por isso, há 46 anos, o colégio mantém as bases sólidas que inspiraram a sua criação: formar cidadãos capazes de construir um mundo mais justo, fraterno e cooperativo.

Segurança

No Canarinho, o cuidado com a limpeza sempre esteve presente no dia a dia. Não à toa, é considerado "escola-modelo" pelos órgãos competentes de fiscalização sanitária graças à criteriosa higienização de todos os ambientes, mobiliários e brinquedos.

Para o retorno às aulas após o período de afastamento social, os esforços nos procedimentos de desinfecção foram redobrados. Toda a equipe recebeu treinamento específico, e passa por testagem periódica para covid em laboratório de análises licenciados pela Secretaria de Saúde.

As salas de aula do Canarinho já são amplas, arejadas e ventiladas. Com a pandemia do novo coronavírus, portas e janelas são mantidas abertas para melhor circulação do ar. O número de alunos em cada ambiente é reduzido, e todos recebem orientação das professoras e assistentes para respeitarem o distanciamento sinalizado nas mesas e no chão. Algumas salas têm pia, sanitários e solário privativos, evitando a circulação das crianças nas áreas de uso comum.

Para entrar na escola, todos devem aguardar na fila, mantendo o distanciamento. Dentro do túnel de higienização, é pulverizado um produto natural, à base de óleos essenciais e aprovado pela Anvisa. E, na entrada e na saída do Canarinho, as crianças passam por aferição de temperatura controlada pela assistente de saúde.

Tradição

via GIPHY

Fundada em 1974, a Escola Canarinho nasceu do sonho de Ivete de Azevedo Cianni e Humberto Cianni. Batizado com o nome de pássaro alegre e cantador, o colégio que se apoia na confiança, no cuidado e no carinho para educar cresceu com a nova capital.

Do início em uma casa na 706 Sul, hoje o colégio tem duas unidades localizadas em pontos-chave do Plano Piloto: as entrequadras 212/412 Sul e 208/408 Norte. Para conhecê-las, nem é necessário sair de casa. Aqui, você visita a unidade da Asa Sul; aqui, passeia na da Asa Norte.

Atualmente, os netos de Dona Ivete e Seu Humberto também trabalham na instituição, que atualizou sua metodologia de ensino com o passar do tempo. Mas uma coisa nunca mudou: a filosofia de “educar criança como criança”.

Diversidade na hora de educar

A escola proporciona o estímulo necessário para que os canarinhos exercitem a criatividade e imaginação.
A escola proporciona o estímulo necessário para que os canarinhos exercitem a criatividade e imaginação. (foto: Divulgação | Escola Canarinho )

A proposta pedagógica da Escola Canarinho está fundamentada nos quatro pilares da educação: ser, fazer, conhecer e conviver. É dessa forma que os educadores preparam os canarinhos para a vida, desenvolvendo a inteligência emocional para os desafios do presente e do futuro.

Na rotina escolar, são trabalhados aspectos como a escuta ativa, atividades coletivas, momentos de partilha e brincadeiras cooperativas, proporcionando o estímulo necessário para que os canarinhos sejam livres e exercitem a criatividade e imaginação.

No dia a dia, não faltam ideias de atividades que abracem elementos simples, como palitos, garrafas pet, tintas e tecidos. Além de envolver e chamar a atenção dos canarinhos, é nessa fase da educação infantil que o conhecimento cognitivo deve ser explorado, dando ênfase às linguagens da arte e do mundo imaginário.

A evolução dos pequenos pode ser acompanhada de perto pelos pais, mesmo que não estejam fisicamente no colégio. Com o App Agenda Digital, eles recebem as informações sobre a criança, além de lembretes e comunicados em geral.

Nas duas unidades da escola, na Asa Sul e na Asa Norte, são oferecidos o Berçário e Educação Infantil, ambos com opção de período integral. No Berçário, os bebês encontram um ambiente de muito carinho, conforto, segurança e higiene para se desenvolverem tranquilos e felizes.

Na Educação Infantil, as salas de aula são espaçosas, coloridas, limpas e arejadas. Para os alunos do período integral, a rotina em sala ocorre em um turno e, no período oposto, são oferecidas as atividades complementares. A grade escolar inclui inglês balé, música etc.

Para conhecer a estrutura e a proposta pedagógica do Canarinho, agende uma visita guiada nos seguintes telefones:

Unidade Asa Sul
Tel.: (61) 3345-0222 / 3345-0225

Unidade Asa Norte
Tel.: (61) 3347-7776 / 3347-1777

Quer fazer a pré-matrícula? Acesse http://escolacanarinho.com.br/site/pre-matricula/

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação