Campanha de imunização contra covid-19 continua e GDF alerta sobre importância da D2 e D3

Para alcançar quem ainda não procurou os pontos de vacinação, as equipes da Saúde farão uma busca ativa destas pessoas no dia 20 de novembro, em uma campanha de mobilização

Apresentado por  
postado em 17/11/2021 17:36 / atualizado em 17/11/2021 17:59
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) já aplicou mais de 4,7 milhões de doses do imunizante que combate o coronavírus. No entanto, o alerta a respeito da pandemia continua, pois o número de pessoas que não foram aos postos de saúde para se vacinar ainda é alto. De acordo com o último balanço divulgado a respeito das internações e óbitos devidos à doença, os não vacinados representam quase 80% dos ocupantes dos hospitais de campanha do DF. Desta forma, no dia 20 de novembro, a Secretaria de Saúde vai promover o Dia D da Campanha de Vacinação contra a covid-19, com objetivo de aumentar a cobertura vacinal e alcançar as pessoas que não iniciaram o ciclo de imunização, ampliar os índices da segunda dose e da dose de reforço.

A vacinação está disponível para todos acima dos 12 anos de idade e é necessário ficar atento às datas para completar a imunização no tempo certo. A data de retorno para a segunda dose é indicada pelos profissionais de saúde no cartão de vacinação após tomar a D1. “O objetivo principal da vacinação é o de reduzir casos graves e óbitos pela covid-19, sendo por isso fundamental o alcance de altas e homogêneas coberturas vacinais”, enfatiza a pasta da saúde.

Atualmente, na capital também estão sendo oferecidas as doses de reforço (D3) para idosos e profissionais da área da saúde que tenham completado o ciclo vacinal há pelo menos seis meses. A psicóloga Esthéfane Moraes, 30 anos, fez questão de ir ao posto de saúde tomar a terceira dose do imunizante. Ela comemorou mais esta etapa concluída nos cuidados com a sua saúde e consequentemente com a saúde dos que estão à sua volta.

Esthefane Moraes, 30, psicóloga.
Esthefane Moraes, 30, psicóloga. (foto: Arquivo pessoal)

Em nota publicada nesta terça-feira (16/11), a respeito da aplicação das doses de reforço para a população acima dos 18 anos divulgada pelo Ministério da Saúde, a pasta do DF informou que “aguarda o recebimento de um ofício com diretrizes e orientações do órgão federal para iniciar a aplicação da dose de reforço na população com 18 anos ou mais que tomou a segunda dose ou dose única há pelo menos 5 meses”. A Secretaria informará com antecedência a data de início da nova estratégia de vacinação para dose de reforço.

Segundo a Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (15/11) o DF alcançou a marca de 70,94% da população vacinada com as duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Ao todo, 1.770.774 pessoas receberam duas doses e 58.363, a dose única. Os dados são divulgados diariamente na página do Vacinômetro.

Dia D da Campanha de Vacinação

A campanha de mobilização do dia 20 de novembro contará com equipes da saúde que farão uma busca ativa em nove feiras populares e na Estação Central do Metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto por pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina que combate o coronavírus. Além disso, a operação também busca ampliar índices da segunda dose e da dose de reforço. A previsão é a de que as equipes passem por locais públicos no Gama, Planaltina, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Guará, Taguatinga, SIA, Samambaia e Santa Maria.

  • Esthefane Moraes, 30, psicóloga.
    Esthefane Moraes, 30, psicóloga. Foto: Acervo GDF
  • Foto: Acervo GDF
  • Esthefane Moraes, 30, psicóloga.
    Esthefane Moraes, 30, psicóloga. Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação