Família e escola, uma dupla que precisa de entrosamento

Um colégio que mantenha diálogo constante com os pais dos alunos é o ideal para proporcionar a educação mais adequada às crianças

Família e escola formam uma equipe. Como todo time, o entrosamento é um ingrediente fundamental para o aprimoramento dos resultados. É preciso diálogo e transparência, ainda mais quando se trata dos nossos filhos. Se o colégio compreende a fundo os anseios e as necessidades dos pais e dos pequenos, tem-se o cenário ideal. Com quase meio século de história, a Escola Canarinho sabe exatamente o que é preciso para educar com a confiança, o cuidado e o carinho que toda criança necessita.

Desde o seu nascimento, em 1974, o Canarinho mantém as bases sólidas que inspiraram a sua criação: formar cidadãos capazes de construir um mundo mais justo, fraterno e cooperativo. E, até hoje, o sonho do casal de fundadores, Ivete de Azevedo Cianni e Humberto Cianni, se materializa em cada aluno que passa pela escola.

Um sonho batizado com o nome do pássaro alegre, cantador e brasileiro, símbolo da liberdade. Naquele maio de 74, também se aproximava a Copa do Mundo, e a seleção canarinho, então tricampeã, era sinônimo de orgulho para os brasileiros. Assim, tendo em mente as jogadas encantadoras de Pelé e companhia protagonizadas quatro anos antes, batizar a escola não foi tarefa difícil para Seu Humberto.

Uma instituição com características familiares, o Canarinho cresceu com a nova capital. Do início em uma casa, hoje o colégio tem duas unidades modernas localizadas em pontos chave do Plano Piloto: as entrequadras 212/412 Sul e 208/408 Norte. Para conhecê-las, nem é necessário sair de casa. Aqui você visita a unidade da Asa Sul; aqui, passeia na da Asa Norte.

Atualmente, os netos de Tia Ivete e Tio Humberto administram a instituição, que renova sua metodologia de ensino constantemente, mas sempre mantendo a filosofia de “educar criança como criança”.

Uma filosofia que vem conquistando gerações de brasilienses ao longo das últimas décadas. Primeiro aluno da história da Escola Canarinho, o servidor público Reginaldo de Hollanda Ramos Junior, 49 anos, sabe muito bem a importância que a instituição teve para a sua formação acadêmica e humana. Tanto que seu filho mais velho, Rafael, já estudou no Canarinho, e a caçula, Sofia, é aluna da instituição.

“A Escola Canarinho é responsável por grande parte da minha formação. Não só acadêmica, mas de caráter. No aspecto educacional, foi a base sólida que impulsionou e facilitou até hoje o meu progresso intelectual. Sem esquecer da forma como a escola prepara o ser em desenvolvimento com humanidade. Tenho orgulho de ter sido o primeiro aluno a se matricular na escola e fazer parte desta linda história desde o início. Já tive a oportunidade de ter meu filho Rafael, hoje com 13 anos, usufruindo desta rica convivência e, agora, minha caçula Sofia, com 5, está no meio dessa jornada feliz de aprendizado”, destaca Reginaldo.

Na rotina escolar, são trabalhados aspectos como a escuta ativa, atividades coletivas, momentos de partilha e brincadeiras cooperativas, proporcionando o estímulo necessário para que os canarinhos sejam livres e exercitem a criatividade e imaginação. É o aprendizado de forma leve e prazerosa.

No dia a dia, não faltam ideias de atividades que abracem elementos simples, como palitos, garrafas pet, tintas e tecidos. Além de envolver e chamar a atenção dos canarinhos, é nessa fase da educação infantil que o conhecimento cognitivo deve ser explorado, dando ênfase às linguagens da arte e do mundo imaginário.

Divulgação | Canarinho -
Divulgação | Canarinho -
Divulgação | Canarinho -
Divulgação | Canarinho -

A evolução dos pequenos pode ser acompanhada de perto pelos pais, mesmo que não estejam fisicamente no colégio. Com o App Agenda Digital, eles recebem as informações sobre a criança, além de lembretes e comunicados em geral.

O cuidado com os canarinhos ficou ainda mais evidente em meio à pandemia do novo coronavírus. Além das salas amplas e bem arejadas, que são constantemente higienizadas, os educadores passaram por treinamento específico sobre a covid-19. Eles e os demais funcionários são testados periodicamente, garantindo a segurança de todos.

Os protocolos de segurança sanitária também já fazem parte da rotina dos canarinhos, que recebem orientações sobre o tema em sala de aula. Para saber mais sobre os procedimentos de profilaxia adotados pelo Canarinho, veja o vídeo:

Nas duas unidades da escola, na Asa Sul e na Asa Norte, são oferecidos Berçário e Pré-Escola, ambos com opção de período integral. No Berçário, os bebês encontram um ambiente de muito carinho, conforto, segurança e higiene para se desenvolverem tranquilos e felizes.

Na Pré-Escola, as salas de aula são espaçosas, coloridas, limpas e arejadas. Para os alunos do período integral, a rotina em sala ocorre em um turno e, no período oposto, são oferecidas as atividades complementares. A grade escolar inclui inglês, circo, ginástica, balé, música, etc.

Para conhecer a estrutura e a proposta pedagógica do Canarinho, agende uma visita guiada nos seguintes telefones:

Unidade Asa Sul
Tel.: (61) 3345-0222 / 3345-0225

Unidade Asa Norte
Tel.: (61) 3347-7776 / 3347-1777

Quer fazer a pré-matrícula? Acesse http://escolacanarinho.com.br/site/pre-matricula/