Novo Ensino Médio: mais possibilidades e clareza aos estudantes

Apresentado por  
postado em 28/10/2021 15:35 / atualizado em 19/11/2021 18:58
 (crédito: Acervo Marista Asa Norte)
(crédito: Acervo Marista Asa Norte)

Oportunidade. Maturidade. Mudanças. Para todo adolescente que está saindo do ensino fundamental abre-se um mundo de possibilidades, sonhos, conquistas e desejos, mas em conjunto vem a apreensão, o susto com a quantidade de disciplinas, provas e mais provas. Enem e PAS são siglas que os acompanharão por três anos, mas há algo que pode suavizar e deixar tudo mais leve: o Novo Ensino Médio.

Essa nova modalidade vai proporcionar ao estudante vivenciar uma rotina dentro e fora da escola onde o seu protagonismo será evidenciado juntamente com a construção do projeto de vida e o desenvolvimento do indivíduo no meio social. Isso significa que, além de estudar os componentes curriculares atuais, o adolescente vai poder escolher percursos investigativos pelos quais se identifica, conectando os diferentes saberes com as realidades das juventudes contemporâneas.

"O grande benefício para os estudantes é a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos básicos e obrigatórios nas áreas de escolha deles. Isso permitirá que desenvolvam mais autonomia em sua caminhada escolar, de acordo com suas preferências e estarão mais bem preparados para os desafios da vida pessoal, acadêmica e profissional." Alessandra Camara, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Norte.

A proposta inovadora do Novo Ensino Médio vai ao encontro da educação integral que o Colégio promove desde a Educação Infantil. O Colégio Marista Asa Norte cria condições para que, nas relações humanas e nas experiências, coletivas e individuais, presentes no processo de ensino e de aprendizagem, os estudantes desenvolvam as habilidades socioemocionais, proporcionando a potencialização de suas competências nos mais diversos aspectos, como acadêmico, ético, político, tecnológico, e ampliando a possibilidade de atuação e presença significativa no mundo.

Dunia Aleixo, mãe da futura estudante do Ensino Médio, Laís Aleixo, vive um mix de sentimentos com o crescimento da filha. “[Me] orgulho de toda a trajetória dela até aqui. Estou entusiasmada com a nova etapa de vida que vai começar. Dá um friozinho na barriga ver o filho grande, começando a tomar suas próprias decisões, porém tranquila porque ela tem, além do apoio de nós, pais, o apoio da equipe de educadores e coordenadores do Marista que sempre acompanharam de perto todas as fases pelas quais ela passou, da infância, início da adolescência e agora, entrada no ensino médio”. completou.

  • Acervo Marista Asa Norte
  • Acervo Marista Asa Norte
  • Acervo Marista Asa Norte

Projetos que simulam a vida real

O Colégio Marista Asa Norte surpreende os estudantes ao sugerir projetos que simulam a vida real, assim como proporciona espaços para que os estudantes elaborem e conduzam seus próprios projetos, como a Simulação Interna do Marista João Paulo II (Simjopa). O diferencial do evento é a organização totalmente realizada pelos estudantes, que atuam como protagonistas em uma simulação de sessões de organismos nacionais e internacionais. “Estou animada com a proposta que aplica os conhecimentos à vida real, que instiga o pensamento crítico e os ajuda a construir seu projeto de vida buscando respostas dentro dos valores que construíram durante sua trajetória”, comemorou Dunia.

São debatidos temas de relevância local, nacional e mundial. Essa é mais uma forma de ampliar os horizontes de aprendizagem, utilizar o diálogo na solução de problemas, além de exercitar a cidadania e o comprometimento em integrar o mundo de forma ativa e responsável. “Acredito que será uma experiência nova, mas muito importante e divertida para todos”, Laís celebra a chegada da nova fase.

O Novo Ensino Médio Marista começa a ser implantado em 2022 com um aumento na carga horária daqueles que estarão no 1º ano. “Na prática, os estudantes terão a possibilidade de escolher uma parte de seu currículo, além das disciplinas comuns e obrigatórias a todos. A metodologia será mais diversificada pois a mudança nos permite essa transformação, algo que seja mais interessante aos estudantes. Eles terão um aumento da carga eletiva ao longo do ensino médio e também um pequeno aumento da carga anual, a depender de algumas escolhas, diz a Coordenadora do segmento.

Construção do ser humano desde o ensino infantil

O desenvolvimento socioemocional da criança dentro do Marista Asa Norte já começa desde os três anos no Nível I da Educação Infantil. Todos os profissionais, desde os colaboradores da administração até os professores, auxiliam no desenvolvimento de capacidades importantes, como o trabalho em grupo, a resiliência, a empatia, o controle das emoções. Essas são habilidades fundamentais para uma sociedade em transformação.

Os projetos de liderança e o protagonismo já começam a ser desenvolvidos aos três anos, idade em que as crianças podem se matricular no Colégio O projeto Conselho de Líderes Maristas conta com a participação efetiva dos pequenos representantes, eleitos por eles próprios.

Os momentos de diálogo e de formação legitimam o protagonismo estudantil incentivado pelo Colégio, além de estimular a liderança, a cooperação e a solidariedade para a formação de um cidadão global.

  • Acervo Marista Asa Norte
  • Acervo Marista Asa Norte
  • Acervo Marista Asa Norte

Para 2022 será possível optar pelo programa bilíngue dentro da grade curricular. A metodologia foi desenvolvida pela parceira Casa Thomas Jefferson, por meio do projeto Thomas Bilingual School, e estudantes da Educação Infantil e 1° ano contarão com aulas diárias em inglês, dentro do horário normal de aula, que serão desenvolvidas e mediadas por educadores Maristas, com materiais incluídos sem custo extra.

Estudantes dos Anos Finais também vivenciarão um programa bilíngue, dentro do currículo escolar. Idealizado pela empresa parceira Oxford University Press e norteado por pilares pedagógicos essenciais, como desenvolvimento linguístico, integração de conteúdos, trabalho com as competências globais, evidências em resultados e estudante como agente do aprendizado, o programa é desenvolvido em 3 aulas semanais, já integradas ao currículo, e com material incluso a todos os estudantes do segmento, o que promoverá a qualificação do processo de aprendizagem da Língua Inglesa. Também sem custos adicionais às famílias.

Estímulo para empreender

A proposta Marista de educação consolida-se na interação e na construção de relações em prol da aprendizagem para o estabelecimento de um mundo melhor. Diante disso, os estudantes são estimulados por meio de projetos, como a Mostra do Conhecimento, a produzirem soluções para os problemas do mundo atual.

As atividades possibilitam a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas. São verdadeiras experiências makers.

Educação em tempo integral

2022 vem cheio de novidades e grandes projetos no Marista Asa Norte. O projeto Educação em Tempo Integral é uma proposta opcional às famílias da Educação Infantil.

O objetivo é potencializar as experiências das crianças, por meio da ampliação do tempo delas, ao favorecer múltiplas possibilidades, por meio de um currículo integrado, que envolve e aprofunda. Além do programa bilíngue, as dimensões culturais, as diversas linguagens artísticas e as habilidades socioemocionais, respeitando as necessidades dos estudantes, serão trabalhadas pela professora regente da turma. É ela quem acompanhará as crianças ao longo do dia, nos cinco dias letivos da semana.

  • Acervo Marista Asa Norte
  • Acervo Marista Asa Norte

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação