Projeto pedagógico consistente focado na construção de competências

Em parceria com as famílias, o CIMAN atua na educação de crianças e adolescentes, preparando-os para os desafios do mercado e da vida adulta

Apresentado por  
postado em 09/11/2022 07:00 / atualizado em 11/11/2022 17:28
 (crédito: Telmo Ximenes)
(crédito: Telmo Ximenes)

Qualquer sonho pode se tornar realidade. Esse princípio, lembrado sempre no CIMAN, traduz a forma como seus alunos são preparados para enfrentar os desafios da vida. Formando cidadãos éticos, competentes, felizes e realizados, em diferentes caminhos profissionais e pessoais, a instituição garante um ensino completo e de excelência.

Com unidades na Octogonal e no Cruzeiro Novo (entre as áreas 1/4 e na quadra 501, respectivamente), a escola oferece todos os níveis da educação básica e se destaca no mercado por ter um projeto pedagógico consistente, aprimorando não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades e competências individuais.

"O conhecimento é uma construção individual resultante das experiências do estudante com o mundo, em que a escola é parte essencial do processo de aprendizagem. Essa visão está vinculada a propiciar condições para o desenvolvimento das capacidades para a aquisição das competências e habilidades estabelecidas na educação básica" Atef Aissami, diretor-geral do CIMAN

Nesse contexto, o CIMAN promove tratamento individualizado aos estudantes e a suas famílias, oportunizando um ambiente humanizado para que cada um seja protagonista da sua história. A proximidade da instituição com as famílias permite a manutenção de uma parceria de sucesso na educação dos estudantes.

O diretor-geral indica que o cuidado dispensado torna a escola acolhedora, capaz de conhecer cada um de seus alunos, com uma equipe preparada para atender às necessidades dos estudantes tanto nos aspectos técnicos quanto no desenvolvimento socioemocional.

Nesse cenário, junto com a proposta pedagógica de peso, o desenvolvimento completo do cidadão é uma pauta presente e bastante abordada na instituição. Com isso, as etapas de ensino são pensadas para que os estudantes construam um caminho de sucesso a longo prazo.

(foto: Telmo Ximenes)

“Além das aulas, em cada etapa de ensino, o CIMAN trabalha temas e projetos que oportunizam o desenvolvimento completo. São exemplos disso projetos de pesquisa e ciência ocorrendo desde a educação infantil, programas de filosofia que levam os adolescentes a rever os valores da sociedade à luz dos grandes pensadores, programas práticos de empreendedorismo, dentre muitos outros que atendem a cada faixa etária. Especificamente no novo ensino médio, os alunos estreitam o contato com projetos de vida e para o mercado de trabalho, voltado às carreiras e às formações universitárias", explica Mark Mello, diretor da unidade Octogonal.

Além de uma carga horária ampliada, que contempla a formação geral básica e os itinerários formativos “Linguagens e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”, os estudantes do ensino médio contam com o Pós-Aula CIMAN, programa que tem o objetivo de tornar o aprendizado dos alunos ainda mais efetivo, por meio de várias atividades complementares. São aulas em laboratórios, salas de estudo com monitoria de professores, aulões interdisciplinares e de revisão, oficina de hábitos de estudos e acompanhamento vocacional e profissional, entre outras ferramentas.

"O ensino médio CIMAN prepara os estudantes para o ingresso nas grandes universidades, por meio do PAS/UnB, do Enem e de outros vestibulares, e para uma vida adulta de sucesso profissional e pessoal" Mark Mello, diretor da unidade Octogonal

Para um ensino de excelência, o CIMAN oferece um projeto pedagógico diferenciado e atualizado, que contempla as tendências do mundo globalizado e as competências para o século 21. “Profissionais selecionados entre os melhores do mercado e a formação continuada dos educadores nas mais variadas áreas de conhecimento e nas tecnologias de ponta se somam para garantir o alto padrão de ensino oferecido pelo CIMAN”, acrescenta o diretor da unidade Octogonal.

Somando ao ambiente pedagógico, a instituição aposta em uma infraestrutura robusta pensada para atender às necessidades dos alunos. "Ela é constantemente renovada, oferecendo as melhores condições para o aprendizado dos estudantes", indica o diretor-geral, Atef Aissami. Dessa forma, a escola garante conforto e segurança para todos que fazem parte da comunidade escolar.

  • Telmo Ximenes
  • Telmo Ximenes

O CIMAN oferece blocos de ensino adaptados a cada faixa etária, piscinas, arena, campo de futebol society, sistema completo de câmeras, playgrounds, bibliotecas multifuncionais, sistema de umidificação, estação de botânica, laboratórios, salas multimídia, espaços lúdicos, salas de aula com sistema integrado de áudio e vídeo, anfiteatros, salas reservadas para atendimento às famílias, hortas, enfermaria e sistema de produção de energia limpa renovável, entre outras áreas.

Cuidado com o próximo e com o meio ambiente

Com 630 painéis fotovoltaicos, aproximadamente, para realizar a captação de energia solar, a unidade CIMAN Octogonal se destaca por produzir energia limpa e renovável. Pioneiro na sustentabilidade energética, o colégio consome 29 mil kW/h por mês e, com o sistema, 95% a 100% do gasto é coberto. “Desde que construímos o prédio, pensamos em explorar a energia solar”, lembra Aissami. “Agora, temos o parque fotovoltaico também na unidade CIMAN Cruzeiro, cobrindo todo o consumo das escolas”, acrescenta o diretor-geral.

A iniciativa, entretanto, vai além da economia nas contas. Para a instituição, o investimento na sustentabilidade traz a oportunidade de educar por meio do exemplo. "Nossos alunos entendem, também, a preocupação da escola em evitar o dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, já que deixamos de emitir 40 mil quilos desse gás por ano”, completa.

(foto: Telmo Ximenes)

O CIMAN foi a primeira instituição educacional e uma das primeiras empresas do DF a construir um parque de produção de energia limpa e renovável e a integrar esse sistema ao processo educativo por meio de telões que mostram à comunidade os detalhes numéricos relativos à produção e aos dados de economia a ela associados. Essa iniciativa faz parte do projeto institucional CIMAmbiente.

“Diante do contexto de degradação ambiental do planeta, que já ameaça até mesmo a continuidade da vida sobre a Terra, o colégio criou o CIMAmbiente com o objetivo de educar para o desenvolvimento sustentável. Em todos os níveis de ensino, os estudantes trabalham formas de atuar na defesa dos ecossistemas e de ser transformadores sociais por um mundo melhor”, pontua o diretor da unidade Cruzeiro, Leonardo Eustáquio.

Outra ação que o colégio se mobiliza para realizar envolve a atuação social para contribuir com a sociedade. Considerada um valor da instituição, a responsabilidade com o outro traz à pauta do CIMAN o apoio ao desenvolvimento cidadão. Com diversas parcerias com entidades assistenciais, a escola atua em creches e asilos em prol da melhora da qualidade de vida dos atendidos.

"Há muitos anos, temos uma larga agenda de parceria com a Abrace, por exemplo, incluindo famílias, colaboradores e os próprios estudantes. Dessa forma, o CIMAN estimula a empatia e a formação de pessoas engajadas nas transformações sociais necessárias para atingirmos patamares de convivência mais justos e fraternos" Leonardo Eustáquio, diretor da unidade Cruzeiro

Conheça outros projetos do CIMAN

  • Projeto Vivendo Valores na Escola (Vive)

Por meio do Projeto Vivendo Valores na Escola (Vive), que se multiplica por todas as etapas de ensino, cada educador participa ativamente do processo, que é norteado por fundamentos éticos e pelos melhores valores humanos. Nesse contexto, o colégio destaca os seguintes valores explícitos trabalhados sistematicamente: competência profissional, autonomia, respeito, sensibilidade, ética e cidadania. Assim, o foco central do projeto é atuar de forma preventiva, conscientizando a comunidade escolar sobre a importância das relações baseadas em princípios éticos e morais, assim como na vivência de valores à luz desses princípios, a fim de proporcionar ações positivas, responsáveis e solidárias no âmbito social.

  • Projeto Leitores para Sempre

Trabalhando a perspectiva do ler para constituir sentidos, o projeto tem como alguns de seus objetivos contribuir para a criação de vínculos significativos entre os estudantes e a leitura; apresentar autores de livros eleitos pelos professores, atentando para o reconhecimento de características da obra; estabelecer relações entre os diferentes perfis e estilos de produção de cada autor, considerando as possibilidades cognitivas dos alunos em todas as etapas de ensino; e ampliar critérios de escolha e seleção de textos e livros utilizados nas situações cotidianas de prática de leitura na escola. No ensino médio, ele ganha os contornos necessários para a aquisição de conhecimentos sobre as obras requeridas nos editais do PAS/UnB, do Enem e dos demais vestibulares.

  • Projeto Escritores para a Vida

Trabalho relativo ao desenvolvimento da escrita significativa, desde as séries iniciais, com a valorização da revisão e da reescrita dos textos, da atenção aos objetivos a serem alcançados no que é escrito e, no final da educação básica, às necessidades a serem alcançadas pelos textos redigidos em provas, concursos e na vida profissional.

Matéria escrita pela jornalista Gabriella Collodetti

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação