Preparando o aluno para as provas da vida

Metodologia visa preparar o estudante não apenas para ingressar em uma boa universidade, mas para outros desafios do dia-a-dia

Apresentado por  
postado em 06/12/2021 00:01
  -  (crédito: Acervo Marista Asa Sul)
- (crédito: Acervo Marista Asa Sul)

A Educação Básica no Brasil tem mudado constantemente. Há pouco tempo, o principal objetivo das redes de ensino era formar alunos preparados para o vestibular e, consequentemente, para o mercado de trabalho. Hoje, as instituições buscam preparar o aluno não somente para provas, mas para a vida.

No colégio Marista Asa Sul isso é levado muito a sério. Por meio de uma pedagogia que leva em conta o estudante como um ser integral, a instituição respeita a individualidade de acordo com a fase da sua infância e adolescência.

"A pedagogia Marista é pautada em valores como o espírito de família, a solidariedade, a justiça e o respeito e no ensino forte que significa profundidade acadêmica e científica." Rony Ahlfeldt, diretor da escola.

Para que essa metodologia seja aplicada, o colégio trabalha com profissionais da educação altamente capacitados, além de oferecer recursos didáticos diversificados e contemporâneos da educação infantil ao ensino médio. No que se denomina no Marista por “Base Sólida para a Vida”, com foco nas disciplinas de matemática, ciências e línguas portuguesa e inglesa, a instituição acredita que a compreensão desses componentes curriculares é importante para o conhecimento de todas as outras oferecidas na educação básica. Por isso, os letramentos científico, linguístico e matemático são importantes para impulsionar e facilitar a compreensão do mundo e a aprendizagem em outras áreas como geografia, história e arte, por exemplo.

O Marista Asa Sul reconhece que o aluno que adquiriu competência em interpretação de textos, seja na língua materna ou inglesa, consequentemente terá avanço nos estudos em qualquer outra área. Com isso, conteúdos como geografia, história, filosofia e sociologia tornam-se mais fáceis de serem compreendidos por esse jovem. “Esta base forte torna o estudante mais autônomo para ler o mundo e consequentemente pesquisar o que é de seu interesse em aprender e a ter um raciocínio mais crítico”, afirma Ahlfeldt.

Novo ensino médio e suas mudanças

Recentemente, passou a ser implementada a lei de nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BNCC) estabelecendo mudanças na estrutura do ensino médio. Com isso, o tempo mínimo do estudante na escola foi alterado de 800 horas para 1.000 horas anuais, a partir de 2022. Além disso, junto com a formação geral básica, já estipulada pela BNCC, a instituição, junto com o aluno, poderá escolher quais percursos formativos incluir na grade curricular, oferecendo diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes.

No Marista Asa Sul, o novo ensino médio foi desenvolvido para atender às necessidades contemporâneas de uma formação integral que contemple as competências do século XXI. Essa nova metodologia pretende trazer um currículo mais flexível para contribuir com o desenvolvimento do protagonismo, engajamento e autonomia dos alunos para que participem de forma mais ativa do processo de construção da própria aprendizagem. Tudo isso sem deixar de lado os métodos tradicionais, que são muito importantes para os exames externos como o PAS, o ENEM e os principais vestibulares.

  • Acervo Marista Asa Sul
  • Acervo Marista Asa Sul
  • Acervo Marista Asa Sul

Com isso, o Colégio Marista dividiu a sua metodologia em três grandes áreas. A Formação Geral Básica (FGB), que consiste em manter a parte mais tradicional do currículo com os componentes curriculares como matemática, química, língua portuguesa, entre outros e com os processos avaliativos feitos por meio das provas e simulados. A Formação Interdisciplinar Comum (FIC) contemplará a aprendizagem, as competências e os conteúdos de formação geral básica se organizando com as áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Códigos e Linguagens e Matemática. Neste caso o processo avaliativo vai além das provas, incluindo projetos e atividades em laboratórios. E a Formação Interdisciplinar Optativa (FIO), que é focado em cinco itinerários: empreendedorismo, liderança e educação financeira; Ciências exatas e engenharias; A Ciência na Vida; Mídia, Comunicação Artística e Cultura Digital e o Global Perspectives (totalmente em inglês).

Neste último, os estudantes a cada semestre participarão de projetos a sua escolha em um dos cinco itinerários, sob a orientação dos docentes. “Os projetos, a depender do objetivo, podem resultar em: protótipo ou maquete; business plan; aplicativo ou software; intervenção social ou ambiental; livro, conto ou outro tipo de publicação como peça de teatro, filme, documentário ou mostra fotográfica. Teremos um itinerário específico, para os estudantes que desde o início do ensino médio definiram que farão vestibulares ou exames de alta concorrência, como medicina, ITA, Engenharias e Direito”, informa o diretor Rony Ahlfeldt.

Sobre o Colégio Marista Asa Sul

O Colégio Marista Asa Sul é uma escola sólida, tradicional no sentido de longevidade, porém, sempre sintonizada com as novas tecnologias e desafios da contemporaneidade. Agora com Integral Bilíngue, com aulas ministradas na língua inglesa, a instituição oferece também o serviço High School, para que o estudante saia do colégio com dupla certificação. Além disso, oferece grande investimento em experiências internacionais, como intercâmbios de curta duração, parceria com universidades, entre outros.

Na parte tecnológica, há forte investimento em laboratórios de química, física e biologia, além das oportunidades de uso qualificados de tablets e aplicativos nos espaços escolares. “Adotamos plataformas para aplicação de provas e simulados com gestão individualizada dos resultados; os livros didáticos possuem versões ampliadas na plataforma digital; uso de projetos gamificados; além de sermos uma das maiores parceiras educacionais Microsoft do planeta” relata a direção.

Há 60 anos, o Colégio Marista vem sendo referência em educação no Distrito Federal. Com valores, base sólida e tecnologia que se complementam, formando o tripé capaz de mantê-los relevantes na educação durante tantos anos.

  • Acervo Marista Asa Sul
  • Acervo Marista Asa Sul
  • Acervo Marista Asa Sul
  • Acervo Marista Asa Sul

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação